Dicas para impressão/codificação de etiquetas inteligentes RFID

O que é RFID e como funciona?

A identificação por radiofrequência, ou RFID, refere-se a uma tecnologia em que a informação é transmitida sem fio por ondas de rádio. É um método de identificação automática que utiliza ondas de rádio para ler e capturar informações armazenadas em uma etiqueta anexada a um objeto.

Empresas em todo o mundo imprimem e codificam milhões de etiquetas inteligentes todos os anos. A maioria dos problemas que surgem ocorrem devido a algumas condições comuns que são facilmente resolvidas.

Muitos problemas podem ser evitados inteiramente treinando os funcionários sobre as principais causas de falha de etiquetas inteligentes, como a devida diligência na seleção de mídia e manuseio de mídia adequados e substituição da calibração manual da impressora por modelos de calibração automática.

Seguir as dicas pode ajudar a obter mais do seu sistema de impressão de etiquetas inteligentes, melhorando a confiabilidade, minimizando a necessidade de intervenção do operador, reduzindo o desperdício de etiquetas, evitando erros de codificação e impressão e produzindo mais etiquetas utilizáveis ​​por rolo.

Como as impressoras criam etiquetas inteligentes 

As impressoras/codificadoras de etiquetas inteligentes usam mídia que contém um inlay RFID (chip e antena de alumínio, cobre ou prata ligada a uma camada de polietileno tereftalato (PET) incorporada ao material da etiqueta.

O inlay é enviado ao fabricante da etiqueta sem adesivo (“seco”) , ou anexado a um revestimento sensível à pressão ("úmido"). Os processos de "etiqueta convertida" incorporam o inlay RFID em uma etiqueta de papel autoadesiva.

Um codificador RFID dentro da impressora grava dados pré-determinados na etiqueta RFID usando radiofrequência Transmissão (RF) Em seguida, a impressora imprime códigos de barras, texto e gráficos usando o processo de impressão térmica padrão. 

Selecionando a mídia certa 

A correspondência da mídia com a impressora e a aplicação é importante para o sucesso de qualquer sistema de impressão de etiquetas, mas é fundamental para a impressão/codificação de etiquetas inteligentes RFID. Os sistemas RFID são projetados para minimizar interferências, garantir a integridade dos dados e fornecer alcance máximo de leitura. O alcance de leitura RFID e a integridade dos dados dependem de etiquetas inteligentes de alta qualidade. 

A etiqueta inteligente deve transferir dados de maneira confiável e previsível e – no clássico efeito dominó – o sucesso ou fracasso do sistema RFID depende do atendimento a esse requisito. O material de etiqueta inteligente deve proteger adequadamente o inlay e não fornecer interferência potencial, que afeta o alcance e a confiabilidade. A devida diligência em relação à seleção de etiquetas inteligentes pode fazer uma enorme diferença se uma implementação de RFID alcança ou não o sucesso. 

Selecione uma impressora que imprima e codifique em campo 

As impressoras RFID on-pitch codificam as etiquetas no mesmo passo especificado pelo fabricante do inlay, eliminando assim o processo extra de separar os inlays antes da codificação. A impressão em campo bem-sucedida requer impressoras projetadas com tolerâncias mecânicas rígidas, tecnologia RF avançada e firmware inteligente. 

As impressoras RFID em campo também devem suportar uma integração fácil com redes sem fio, fornecer um caminho à prova de futuro para atualizações à medida que os padrões RFID evoluem e oferecer flexibilidade para suportar vários tipos de inlays e requisitos de etiquetas inteligentes. 

Evite papel alumínio

Não use papel-alumínio ou estoque de etiquetas à base de metal para etiquetas inteligentes. O metal reflete os sinais de RF e é uma das principais fontes de interferência de RFID. 

A incorporação de um inlay RFID em uma etiqueta de metal ou folha pode impedir a codificação/leitura bem-sucedida e limitar severamente o alcance. 

Combine a posição do chip com a impressora / codificador 

Os usuários de RFID devem realizar testes para encontrar a melhor frequência, protocolo, fabricante de inlay e design para as necessidades de sua aplicação. 

Um erro comum é fazer um grande pedido de etiquetas inteligentes no início da fase de teste sem garantir que a mídia atenda aos requisitos de otimização para a impressora/codificadora escolhida.

 Na verdade, a etiqueta inteligente geralmente não é interoperável entre diferentes marcas de impressoras/codificadoras que suportam o mesmo protocolo RFID. Portanto, a etiqueta específica requer calibração para o modelo de impressora/codificador específico para garantir alinhamento e codificação adequados.

Conheça mais sobre RFID

A presença global da SmartX HUB, juntamente com sua profunda experiência em transformação de negócios, provou que as metodologias e a experiência adquiridas com milhares de engajamentos mundiais ajudam  corporações a alcançar resultados reais de negócios e inovação de forma rápida e econômica.

Para obter mais informações sobre como podemos ajudá-lo a superar os desafios para o seu negócio  ou para conferir uma demonstração gratuita, entre em contato conosco.

Contatos

Benefícios

Saiba mais sobre o que estamos fazendo ultimamente

O que é o software CMMS para Manutenção?

O que é o software CMMS para Manutenção?

O que é o software CMMS? Um CMMS, ou sistema informatizado de gestão de manutenção, é um software que ajuda

RFID Auxiliando a expansão da Indústria

RFID Auxiliando a expansão da Indústria

RFID Auxiliando a expansão da Indústria Crescimento rejeitado por falta de pessoas habilitadas Se você está no ramo da fabricação,

Como funciona a impressão de etiquetas RFID?

Como funciona a impressão de etiquetas RFID?

Como funciona a impressão de etiquetas RFID? Por que a Impressão de Etiquetas RFID são importantes? No mundo cada vez

error: