Controle de Pausas para trabalhadores em ambientes frios

A Importância Para Quem Trabalha Em Frigorífico

Como os humanos têm sangue quente, o corpo mantém uma temperatura razoavelmente constante. O corpo humano queima combustível e fabrica calor para manter as temperaturas dentro de limites seguros.

A exposição a temperaturas frias pode fazer com que as temperaturas internas do corpo fiquem abaixo dos limites seguros. Isso ocorre quando o corpo perde calor mais rápido do que pode produzi-lo. A perda de calor do corpo também será afetada por fatores como a temperatura, a quantidade de umidade no ar (umidade), a quantidade de vento e o tipo de roupa usada.

À medida que o corpo perde calor, os vasos sanguíneos da pele se contraem para conservar o calor interno. Assim, em ambientes frios, as mãos e os pés do trabalhador são afetados primeiro. Mãos e pés frios e dormentes são os primeiros sinais de que o corpo está reagindo para conservar o calor. Se o corpo continuar a perder calor, calafrios involuntários podem ocorrer.

Arrepios involuntários são tanto a maneira do corpo de tentar produzir calor quanto o primeiro aviso de hipotermia, ou diminuição da temperatura corporal. A perda adicional de calor pode tornar o cérebro menos eficiente, produzir dificuldade de fala, esquecimento, desorientação, perda de destreza manual, colapso e, possivelmente, morte.

Estresse por Frio

Os trabalhadores estão sujeitos ao estresse pelo frio quando as temperaturas estão abaixo do normal e o calor sai do corpo mais rapidamente.

Dependendo das condições dentro de uma planta fria, o estresse por frio pode ser exacerbado pelo fluxo de ar de uma unidade de refrigeração ou condições úmidas e úmidas.

Quando o corpo de um trabalhador não consegue se aquecer nesse ambiente, pode ocorrer hipotermia – mesmo quando a temperatura dentro de uma fábrica fria está acima de zero. Se um trabalhador sentir congelamento em camadas profundas de tecido, como nos dedos das mãos, pés ou lóbulos das orelhas, o congelamento pode resultar na área afetada.

O estresse pelo frio também pode causar surtos de condições médicas existentes nos funcionários, como artrite e asma.

Adequação da jornada de trabalho: pausas obrigatórias

A incidência de afecções osteomusculares, como LER (Lesões por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), é um exemplo de risco provocado pela repetitividade e o esforço físico exigido pela atividade. 

Justamente, por apresentar um número altíssimo de doenças ocupacionais nos últimos anos, se tornou urgente a criação da NR36. Regulamentando as funções e os atributos dos profissionais deste setor. Adequando o ambiente de trabalho, prevendo pausas ergonômicas e conforto térmico.

NR 36 é uma Norma Regulamentadora criada em 2013 com o objetivo de estabelecer um padrão de segurança e  qualidade para ambientes frigorificados em indústrias de Abate e Processamento de Carnes e Derivados frigoríficos. O objetivo desta norma é assegurar a qualidade da carne em aspectos de armazenagem e distribuição, mas também de reduzir os riscos de acidentes de trabalho existentes neste espaço.

Basicamente, a NR 36, contempla as seguintes exigências:

  • Obrigatoriedade de dispositivos que facilitam a abertura de portas;
  • Uso de alarmes e sistemas para casos de emergências;
  • Regras para o controle de tempo nas câmaras, sobretudo, em locais com temperatura ambiente de -18º C

 

O que é a NR 36?

NR-36 (Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados) foi criada com o objetivo de controlar fatores ambientais de risco existentes na operação de abate e processamento de carne.

A NR36 tem como objetivo estabelecer um padrão de qualidade para avaliação, garantindo mais segurança, saúde e qualidade de vida para os empregados. Estabelecendo requisitos mínimos para realizar as atividades, priorizando a segurança e proteção dos trabalhadores.

A NR36 também estabelece a adoção de pausas durante a jornada de trabalho, devendo ser realizadas da seguinte forma:

  • - Trabalhos de até 6h, o tempo de pausa deve ser 20 minutos;
  • - Trabalhos de até 7h20, 45 minutos;
  • - Trabalhos de até 8h48, 60 minutos.

 

Equipamento de proteção pessoal

Quando um ambiente como uma planta fria apresenta um risco inerente ao seu funcionamento, os empregadores devem exigir que os funcionários utilizem equipamentos de proteção individual, comumente chamados de EPIs.

Para evitar lesões e doenças devido ao estresse pelo frio, os funcionários devem usar roupas, luvas, capacetes e calçados adequados que conservem o calor do corpo. Se o potencial de estresse por frio for grave o suficiente para exigir o uso de EPI especializado, o empregador deve fornecer o EPI para os funcionários.

 

Treinamento

Os funcionários que trabalham em fábricas de frio devem ser treinados para reconhecer os sinais de lesões e doenças por estresse por frio, bem como conhecer as medidas de proteção que podem ser tomadas para prevenir o estresse por frio. Por exemplo, os funcionários não devem trabalhar até a exaustão em um ambiente frio porque os músculos precisam de energia para se manter aquecidos. Também deve-se encorajar a ingestão de bebidas quentes e doces, e bebidas com cafeína e álcool devem ser evitadas.

Solução completa para controlar Tempos de Pausas

Como o estresse por calor depende da quantidade de calor que o corpo produz durante a execução de um trabalho, reduzir a quantidade de trabalho físico necessário ou a duração ou duração do tempo de trabalho reduzirá o potencial de estresse por calor.

A provisão de intervalos de descanso periódicos é uma obrigação. As pausas para descanso permitirão ao corpo tempo para se livrar do excesso de calor, reduzir a produção de calor interno do corpo e proporcionar maior circulação sanguínea à pele. 

Os empregadores devem distribuir uniformemente o trabalho ao longo do turno, dividindo longos períodos de trabalho em ciclos de trabalho e descanso mais curtos.

 Sempre que possível, o trabalho mais extenuante deve ser realizado durante os ciclos de trabalho e descanso. O uso de práticas de trabalho administrativo é especialmente importante durante condições de calor extremo e alta umidade.

A Plataforma de Software Smartx HUB controla individualmente os tempos de pausa e trabalho, baseado em tecnologia de controle de acessos por reconhecimento facil.

Cada empregado é previamente associado a um turno e um supervisor. Toda vez que a regra de pausa é violada, o supervisor recebe esta informação e painéis em locais estratégicos mostram quem deve entrar ou sair durante o turno.

A presença global da SmartX HUB, juntamente com sua profunda experiência em transformação de negócios, provou que as metodologias e a experiência adquiridas com milhares de engajamentos mundiais ajudam corporações a alcançar resultados reais de negócios e inovação de forma rápida e econômica.

Para obter mais informações sobre como podemos ajudá-lo a superar os desafios para o seu negócio ou para conferir uma demonstração gratuita, entre em contato conosco.

Contatos

Benefícios

Saiba mais sobre o que estamos fazendo ultimamente

O que é o software CMMS para Manutenção?

O que é o software CMMS para Manutenção?

O que é o software CMMS? Um CMMS, ou sistema informatizado de gestão de manutenção, é um software que ajuda

RFID Auxiliando a expansão da Indústria

RFID Auxiliando a expansão da Indústria

RFID Auxiliando a expansão da Indústria Crescimento rejeitado por falta de pessoas habilitadas Se você está no ramo da fabricação,

Como funciona a impressão de etiquetas RFID?

Como funciona a impressão de etiquetas RFID?

Como funciona a impressão de etiquetas RFID? Por que a Impressão de Etiquetas RFID são importantes? No mundo cada vez

error: