Rastreando Embalagens de Transporte Retornáveis (RTIs)

Maximize o uso de RTIs e evitar que ativos se percam com rastreamento RFID

Os Itens de Transporte Retornáveis (RTIs), usados para transportar estoque e mercadorias de um local para outro, são ativos essenciais para praticamente todas as empresas de fabricação e logística.

Manter o controle de suas RTIs pode ser desafiador, especialmente quando o registro de sua localização depende de processos manuais como a digitalização. Se os RTIs chegarem no local errado ou não forem encontrados, a movimentação de mercadorias se torna difícil ou impossível, o que pode causar atrasos na entrega. Apesar da nossa dependência deles, muitas empresas não têm visibilidade sobre a disponibilidade, paradeiro e qualidade de suas RTIs e encontram-se desembolsando quantias consideráveis a cada ano para substituir aqueles que foram perdidos ou danificados.

Com taxas típicas de redução anual de 3 a 9%, ter que substituir continuamente seus RTIs perdidos ou roubados pode ter um impacto sério na rentabilidade. Portanto, através do rastreamento de paletes, rastreamento de caixas plásticas e rastreamento de racks metálicos, por exemplo, é fornecida uma melhor visibilidade através da cadeia de suprimentos e permite uma melhor utilização desses itens retornáveis. Isso significa que você pode reduzir os níveis de estoque de piscina, pois não há necessidade de manter os itens just-in-case devido a ter a capacidade de agora saber quem, o quê, onde e quantos.

Por que a Gestão de Embalagens Retornáveis é importante?

Para os fabricantes, um sistema de rastreamento de contêineres (RTIs) ajuda a acompanhar seus recipientes retornáveis. Muitas vezes referidos como itens de transporte retornáveis (RTI), esses itens incluem paletes, caixas plasticas, cilindros, tanques de líquidos, totes e racks. Esses sistemas  com RFID monitoram os níveis atuais de estoque, condição e localização dos RTIs. Como resultado, as empresas podem evitar perdas, danos e tempo de inatividade da produção.

Melhorar a utilização e eliminar o desperdício

O rastreamento com RFID nas operações de embalagens é uma solução comprovada para oferecer um rápido retorno sobre o investimento (ROI). A identificação única do ativos permite a automação de trabalhos manuais associados ao despacho e recebimento, para que você possa otimizar o transporte para a coleta de suas embalagens e melhorar seus níveis de serviço. Reduzir os níveis de embalagens de transporte reutilizáveis perdidas pode permitir que você invista em RTIs de maior qualidade que proporcionam ciclos de vida mais longos.

Você está confiando em planilhas?

As planilhas ainda são uma das maneiras mais comuns de as empresas começarem a rastrear o que possuem. Acha que eles permanecem precisos por muito tempo? De maneira nenhuma. Eles rapidamente se tornam imprecisos ou desajeitados. Na verdade, a Sage Accounting descobriu que uma empresa de US$ 2 milhões usando planilhas para rastrear seus ativos poderia estar gastando até US$ 50.000 por ano em "ativos fantasmas", ou itens que eles estão pagando e contabilizando em seu livro geral, mas que estão fisicamente faltando.

Como escolher o software de gerenciamento de ativos retornáveis?

À medida que você começa a considerar diferentes fornecedores de software de gerenciamento de ativos, comece a avaliar por que você precisa melhorar sua abordagem para a gestão de ativos. 

À medida que a TI continua a evoluir, a dependência muda cada vez mais para os fornecedores saas para serviços críticos, e é necessário acompanhar as mudanças em ambientes de nuvem cada vez mais dinâmicos, o gerenciamento de ativos está se adaptando. É importante que você escolha as ferramentas que podem melhor habilitar a colaboração e apoiar sua prática de gerenciamento de serviços.

Cada organização é diferente. Talvez você precise mapear dependências complicadas através de uma empresa. Você pode querer manter registros de ativos intangíveis, como licenças e documentos de conformidade para reduzir o risco. Talvez suas necessidades sejam mais simples e envolvam o rastreamento de um inventário de computadores.

Felizmente, com o uso de RFID é possivel rastrear computadores, servidores e outros bens em tempo real ou com emprego de coletores de dados portáteis. O ganho é enorme quando se emprega etiquetas inteligentes RFID.

Como funciona a solução SmartX HUB?

O primeiro passo é identificar todos os itens com tag RFID e constituir um cadastro de itens (que pode ser integrado com seu ERP usando APIs). O segundo passo é automatizar o processo de controle das movimentações. Para isso terá que integrar a antena com o sistema de controle de RTIs da SmartX HUB com funcionalidades diferentes para as movimentações internas e externas.

- Movimentações Internas são as transferências entre departamentos, que são duas operações: uma de saída e outra de entrada. Caso queira automatizar o controle terá que colocar uma antena em cada porta de um departamento (Por exemplo produção e armazém). É uma solução bastante onerosa e ainda por cima há muitas possibilidades da tag RFID não ser capturada pela antena. 

Existem movimentações internas que não são transferências entre departamentos. São carrinhos de transportes e caixas  usados para abastecimento da linha de produção. Dependendo da importância, como por exemplo Rack Metálico de altíssimo valor, vale a pena pensar em colocar tag RFID ativa para facilitar a sua localização e controle.

- Movimentações Externas são os bens que saem da empresa, podendo retornar ou não. Por isso, causam descontroles, perdas e roubos. Podemos classificar as movimentações externas em:

a) Transferências para filiais, depósitos ou unidades fabris da empresa.

b) Saídas sem retorno: são os bens que deverão ser baixados do cadastro. Exemplos: venda, roubo, baixa como sucata, baixa por quebra sem possibilidade de conserto, obsolescência, etc.

c) Itens que saem e retornam: são RTIs utilizados em serviços externos que retornam no fim do dia ou no dia seguinte;

d) Itens que saem e ficam em poder de terceiros com retorno demorado: bens locados, bens em comodato, bens em poder de terceiros, bens que saem para consertos, etc;

e) Saídas não autorizadas: furtos e desaparecimentos de RTIs

Para automatizar o controle das movimentações externas terá que assegurar que o item passe sempre por um portal com antena para efetuar a captura da tag RFID. A identificação do item capturado deve ser enviada ao sistema de controle de RTIs que deverá processar de forma diferenciada conforme cada tipo de movimentação que está sendo efetuada.

Solução completa para rastreamento e gestão de RTIs

O rastreamento por RFID das operações de pool de embalagens é uma solução comprovada, que oferece um rápido retorno sobre o investimento (ROI). O tageamento das RTIs permite a automação de trabalhos manuais associados ao despacho e recebimento, para que você possa otimizar o transporte para a coleta de seus RTIs e melhorar seus níveis de serviço. Reduzir os níveis de embalagens reutilizáveis perdidas pode permitir que você invista em RTIs de maior qualidade, proporcionando ciclos de vida mais longos.

Listamos abaixo a relação de embalagens que rastreamos com RFID:

  • Cilindros de Ar
  • Racks de pão
  • Caixas dobráveis
  • Rolling Quarter Pallets
  • Barris
  • Recipientes a granel 
  • Tanques líquidos
  • Paletes (Madeira & Plástico)
  • Caixas de laticínios de plástico
  • Caixas Plásticas Gaiolas de rolamento

Benefícios diretos do uso da Plataforma SMARTX HUB

A Plataforma SmartX HUB oferece um conjunto de funções sistêmicas que podem compor painéis analíticos, visualizados na web ou em um aplicativo móvel. Gráficos, mapas, tabelas, diagramas interativos. Está tudo aí!

Permite inventários e contagens de ciclo rápidos e fáceis e buscas por embalagens extraviadas.

Um melhor rastreamento fornece 'Insights' sobre o tempo que os RTIs gastam em fornecedores, distribuidores e varejistas e permite que os proprietários reduzam o tempo de inatividade e a subutilização dos contêineres.

Ver tendências dentro da cadeia de suprimentos e atribuir prestação de contas aos ativos ajuda a reduzir recipientes roubados, extraviados ou mal tratados.

Novas compras de contêineres podem ser reduzidas significativamente devido a otimização da frota de ativos, controles de estoques mais precisos, melhora do tempo de ciclo e redução de perdas.

O uso da tecnologia de SmartX RFID para automatizar a cadeia de suprimentos, você melhora o monitoramento à medida que os contêineres saem da fábrica ou do armazém para fornecedores e parceiros de distribuição, permitindo a identificação de pontos de perdas de RTIs.

Obter informações precisas sobre o inventário fornece melhor controle fiscal e conformidade regulatória sobre o Capital em ativos.

Com base nas informações coletadas via checklist digital ou integração com outros sistemas, é possível automatizar disparos de notificações, marcar responsáveis, mudar status de serviços e realizar diversas outras ações.

Confira as principais tarefas de manutenção preventiva, corretiva e preditiva que você pode automatizar.

 

Conclusão

O SmartX HUB RFID-é uma solução RFID baseada em nuvem, fornecendo gerenciamento robusto de logística de embalagens retornáveis, controle de inventários e sua manutenção.

Ele ajuda você a gerenciar melhor suas instalações e equipamentos. Você pode controlar facilmente suas tarefas de manutenção e garantir que o equipamento esteja funcionando de forma confiável e eficiente o suficiente para garantir o atendimento ao seu cliente interno.

O rastreamento com RFID do SmartX HUB faz parte da solução da SmartX para track & trace e também aproveita as plataformas IoT-RFID e Cloud para captura de dados. A solução para rastreamento de itens do SmartX HUB avança seu sucesso na tecnologia de rastreabilidade em tempo real, permitindo vários casos de uso de negócios por meio de aplicativos e inteligência de negócios.

Após a implementação da solução RFID, o departamento de Logística vê registros de estoque mais precisos. Sem o risco de erros manuais, a equipe pode ter certeza de que o inventário será mantido em níveis suficientes para fornecer alta qualidade aos seus processos de movimentação de embalagens.

A presença global da SmartX HUB, juntamente com sua profunda experiência em transformação de negócios, provou que as metodologias e a experiência adquiridas com milhares de engajamentos mundiais ajudam os hospitais a alcançar resultados reais de negócios e inovação de forma rápida e econômica.

Para obter mais informações sobre como podemos ajudá-lo a superar os desafios para o seu negócio de saúde ou para conferir uma demonstração gratuita, entre em contato conosco.

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