O que é Gestão de Patrimônio com RFID?

UMA SOLUÇÃO DE RASTREABILIDADE QUE ATENDE ÀS SUAS NECESSIDADE

Nunca foi tão econômico ou tão fácil automatizar os processos de gerenciamento de ativos e garantir que você tenha informações de inventário precisas e oportunas na ponta dos dedos, utilizando a tecnologia RFID.

A tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID) é um domínio no campo do reconhecimento computadorizado que vem ganhando força na última década e agora é considerado um meio primário para avançar os processos de gerenciamento de dados, em comparação com as tecnologias anteriores de captura de dados, como o código de barras. Uma variedade de dispositivos RFID e sistemas relacionados foram desenvolvidos para satisfazer uma ampla gama de aplicações. O uso de etiquetas RFID para identificar exclusivamente uma pessoa ou objeto agora é facilmente alcançado. Os dispositivos são escaláveis e funcionarão em faixas de distância maiores ao usar etiquetas de grau superior ou etiquetas alimentadas por baterias.

A tecnologia RFID não só progrediu no controle de estoque através da distância e do poder de leitura, mas também através dos tipos de etiquetas; etiquetas que funcionam em ambientes úmidos, dentro de dispositivos eletrônicos, em roupas, dentro de parafusos, etc.

O que é um Sistema de Gerenciamento de Ativos RFID?

RFID oferece uma infinidade de benefícios para a gestão de ativos. Essa tecnologia começa com a identificação de cada ativo por meio da implementação de etiquetas inteligentes e posterior rastreamento do ativo com a ajuda de um leitor especializado.

Os Sistemas de Gerenciamento de Ativos RFID começam com uma etiqueta que tem uma identificação única que não pode ser alterada ou eliminada dessa etiqueta. Um leitor se conecta a uma ou várias antenas que enviam sinais de radiofrequência para o rótulo. As informações da etiqueta são transmitidas por radiofrequência para a antena e da antena para o leitor. Os dados são então coletados na nuvem e os relatórios são gerados em tempo real.

A implementação de um sistema de gerenciamento de ativos baseado em RFID não é fácil, pois requer tempo, esforço e dinheiro.

Os sistemas RFID possuem etiquetas que se encaixam em ou em qualquer item com tecnologia UHF, permitindo a identificação a distâncias de até 10 metros do leitor.

Quando usar um Sistema de Gerenciamento de Ativos RFID?

  • - Não há uma linha direta de visão para o item; portanto, não é possível usar uma etiqueta de código de barras,
  • - É necessário ler vários rótulos de cada vez,
  • - As informações precisam ser atualizadas e acessadas em tempo real,
  • - Ou simplesmente para melhorar a produtividade do processo de gestão de ativos.

 

A tecnologia RFID é a melhor solução para agilizar o inventário e a gestão de ativos, pois garante uma leitura rápida de cada objeto e suas localizações em tempo real.

O RFID Analytics fornece um novo nível de inteligência operacional em tempo real que capacita as empresas a prever resultados futuros, evitar interrupções operacionais e melhorar o desempenho da cadeia de suprimentos.

Quais são os benefícios de um Sistema de Gerenciamento de Ativos RFID?

Coleta de dados precisa – O uso de um sistema de identificação inteligente RFID gerará informações precisas em tempo real e controle dos ativos materiais de sua organização.
Banco de dados centralizado- Todas as informações de ativos são centralizadas e acessíveis em um único banco de dados. Chega de questionar se você está tomando decisões informadas com base nas informações mais recentes.
Localização instantânea dos ativos – Saiba onde seus ativos fixos estão localizados a qualquer momento.
Mapeamento de instalações – Obtenha acesso instantâneo e em tempo real a uma visão geral completa da localização dos ativos de inventário, melhorando a eficiência geral e economizando tempo e dinheiro.
Investimento inteligente – Por ter maior informação e controle sobre os ativos, é muito mais fácil determinar quais áreas podem precisar de mais financiamento ou quais estoques precisam ser reabastecidos.
Inventário mais rápido – Com a vantagem de um sistema de rastreamento de ativos RFID, você pode inventariar produtos em até 100 itens por 1 segundo, tornando o gerenciamento de mercadorias uma tarefa simples, rápida e fácil.
Acesso em qualquer lugar – As informações de ativos são acessíveis em qualquer lugar onde haja acesso à Internet. As informações podem ser armazenadas automaticamente na nuvem, dando acesso a gerentes, proprietários e responsáveis pelas mercadorias para que o estoque possa ser realmente gerenciado em tempo real.
Integração com outras plataformas – Um sistema RFID pode se integrar a outras plataformas de dados, como WMS, WCS e vários sistemas de contabilidade para fornecer dados precisos e em tempo real, permitindo decisões de negócios inteligentes e abrangentes.
Relatórios personalizados – Painéis e métricas personalizados estão disponíveis para capacitar visualmente a análise verificável orientada por dados que é fundamental para alcançar melhores decisões de negócios.
Notificações em tempo real – Proteja seus processos gerando notificações em tempo real e iniciando ações por meio de alarmes, vídeo, interface API e e-mail quando determinados eventos ocorrerem ou as condições forem atendidas.

Quais são os problemas derivados de um sistema de gestão de ativos deficiente?

É muito importante manter um controle exaustivo das propriedades, instalações e equipamentos para evitar os problemas de estoque mais comuns.

Incerteza no estoque: métodos de controle de ativos abaixo da média ou imprecisos podem resultar em perda de ativos, aumento de despesas, falta de produto ou estoque necessário e / ou reposição de itens ou equipamentos desnecessariamente.
Consumo excessivo de recursos humanos e econômicos: É claro que a rastreabilidade dos ativos fixos pode ser uma verdadeira dor de cabeça se você não tiver o sistema certo. O inventário manual de ativos requer o pagamento de uma equipe de pessoas ou a realocação de trabalhadores de sua folha de pagamento para executar funções de inventário, afastando-os de rolos administrativos vitais ou geradores de renda. Fazer isso várias vezes por ano é caro e demorado.
Ignorância do status ou localização de seus ativos: Alguns ativos têm uma vida útil que pode ser estendida com a manutenção adequada. No entanto, a manutenção adequada torna-se muito difícil quando os processos de estoque são manuais e esporádicos, levando ao acúmulo de mercadorias datadas ou deterioradas.

Como funciona a solução SmartX HUB?

O primeiro passo é identificar todos os itens com tag RFID e constituir um cadastro de itens (que pode ser integrado com seu ERP usando APIs). O segundo passo é automatizar o processo de controle das movimentações. Para isso terá que integrar a antena com o sistema de controle de ativos  da SmartX HUB com funcionalidades diferentes para as movimentações internas e externas.

- Movimentações Internas são as transferências entre departamentos, que são duas operações: uma de saída e outra de entrada. Caso queira automatizar o controle terá que colocar uma antena em cada porta de um departamento. É uma solução bastante onerosa e ainda por cima há muitas possibilidades da tag RFID não ser capturada pela antena. 

Existem movimentações internas que não são transferências entre departamentos. São as laptops, equipamentos de rede e dispositivos usados para manutenção, comunicação e produção. Dependendo da importância, como por exemplo equipamentos de altíssimo valor, vale a pena pensar em colocar tag RFID ativa para facilitar a sua localização e controle.

- Movimentações Externas são os bens que saem da empresa, podendo retornar ou não. Por isso, causam descontroles, perdas e roubos. Podemos classificar as movimentações externas em:

a) Transferências para filiais, depósitos ou unidades fabris da empresa.

b) Saídas sem retorno: são os bens que deverão ser baixados do cadastro. Exemplos: venda, roubo, baixa como sucata, baixa por quebra sem possibilidade de conserto, obsolescência, etc.

c) Itens que saem e retornam: são veículos, equipamentos e ferramentas utilizados em serviços externos que retornam no fim do dia ou no dia seguinte;

d) Itens que saem e ficam em poder de terceiros com retorno demorado: bens locados, bens em comodato, bens em poder de terceiros, bens que saem para consertos, etc;

e) Saídas não autorizadas: furtos, desaparecimentos, desmontagem de máquinas para venda como peças, etc.

Para automatizar o controle das movimentações externas terá que assegurar que o item passe sempre por um portal com antena para efetuar a captura da tag RFID. A identificação do item capturado deve ser enviada ao sistema de controle de ativos que deverá processar de forma diferenciada conforme cada tipo de movimentação que está sendo efetuada.

Conclusão

O SmartX HUB RFID-é uma solução baseada em nuvem, fornecendo gerenciamento robusto de controle de inventários e sua manutenção.

Ele ajuda você a gerenciar melhor suas instalações e equipamentos. Você pode controlar facilmente suas tarefas de manutenção e garantir que o equipamento esteja funcionando de forma confiável e eficiente o suficiente para garantir o atendimento ao seu cliente interno.

O rastreamento com RFID do SmartX HUB faz parte da solução da SmartX para track & trace e também aproveita as plataformas IoT-RFID e Cloud para captura de dados. A solução para rastreamento de itens do SmartX HUB avança seu sucesso na tecnologia de rastreabilidade em tempo real, permitindo vários casos de uso de negócios por meio de aplicativos e inteligência de negócios.

Após a implementação da solução RFID, o departamento de TI vê registros de estoque mais precisos. Sem o risco de erros manuais, a equipe do hospital pode ter certeza de que o inventário será mantido em níveis suficientes para fornecer alta qualidade aos seus processos de TI.

A presença global da SmartX HUB, juntamente com sua profunda experiência em transformação de negócios, provou que as metodologias e a experiência adquiridas com milhares de engajamentos mundiais ajudam os hospitais a alcançar resultados reais de negócios e inovação de forma rápida e econômica.

Para obter mais informações sobre como podemos ajudá-lo a superar os desafios para o seu negócio de saúde ou para conferir uma demonstração gratuita, entre em contato conosco.

Contatos

Benefícios

Saiba mais sobre o que estamos fazendo ultimamente

O que é o software Asset Performance Management (APM) ?

O que é o software Asset Performance Management (APM) ?

O que é o software Asset Performance Management(APM)? O Software APM, ou Asset Performance Management (Gerenciamento de Desempenho de Ativos),

O que é o software CMMS para Manutenção?

O que é o software CMMS para Manutenção?

O que é o software CMMS? Um CMMS, ou sistema informatizado de gestão de manutenção, é um software que ajuda

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos A escassez de funcionários nos hospitais e nas instalações de cuidados de

error: