Noções básicas de RFID

O que é RFID e como funciona?

A identificação por radiofrequência, ou RFID, refere-se a uma tecnologia em que a informação é transmitida sem fio por ondas de rádio. É um método de identificação automática que utiliza ondas de rádio para ler e capturar informações armazenadas em uma etiqueta anexada a um objeto.

O que é um sistema RFID? O que há em um sistema RFID?

Os sistemas RFID são compostos por três componentes principais: tags, leitores e middleware.

-Tags são essencialmente pequenos bancos de memória, armazenando informações valiosas que podem ser usadas para gerenciamento de ativos e uma variedade de outros propósitos. Eles usam ondas de rádio para se comunicar com leitores próximos, enviando porções de dados de identificação. As informações armazenadas nas etiquetas RFID podem variar de um único número de série a várias páginas de dados.

- Os leitores, por outro lado, são basicamente a outra ponta da troca de informações. Eles são o que usamos para pegar essas ondas de rádio das tags e traduzi-las de volta em dados úteis. Leitores são dispositivos com uma ou mais antenas que podem emitir suas próprias ondas de rádio e escanear os sinais de qualquer tag RFID dentro do alcance.

- Os leitores RFID oferecem alguma versatilidade dependendo das necessidades da sua aplicação. Você pode ter leitores móveis que você pode carregar na mão para escanear tags, ou eles podem ser montados em um único local para escanear tags que entram em sua proximidade. Os leitores podem até ser incorporados à arquitetura existente, como um gabinete ou porta.

- Middleware serve como interface essencial entre o leitor e os bancos de dados e software de gerenciamento de informações da sua empresa. O middleware não apenas lida com a comunicação entre o leitor e seus sistemas existentes, mas também ajuda a filtrar, agregar e interpretar todos os dados provenientes das tags RFID.

Quais são algumas vantagens do RFID?

- Economia de tempo - um dos benefícios operacionais mais significativos da tecnologia RFID é a capacidade de ler várias etiquetas de uma só vez, com a opção de detectar ativos na chegada instantaneamente. Em vez de ter que escanear cada código de barras individualmente e alinhar a etiqueta com o scanner, o RFID funciona na proximidade, permitindo que você leia uma grande quantidade de contêineres ou paletes em uma fração do tempo.

- Erros humanos reduzidos e requisitos de mão de obra reduzidos - O erro humano é quase eliminado com a natureza intuitiva dos sistemas RFID. Desde que as etiquetas estejam dentro do alcance do leitor e não haja interferência externa do ambiente, a confiabilidade da tecnologia RFID rastreia seus ativos sempre.

- O gerenciamento de ativos habilitado para RFID também requer muito menos trabalho do que verificações manuais ou somente com código de barras. Especialmente com etiquetas RFID de última geração e leitores fixos, o gerenciamento de ativos RFID é a coisa mais próxima de uma solução de rastreamento totalmente automatizada.

- Fácil Integração e Atualizações - O RFID pode funcionar com muitos sistemas existentes, permitindo que você integre facilmente os sistemas RFID em sua cadeia de suprimentos. Você também pode optar por adotar a tecnologia RFID em determinados locais, para começar, e depois adicionar locais adicionais no seu próprio ritmo.

- Durabilidade - dependendo da construção das etiquetas, as etiquetas RFID podem ser extremamente duráveis ​​e resistir à exposição ao sol, chuva e outras condições climáticas adversas. Isso os torna ideais para várias aplicações, como rastreamento de ativos, gerenciamento de estoque, etc.

- Maior segurança - A tecnologia RFID oferece um nível de segurança mais alto do que os códigos de barras, o que ajuda a evitar a disseminação de informações confidenciais. Por exemplo, as etiquetas RFID são mais difíceis de falsificar do que os códigos de barras. Isso os torna uma opção mais segura para rastrear itens e proteger contra fraudes. As etiquetas RFID também podem ser lidas mais distantes do que os códigos de barras, tornando-as mais eficientes para rastrear grandes quantidades de itens. No geral, o RFID oferece um nível mais alto de segurança e eficiência do que os códigos de barras, tornando-o a melhor escolha para empresas e organizações que precisam proteger suas informações confidenciais.

- Maior ROI - para muitas aplicações e casos de uso, a implementação de RFID pode levar a um ROI significativo quando especificado adequadamente de acordo com os requisitos de sua aplicação. Restrições ambientais, composições de ativos e limitações/requisitos de alcance de leitura podem afetar a eficácia e o custo-benefício de um sistema RFID para sua aplicação. Embora o RFID seja considerado a maior e mais recente evolução no gerenciamento de ativos, pode não ser adequado para todas as aplicações, especialmente se você espera um certo ROI em uma janela de tempo específica.

Conheça mais sobre RFID

As soluções, como o RFID do SmartX HUB, são totalmente automatizadas, permitindo que os funcionários obtenham e devolvam rapidamente os ativos de que precisam sem um atendente de ativos, mantendo o funcionário responsável por eles.

A presença global da SmartX HUB, juntamente com sua profunda experiência em transformação de negócios, provou que as metodologias e a experiência adquiridas com milhares de engajamentos mundiais ajudam  corporações a alcançar resultados reais de negócios e inovação de forma rápida e econômica.

Para obter mais informações sobre como podemos ajudá-lo a superar os desafios para o seu negócio  ou para conferir uma demonstração gratuita, entre em contato conosco.

Contatos

Benefícios

Saiba mais sobre o que estamos fazendo ultimamente

O que é o software CMMS para Manutenção?

O que é o software CMMS para Manutenção?

O que é o software CMMS? Um CMMS, ou sistema informatizado de gestão de manutenção, é um software que ajuda

RFID Auxiliando a expansão da Indústria

RFID Auxiliando a expansão da Indústria

RFID Auxiliando a expansão da Indústria Crescimento rejeitado por falta de pessoas habilitadas Se você está no ramo da fabricação,

Como funciona a impressão de etiquetas RFID?

Como funciona a impressão de etiquetas RFID?

Como funciona a impressão de etiquetas RFID? Por que a Impressão de Etiquetas RFID são importantes? No mundo cada vez

error: