Rastreamento digitalizado de Bombas de Infusãopara melhores resultados clínicos

Muitos dos problemas que contribuem para os desafios da indústria da saúde compartilham uma causa comum – a falta de “visibilidade” na localização, status e condição em tempo real dos equipamentos médicos e outros ativos móveis. Podemos ter um grande impacto na qualidade geral do atendimento de um hospital, como por exemplo uma bomba de infusão intravenosa (bomba IV) que não é concertada a tempo.

As Bombas IV são um equipamento que a equipe  clínica  utiliza muito nos atendimentos (e muitas vezes urgentemente). Sua presença ou ausência é fundamental para o atendimento ao paciente, mas não é incomum que os funcionários percam a noção deles, descubram que outra pessoa retirou uma unidade do local, ou percebam que não têm uma Bomba IV que seja devidamente higienizado. Dada a sua importância única para o cuidado do paciente, o rastreamento e disponibilidade da Bomba IV é fundamental. A tecnologida da Smartx de rastreamento  baseada em Bluetooth (BLE ou Beacon) é a maneira mais eficiente de rastrear Bombas IV dentro das instalações clínicas.

Localização de Bombas de Infusãos (IV) dentro dos Hospitais e Clinicas

Bombas de infusão intravenosas são particularmente fáceis de  extraviar, e o rastreamento ineficiente pode fazer com que as enfermeiras literalmente escondam bombas para que saibam onde podem encontrá-las mais tarde. 

Por isso torna-se importante utilizar um sistema como o SmartX HUB, onde os profissionais de saúde se sintam confortáveis. Os enfermeiros também não devem se preocupar com a gestão de estoque de Bombas IV, eles devem ser capazes de se concentrar totalmente no cuidado do paciente. Alguns hospitais tentam resolver essa situação simplesmente comprando ou alugando mais Bombas IV, e depois acabam com um estoque de equipamentos caros superabastecido, e mesmo assim muitas vezes continuam não está chegando aos pacientes em tempo hábil.

É por isso que o rastreamento eficaz de Bomba de infusão é tão importante e da mesma eventualmente pode-se rastrear tudo, desde camas até cadeiras de rodas.

As tecnologias RFID e Bluetooth (Beacon) provaram ser a melhor opção para localiar equipamentos médicos dentro do segmento de saúde. É por isso que o rastreamento digitalizado da Bomba IV em tempo real baseado em RFID e Bluetooth é essencial para os hospitais.

Como as soluções de rastreamento Bluetooth melhoram os resultados?

O rastreamento da Smartx com RFID e Bluetooth podem suportar tudo o que já foi mencionado e melhorar ainda mais os resultados dos pacientes. A plataforma SmartX HUB® é ideal para rastrear ativos hospitalares porque os chips são baratos e o sistema permite uma visão dos movimentos dos equipamentos nos Hospitais sendo possível dizer em que sala de armazenamento um objeto está reduzindo ainda mais os tempos de pesquisa.

Soluções de rastreamento SmartX HUB com RFID e Bluetooth podem:

  • Identificar digitalmente Bombas IV limpas e higienizadas.

Isso pode ser verificado rapidamente pela equipe usando nosso aplicativo para smartphone. Bombas IV encontradas na sala de limpeza sem um status de limpas podem ser sinalizadas e devolvidas para limpeza. Assim, pode-se garantir que apenas Bombas IV limpas estão sendo atribuídas aos pacientes. Os profissionais de saúde também pode acompanhar o protocolo completo e o fluxo de trabalho, ajudando a equipe técnica a se ater aos protocolos e limpar as Bombas IV corretamente. Isso reduz o risco de contaminação cruzada e melhora os resultados dos pacientes.

  • Gerencie os níveis de estoques de Bombas automaticamente

Gerencie os níveis de forma automática “PAR” (Periodicamente Automatic Replenishment) de modo a garantir que um inventário consistente da Bomba IV seja mantido, que as bombas quebradas sejam substituídas conforme necessário e as bombas que atingem o fim de sua vida útil sejam identificadas e trocadas. Isso geralmente permite operar com um inventário de Bomba IV mais baixo, mesmo assim garantindo uma maior disponibilidade para os atendimentos.

  • Reduzir o tempo de buscas de equipamentos

Com a solução da Smartx, é possível reduzir o tempo de busca de Bombas IV, otimizando o  tempo dos funcionários e melhorando os resultados em situações de emergência. A plataforma SmartX HUB elimina a necessidade de chamar alguém para solicitar uma bomba e reduz a chance de bombas serem acumuladas. Os funcionários podem até determinar onde estão as bombas nas salas de estoques ou manutenção.

Ao mesmo tempo que otimiza as pesquisas por Bombas IV, o hospital pode evitar ter que emprestar ou alugar bombas durante uma onda ou um evento de emergência. Com nossa Plataforma SmartX HUB® você pode configurar alertas de quantidade em estoque que o ajudam a rastrear se o nível de inventário for extraordinariamente alto ou baixo.

  • Bombas de Infusão  estão sujeitas a um recall que pode retirá-las de circulação.

Com a Plataforma SmartX HUB, é possível certificar-se de que as Bombas IV sujeitas a manutenção ou Recall sejam armazenadas em um local centralizado, retirando da operação e rastrear as Bombas IV “Liberadas” para que possam ser devolvidas à circulação o mais breve possível.

Isso permite com que as enfermeiras estejam menos inclinadas a esconder ou acumular bombas no primeiro lugar que encontrarem, e construir sua confiança no sistema de gestão de disponibilidade de Bombas IV da SmartX.

Com a Plataforma SmartX HUB, pode-se coletar e armazenar dados sobre a utilização da Bomba IV, o que pode ajudar a determinar os níveis de inventário ideais, melhorar o fluxo de trabalho de higienização e ser combinados com outros dados para melhorar a disponibilidade de equipamentos e o fluxo de trabalho em geral.

Operações eficiêntes nos Hospitais, como nunca visto antes

A maioria das Bombas IV inteligentes modernas já estão prontas para Bluetooth, o que significa que não há necessidade de “tagear” essas bombas com tags Beacons. A nossa Plataforma SmartX HUB de rastreamento da Bomba IV pode gerar um alarme se uma Bomba IV for removida de áreas clínicas (exceto para bombas quebradas que são identificadas para descarte), e assim age para evitar roubo, bem como acumulação de Bombas IV por funcionários preocupados em não ter equipamentos para o atendimento. Também permite a identificar e a gerenciar as Bombas IV que são temporariamente enviadas para casa com um paciente, garantindo que essas bombas também sejam devidamente rastreadas e devolvidas quando não forem mais necessárias.

A Plataforma SmartX HUB oferece soluções robustas de rastreamento de Bombas IV com tecnologias RFID e Bluetooth, e hardware otimizados para baixo consumo de baterias. Nossas soluções de saúde apoiam ainda mais a tomada de decisões no controle do inventário. 

Como funciona a Plataforma SmartX HUB para localização em tempo real de equipamentos e pessoas?

As etiquetas inteligentes (Tags) são afixadas ao seu equipamento móvel, geralmente com adesivo de um lado, que gruda bem na superfície da maioria dos ativos. As Tags também podem ser amarradas ou afixadas em outras maneiras.

As tags se comunicam com uma rede sensorial (IoT HUB) colocadas em pontos estratégicos de sua instalação, que retransmite a localização das Tags para a Plataforma SmartX HUB. Nossa plataforma usa diferentes tecnologias para determinar a localização, com diferentes graus de precisão. Por exemplo, RFID, Beacon, Sensores que pode dizer-lhe a localização geral de um ativo.

Os aplicativos SmartX HUB podem alertar médicos ou enfermeiros para pacientes que esperam mais do que o normal. Algumas admissões podem ser agilizadas com check-in automático. Eles também facilitam as transferências de pacientes. Os gráficos físicos não precisam ser transferidos, crachás, tags ou pulseiras não precisam ser alteradas, pois estão associadas aos dados mantidos na nuvem e diretamente vinculados aos registros únicos de um paciente. A solução SmartX reduz significativamente o risco de situações em que um paciente escapa por uma passagem indevida, enquanto o departamento X pensa que o departamento Y está cuidando delas e vice-versa.

Quando um paciente recebe alta, a solução SmartX HUB pode notificar automaticamente o serviço de limpeza, para que possa limpar imediatamente a cama e / ou o quarto para reutilização, reduzindo significativamente a escassez de camas. Os funcionários também têm um mapa instantâneo disponível de quais camas estão ocupadas e quais estão disponíveis, portanto, não há necessidade de enviar alguém correndo pelo hospital para encontrar uma cama (o que, sim, acontece muito). A solução SmartX HUB também enviará um alerta se o hospital estiver próximo da capacidade, para que as transferências de pacientes possam ser planejadas.

Usando SmartX HUB para tomada de decisões no segmento de saúde

A SmartX traz soluções muito necessárias para esses desafios, aumentando a visibilidade dentro dos hospitais e fornecendo as ferramentas para impulsionar a eficiência operacional.

As soluções SmartX atendem às necessidades do corpo clínico, gestão de TI, gestão de materiais, engenheiros clínicos, biomédicos, pessoal de laboratório e farmácia e outros.

Essas soluções garantem conformidade regulatória, melhoram a segurança, reduzem os gastos de capital e operacional, aumentam a eficiência do pessoal, aumentam a receita e melhoram o atendimento ao paciente.

Entre em contato conosco para saber como nossas soluções podem ajudá-lo ou agendar uma demonstração.

 

error: