Rastreamento de ativos com RFID em hospitais

UMA SOLUÇÃO DEFINITIVA PARA O SETOR DE SAÚDE QUE ATENDA ÀS SUAS NECESSIDADE DE RASTREABILIDADE

Hospitais e instalações de saúde podem lidar com uma variedade de equipamentos e processos voltados ao uso de sistemas de rastreamento de ativos médicos. No entanto, muitos sistemas são antiquados, instáveis e propensos a erros, o que adiciona tempo e dinheiro ao que deveria ser um procedimento rápido.

O rastreamento de ativos RFID permite que você colete dados de ativos em uma fração do tempo que levaria para localizar seus ativos manualmente. RFID oferece um método totalmente automatizado e significativamente mais confiável de rastreamento de equipamentos médicos. Ao utilizá-lo, os hospitais podem melhorar a coleta de dados, reduzir as despesas com pessoal e agilizar as atividades de missão crítica.

Nos últimos anos, houve uma absorção significativa da tecnologia RFID, que emprega comunicação sem fio para identificar e monitorar pessoas e equipamentos. Além do gerenciamento de ativos, outros casos de uso de RFID incluem o aprimoramento do fluxo de trabalho do paciente, automatizando processos anteriormente manuais para monitorar e agendar operações e fornecendo informações em tempo real sobre a localização do equipamento médico.

Desafio

O processo manual de localização de equipamentos em todo o campus hospitalar é intensivo em mão de obra. Muitas vezes, quando o equipamento é finalmente localizado, o engenheiro clínico não é capaz de recolher o equipamento porque está em uso ou está programado para uso.

Além disso, muitos equipamentos nunca podem ser localizados e são considerados perdidos ou roubados. E como os serviços são altamente complexos, a gestão desse trabalho contínuo de manutenção é fundamental.

Erros não são permitidos, pois são caros, mas felizmente evitáveis.

O que é RFID na área da saúde?

Embora o RFID funcione de forma semelhante a um código de barras, ele tem certas vantagens adicionais. Numerosas etiquetas podem ser lidas simultaneamente, nenhuma linha direta de visão é necessária para o leitor ler a etiqueta, e RFID permite que cada item seja identificado e contado como uma unidade separada.

O scanner se comunica imediatamente com redes locais ou software hospedado na nuvem quando encontra uma tag RFID. Essas informações, atualizadas em tempo real para todos os usuários, agora podem ser compartilhadas em torno da empresa por indivíduos com as permissões necessárias. Quando combinado com outros aplicativos, como registros eletrônicos de pacientes e bancos de dados de disponibilidade de leitos, o paciente, dispositivo ou ativo TAGEADO com RFID pode ser rastreado continuamente, automaticamente e corretamente.

O uso da tecnologia RFID na área da saúde:

Inúmeras aplicações de saúde podem se beneficiar do sistema de captura de dados preciso, automatizado e confiável oferecido pela tecnologia RFID. Esses aplicativos podem gerenciar equipamentos cirúrgicos, equipe de suporte e fluxo de trabalho do paciente, melhorando a segurança do paciente. As aplicações da tecnologia RFID na área da saúde incluem:

Identificação do paciente certo:

- Previne procedimentos com equipamentos errados.
- Menos tempo é gasto esperando.
-O faturamento automatizado é possível, permitindo auditorias e atendimento ao paciente.

Rastreabilidade farmacêutica:

- Ele exibe a expiração do produto, o encolhimento e os resíduos são eliminados pelo gerenciamento eficaz do recall.

Identificação do Equipamento:

- A RFID atende aos requisitos do sistema exclusivo de identificação de dispositivos.
- Melhora os resultados higiênicos e reduz a necessidade de compras extras de equipamentos.

Gestão de Estoque da Cadeia de Suprimentos:

- Maior consciência do inventário.
- Reduza significativamente os custos de equipamentos e cadeia de suprimentos.
- Verifique a validade e o encolhimento do produto para reduzir o desperdício.
- Método para personalização automática do rastreamento de estoque.

Por que os hospitais estão escolhendo o RFID para gerenciamento de ativos?

Você pode melhorar o atendimento ao paciente, evitar a insatisfação dos funcionários e cortar despesas de capital com a ajuda dos sistemas de gerenciamento de ativos RFID. Por exemplo, 10.000 peças de equipamentos portáteis, incluindo tudo, desde macas e cadeiras de rodas até bombas de infusão e monitores portáteis, geralmente estão presentes em um hospital com mais de 500 leitos. Exceto quando está sendo mantido ou limpo, o ideal é que cada item esteja em uso na maior parte do tempo. Como os departamentos clínicos se preocupam em manter o equipamento disponível quando necessário, as coisas às vezes são perdidas, guardadas para manutenção ou até mesmo escondidas.

Com uma solução habilitada para RFID, leitores de alerta de tags minúsculas e robustas posicionados em todo o hospital para a localização de cada equipamento. Ele permite que você determine se algo foi acidentalmente colocado na lavanderia, perdido ou deixado do lado de fora da porta. Uma solução abrangente construída na plataforma SmartX HUB RFID permite que você crie um sistema de requisição em todo o hospital para usar todos os ativos que você tem quando e onde for necessário, planejar e rastrear itens para manutenção e limpeza e muito mais.

Como as soluções RFID melhoram a segurança do paciente e o fluxo de trabalho hospitalar

Embora a identificação por radiofrequência (RFID) seja uma tecnologia bem estabelecida, novos desenvolvimentos e o potencial de usar RFID em conjunto com outras tecnologias, como a computação em nuvem, aumentaram sua utilidade.

Procedimentos clínicos e administrativos na área da saúde podem ser transformados pela tecnologia RFID em hospitais e outros locais. Vamos ver como as soluções RFID melhoram os fluxos de trabalho do hospital e melhoram a segurança do paciente,

Os sistemas de monitoramento de pacientes RFID fornecem visibilidade e controle em tempo real sobre a ocupação, distribuição de pacientes e disponibilidade de espaço, permitindo que as instituições rastreiem pacientes específicos e protejam os mais vulneráveis. Como resultado, os caminhos e fluxos de trabalho do paciente são significativamente mais eficazes.

A RFID ajuda a evitar mal-entendidos e atualizações/ trocas de dados em tempo real, especialmente quando combinada com informações eletrônicas de pacientes e administrativas. Melhora o planejamento, a comunicação contínua e o acompanhamento e diminui os atrasos e a não adesão em todas as etapas da rota do paciente.

Quando combinadas com um registro eletrônico, as etiquetas RFID criam uma única fonte compartilhada de verdade para todos os médicos e gerentes que pode ser atualizada à beira do leito / local de tratamento e mantém todos informados durante todo o atendimento do paciente e em todos os outros pontos do caminho.

A RFID simplifica a automação de operações anteriormente trabalhosas, incluindo transcrição e transporte de notas, avaliação e comunicação da disponibilidade do leito e informações de descarga. Ele reduz erros e atrasos humanos e melhora drasticamente a eficiência do fluxo de trabalho.

A rastreabilidade de dispositivos médicos é completamente fornecida através da etiquetagem RFID do equipamento. Em apenas alguns segundos, os equipamentos podem ser detectados e os pacientes que precisam de dispositivos podem ser reconhecidos.

Informações instantâneas sobre estoque, incluindo datas de validade e a quantidade de tempo desde a compra, são fornecidas pela marcação e leitura RFID de dispositivos e produtos farmacêuticos. Utilizar isso melhora o pedido, o gerenciamento de estoque e a disponibilidade. Compare isso com a alta despesa e a imprecisão de auditar e contabilizar manualmente cada item com RFID, que pode ler centenas de tags em apenas alguns segundos.

Resolvendo problemas com o SmartX HUB IoT

O software da SmartX HUB é, de fato, o mais completo para quem procura uma metodologia voltada para o futuro da gerenciamento de manutenção corporativa.

Com o sistema de manutenção SmartX HUB, sua empresa contará com diversos recursos avançados que economizarão tempo e alavancarão a produtividade. Afinal de contas, adotando esse sistema de manutenção, sua empresa ganha uma plataforma completa que conta com total visibilidade da sua frota/parque de equipamentos e automatiza mais de 75% das tarefas manuais.

A seguir, você conhece como o software de manutenção da SmartX HUB pode auxiliar todos os processos e torná-los mais simples, evitando dores de cabeças desnecessárias. Veja abaixo como podemos ajudar:

Melhorar a segurança do paciente através de rastreamento preciso é uma das vantagens mais críticas que a tecnologia RFID pode oferecer aos hospitais. Compreende:

Manter um registro confiável para garantir que o paciente adequado receba a medicação certa.
Garantir a limpeza adequada e os procedimentos de autoclave foram seguidos com as ferramentas.
Direcionar os pacientes para o local hospitalar apropriado.
Confirmando que o quarto de cada paciente possui o equipamento adequado.

Os hospitais podem automatizar as contagens de estoque colocando cuidadosamente leitores RFID fixos nas entradas e pontos de entrada das docas. Com um sistema passivo como este, o seu software de gestão de ativos atualiza automaticamente as contagens de inventário quando as etiquetas são verificadas à medida que as pessoas passam por pontos de verificação ou portais. Devido à eliminação de erros de recebimento e envio de estoque, a equipe do hospital pode gastar menos tempo digitalizando produtos. Além disso, oferece aos gerentes um método simples para verificar o que o hospital recebeu em cada remessa e detectar eventuais deficiências. No entanto, você não terá esses problemas se o seu depósito usar o mesmo sistema.

O setor de saúde não pode se dar ao luxo de perder tempo com o fornecimento ineficiente e a busca de equipamentos. Além disso, os hospitais não têm recursos financeiros para substituir continuamente os equipamentos perdidos. A instalação de um sistema RFID passivo permite que a equipe do hospital rastreie o movimento de ativos em uma instalação e garanta suas posições atuais. Com os pontos de verificação RFID colocados nas entradas, salas e calhas de lavanderia, você sempre terá acesso a informações sobre a localização mais recente de um item, evitando que suprimentos cruciais desapareçam ou acabem no lixo.

Conclusão

A tecnologia RFID auxilia no gerenciamento automatizado de estoques, permitindo que a equipe de saúde da linha de frente acesse dados de inventário em tempo real, acompanhe tendências e faça pedidos antes que os suprimentos diminuam. Melhora a experiência do paciente, dando-lhes mais tempo para se concentrar no atendimento ao paciente. Os hospitais podem identificar melhor quais equipamentos médicos são subutilizados graças à tecnologia RFID. Diminui a necessidade de comprar estoque adicional, aumentando as taxas de uso do equipamento atual.

O SmartX HUB RFID-é uma solução baseada em nuvem, fornecendo gerenciamento robusto de manutenção aos provedores de saúde. Ele ajuda você a gerenciar melhor suas instalações e equipamentos. Você pode controlar facilmente suas tarefas de manutenção e garantir que o equipamento esteja funcionando de forma confiável e eficiente o suficiente para garantir o atendimento ao paciente e a satisfação do paciente.

O rastreamento médico do SmartX HUB faz parte da solução da SmartX para track & trace e também aproveita as plataformas IoT-RFID e Cloud para captura de dados. A solução para rastreamento de itens do SmartX HUB avança seu sucesso na tecnologia de rastreabilidade em tempo real, permitindo vários casos de uso de negócios por meio de aplicativos e inteligência de negócios.

Após a implementação da solução RFID, o hospital vê registros de estoque mais precisos. Sem o risco de erros manuais, a equipe do hospital pode ter certeza de que o inventário será mantido em níveis suficientes para fornecer cuidados de saúde de alta qualidade aos seus pacientes.

A presença global da SmartX HUB, juntamente com sua profunda experiência em transformação de negócios, provou que as metodologias e a experiência adquiridas com milhares de engajamentos mundiais ajudam os hospitais a alcançar resultados reais de negócios e inovação de forma rápida e econômica.

Para obter mais informações sobre como podemos ajudá-lo a superar os desafios para o seu negócio de saúde ou para conferir uma demonstração gratuita, entre em contato conosco.

Contatos

Benefícios

Saiba mais sobre o que estamos fazendo ultimamente

O que é o software Asset Performance Management (APM) ?

O que é o software Asset Performance Management (APM) ?

O que é o software Asset Performance Management(APM)? O Software APM, ou Asset Performance Management (Gerenciamento de Desempenho de Ativos),

O que é o software CMMS para Manutenção?

O que é o software CMMS para Manutenção?

O que é o software CMMS? Um CMMS, ou sistema informatizado de gestão de manutenção, é um software que ajuda

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos A escassez de funcionários nos hospitais e nas instalações de cuidados de

error: