Manutenção Inteligente para Segmento de Saúde

Otimização do trabalho de manutenção em unidades de saúde: sem mais falhas de equipamentos

Milhares de dispositivos médicos espalhados por muitos prédios hospitalares fazem com que os engenheiros clínicos lutem para conseguir tempo para executar a manutenção preventiva dentro da conformidade regulatória. Outras tarefas, como recalls ou reparos de dispositivos médicos, exigem a remoção imediata dos equipamentos do serviço, uma vez que podem afetar a segurança do paciente e ter implicações de responsabilidade.

Com a ajuda de um bem projetado software como SmartX HUB CMMS (Computerized Maintenance Management System), os hospitais podem obter controle completo sobre todas as suas atividades de gerenciamento de manutenção. Nosso sistema dá aos gestores visibilidade e visão em tempo real sobre a condição do equipamento para saber se uma falha está prestes a acontecer. Eles podem tomar medidas preventivas antes que uma falha se transforme em um problema grave.

Desafio

Os equipamentos usados pelo paciente devem ser regularmente mantidos para ter equipamentos em pleno funcionamento para atendimento de qualidade. Os engenheiros clínicos enfrentam uma variedade de tarefas diárias, incluindo recalls de equipamentos, manutenção preventiva e manutenção corretiva.

O processo manual de localização de equipamentos em todo o campus hospitalar é intensivo em mão de obra. Muitas vezes, quando o equipamento é finalmente localizado, o engenheiro clínico não é capaz de recolher o equipamento porque está em uso ou está programado para uso.

Além disso, muitos equipamentos nunca podem ser localizados e são considerados perdidos ou roubados. E como os serviços são altamente complexos, a gestão desse trabalho contínuo de manutenção é fundamental.

Erros não são permitidos, pois são caros, mas felizmente evitáveis.

O que é um CMMS e como pode ser benéfico em Unidades de Saúde?

Um sistema informatizado de gerenciamento de manutenção (CMMS) é um hub central para uma operação de manutenção de uma organização. Facilita as operações de manutenção e permite que a gestão tenha problemas devido as decisões informadas, levando a melhorias significativas na disponibilidade e utilização de equipamentos físicos. Nas unidades de saúde, o SmartX HUB CMMS abrange diferentes áreas, como equipamentos médicos, equipamentos de armazenamento de alimentos, sistemas HVAC, encanamento, elevadores, etc.

Para garantir a segurança e o funcionamento dos equipamentos médicos, dois tipos de programas de manutenção são frequentemente empregados com resultados comprovados no aumento do tempo de atividade dos ativos e utilidade da unidade de saúde: Manutenção Preventiva e Manutenção Preditiva.

Por que a rotina e a manutenção preventiva são importantes?

Manter preventivamente os equipamentos é vital por muitas razões. Principalmente, a manutenção preventiva de rotina reduz os custos operacionais gerais e reduz o tempo de inatividade dos equipamentos. Reparos regulares e up-keep prevent peças e componentes de desgaste excessivo e falha súbita.

A manutenção preventiva oportuna maximizará o tempo de atividade do equipamento, a confiabilidade e a disponibilidade. A questão é, como você sabe com precisão quando realizar uma manutenção preventiva? A resposta é através da manutenção baseada em condições. Uma das possibilidade é o emprego de sensores conectados ao equipamento que coletam dados operacionais em tempo real alimentando o sistema de rastreabilidade. O módulo CMMS pode usar os dados e gerar automaticamente ordens de serviço, e notifica o pessoal de manutenção preventiva. Outra característica essencial de um CMMS é sua capacidade de rastrear o tempo de trabalho do equipamento. Muitos sistemas só rastreiam por data de vencimento. O CMMS ideal para as unidades de saúde também deve acompanhar o horário de uso e o número de vezes que o ativo foi utilizado. Este é ideal para o equipamento que requer calibração após o uso, como dispositivos de infusão ou sustentação a vida.

A manutenção preventiva e de rotina maximiza a disponibilidade de equipamentos da empresa e reduz as despesas gerais. Torna o equipamento mais seguro, amplia a longevidade do serviço e aumenta a confiança do operador. Um programa de manutenção preventiva adequado também reduz a chance de litígios dispendiosos. Aqui está um olhar mais atento sobre por que a rotina e a manutenção preventiva são tão importantes:

Quando o equipamento falha de repente, não há escolha a não ser retirá-lo do serviço. Isso deixa a máquina incapaz de realizar sua tarefa e apoiar outras máquinas no trabalho. Também deixa um operador pago sentado ocioso. Máquinas indisponíveis custam dinheiro. Não ganha dinheiro até ser consertado e voltar ao trabalho. Uma boa manutenção preventiva garante que os equipamentos estão sempre disponíveis, exceto para manutenção programada.

Colapsos inesperados não são eventos planejados. Nem são despesas planejadas. Toda empresa de equipamentos pesados rentáveis trabalha com orçamentos. A rotina programada e o trabalho preventivo se encaixam em um orçamento e é antecipado. Colapsos repentinos muitas vezes vão além dos subsídios orçamentários. Os custos de reparo somados à perda de renda devido à indisponibilidade de equipamentos em despesas caras que podem ter sido evitadas com a manutenção de rotina.

Equipamentos confiáveis são equipamentos seguras. Garantir que todos os equipamentos  sejam rotineiramente reparados e mantidos em excelentes condições aumenta significativamente sua segurança. A falha súbita dos componentes pode causar condições perigosas aos trabalhadores, bem como apresentar riscos ambientais inseguros. Manter os equipamentos de alto-valor seguros faz parte de um programa de manutenção preventiva.

Sem dúvida, os equipamentos  devidamente mantidos duram mais que os equipamentos  mal conservados. Uma boa manutenção amplia a longevidade do serviço. Também paga retornos em valor de revenda e trade-in. O equipamento trabalha mais e ganha mais durante o seu serviço. Então, se bem conservado, esse equipamento vale mais dinheiro no final.

Os equipamentos médicos são ativos valiosos. No entanto, os operadores são humanos e tem corpotamento como tal. Um deles é ter confiança de que o equipamento que eles estão manuseando é seguro e confiável. Equipamentos mal conservados têm um efeito desmoralizante sobre os operadores, e logo eles desenvolverão uma falta de confiança que leva ao desrespeito da empresa. Isso caminha para a falta de operação segura ou falha em relatar possíveis problemas. Você pode evitar baixa confiança com manutenção de rotina.

Não importa o quão bem conservados os equipamentos, às vezes acidentes acontecem. Quando acontece, invariavelmente envolve as autoridades e investigações sobre a causa. Se o acidente ocorreu por negligência devido à má manutenção, isso traria responsabilidade ao proprietário do equipamento. Pode levar a litígios. No entanto, se houver uma clara trilha de manutenção regular e preventiva, a chance de litígios caros diminui significativamente.

Um programa adequado de rotina e manutenção preventiva melhora a disponibilidade e reduz as despesas gerais. Torna o equipamento mais seguro, incentiva a confiança do operador e maximiza a longevidade. A manutenção adequada também reduz o risco de litígio. Um programa de rotina e manutenção preventiva completo alcança todos os pontos.

Resolvendo problemas com o SmartX HUB IoT

O software da SmartX HUB é, de fato, o mais completo para quem procura uma metodologia voltada para o futuro da gerenciamento de manutenção corporativa.

Com o sistema de manutenção SmartX HUB, sua empresa contará com diversos recursos avançados que economizarão tempo e alavancarão a produtividade. Afinal de contas, adotando esse sistema de manutenção, sua empresa ganha uma plataforma completa que conta com total visibilidade da sua frota/parque de equipamentos e automatiza mais de 75% das tarefas manuais.

A seguir, você conhece como o software de manutenção da SmartX HUB pode auxiliar todos os processos e torná-los mais simples, evitando dores de cabeças desnecessárias. Veja abaixo como podemos ajudar:

Os benefícios do SmartX HUB CMMS

Na área da saúde, os benefícios do SmartX HUB CMMS são numerosos e, de fato, fortes o suficiente para justificar sua utilização. Permite que os gestores agendem inspeções regulares dos equipamentos médicos e outros para garantir seu bom funcionamento. Programas de manutenção preventivos, preditivos e corretivos podem ser facilmente planejados e rastreados.

Os dados de localização e status podem ser integrados aos sistemas de informação hospitalar de gerenciamento de manutenção existentes. Nossos sistemas podem ser preenchidos automaticamente com dados de localização e status do módulo SmartX HUB EAM. Um ativo ou um grupo de ativos que requerem manutenção ou recall podem até ser visualizados no mapa SmartX HUB diretamente do módulo de gerenciamento de manutenção com um único clique no botão. Outras informações sobre o ativo, como datas de manutenção de equipamentos, podem ser retiradas para o SmartX HUB a partir do módulo de serviços de campo de gerenciamento de manutenção.

O sistema também fornece uma plataforma de armazenamento unificada para registros de equipamentos que podem ser facilmente acessados. Um dos aspectos mais críticos do SmartX HUB CMMS é o seu Gerenciamento de Inventário de Peças Sobressalentes. O inventário frequentemente atualizado dos materiais de manutenção e peças de reparo necessários elimina possíveis escassez de suprimentos que podem interromper os horários.

A equipe do hospital pode gerar relatórios no SmartX HUB para entender a localização e o estado dos equipamentos que necessitam de manutenção preventiva.

A maioria dos departamentos de manutenção está correndo um monte de risco de "pessoa-chave", onde muito do sabe-estar de manutenção duramente ganho está trancado na cabeça de um ou dois técnicos seniores chave. Assim que eles se aposentam, toda essa informação sai pela porta com eles, deixando o departamento lutando para completar o trabalho crítico. Com modelos de ordem de trabalho, você pode adicionar instruções e checklists a todas as ordens de trabalho, garantindo que a equipe saiba como fazer o trabalho e faça direito. E quando novos técnicos se juntam à equipe, você tem uma biblioteca embutida de material de treinamento.

O SmartX HUB armazena todos os dados históricos e inclui ferramentas de emissão de relatórios sob demanda e programadas. Os relatórios apresentam visualizações gráficas e tabulares que podem ser impressas ou exportadas para formatos Excel, PDF ou HTML. Os relatórios incluem localização e histórico de status de ativos, localização atual, utilização e inventário.

Conclusão

O SmartX HUB RFID-é uma solução CMMS baseada em nuvem, fornecendo gerenciamento robusto de manutenção aos provedores de saúde. Ele ajuda você a gerenciar melhor suas instalações e equipamentos. Você pode controlar facilmente suas tarefas de manutenção e garantir que o equipamento esteja funcionando de forma confiável e eficiente o suficiente para garantir o atendimento ao paciente e a satisfação do paciente.

O rastreamento médico do SmartX HUB faz parte da solução da SmartX para track & trace e também aproveita as plataformas IoT-RFID e Cloud para captura de dados. A solução para rastreamento de itens do SmartX HUB avança seu sucesso na tecnologia de rastreabilidade em tempo real, permitindo vários casos de uso de negócios por meio de aplicativos e inteligência de negócios.

Após a implementação da solução RFID, o hospital vê registros de estoque mais precisos. Sem o risco de erros manuais, a equipe do hospital pode ter certeza de que o inventário será mantido em níveis suficientes para fornecer cuidados de saúde de alta qualidade aos seus pacientes.

A presença global da SmartX HUB, juntamente com sua profunda experiência em transformação de negócios, provou que as metodologias e a experiência adquiridas com milhares de engajamentos mundiais ajudam os hospitais a alcançar resultados reais de negócios e inovação de forma rápida e econômica.

Para obter mais informações sobre como podemos ajudá-lo a superar os desafios para o seu negócio de saúde ou para conferir uma demonstração gratuita, entre em contato conosco.

Contatos

Benefícios

Saiba mais sobre o que estamos fazendo ultimamente

O que é o software CMMS para Manutenção?

O que é o software CMMS para Manutenção?

O que é o software CMMS? Um CMMS, ou sistema informatizado de gestão de manutenção, é um software que ajuda

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos A escassez de funcionários nos hospitais e nas instalações de cuidados de

RFID Auxiliando a expansão da Indústria

RFID Auxiliando a expansão da Indústria

RFID Auxiliando a expansão da Indústria Crescimento rejeitado por falta de pessoas habilitadas Se você está no ramo da fabricação,

error: