Aplicações para Manufatura 4.0 com IoT

Por que o IoT e RFID podem ser uma boa ideia para sua Indústria?

Soluções unificadas de visibilidade de ativos para Manufatura e Logística

O SmartX HUB fornece visibilidade corporativa completa sobre uma única Plataforma de Software unificada, combinando uma grande variedade de informações de localização, status e condições sobre ativos móveis valiosos, seja em salas de fabricação internas, pátios ao ar livre ou outros ambientes de fabricação severos.

O SmartX HUB permite que as instalações de fabricação e os centros logísticos melhorem as operações, aproveitando ainda mais o capital investido. A solução SmartX HUB já está sendo usada por uma variedade de fabricantes em indústrias automotivas, manufatura, produtora de alimentos, farmacêutica, petróleo & gás, mineração e outras indústrias para resolver problemas críticos e criar ambientes de fabricação eficientes.

As soluções da SmartX HUB para fabricação e logística incluem Visibilidade e Controle de Processos de Manufatura (WIP) em tempo real, Utilização e Controle de Equipamentos e Kits de Ferramentas, Visibilidade Inter-plantas, Gerenciamento de Estoques, Monitoramento de Condições, Reabastecimento de Peças (e-Kanban), Segurança de Pessoas e muito mais. Essas aplicações empregam nossa tecnologia RFID e IOT que aproveita sua infraestrutura de rede existente e se integra com todos os seus sistemas corporativos.

Desafios

A falta de visibilidade em tempo real da movimentação de componentes e produtos manufaturados podem aumentar o risco de perda de controle do físico com os dados do sistema ERP o que pode trazer resultados prejudiciais, como multas junto a clientes por erros, perdas de produção e aumento de inventários de embalagens e materiais (custo de capital) desnecessários. 

A produção e a eficiência operacional global são fatores-chave de sucesso - a capacidade de enviar mais produtos, a um custo menor, com menos estoque, em um menor período de tempo, pode, em última análise, significar sucesso para um fabricante. Em muitos casos, porém, a produtividade é retardada ou interrompida devido à falta de visibilidade da localização e status do inventário, dos ativos e até mesmo das pessoas.

Não saber onde o próximo trabalho em processo (WIP) caso ou transportador está em uma grande instalação de fabricação pode levar a tempos de ciclo mais longos e incompatão com o cronograma de produção. Itens perdidos atrasam pedidos de clientes e causam reprodução e desperdício desnecessários. Equipamentos compartilhados entre vários programas são muitas vezes extraviados ou ausentes. O inventário de semi-acabados da linha precisa ser otimizado e entregue bem a tempo.

Alguns ambientes severos exigem medidas especiais para garantir a segurança das pessoas e processos eficientes de evacuação e reunião durante a emergência.

Conheça algumas de nossas soluções:

Visibilidade de Processos (WIP) em tempo real

Milhares de unidades  de ordens de produção se movem entre estações em grandes instalações de fabricação e entre plantas produtivas. Gerenciar todas as unidades, casos e operações em processo (WIP) é um verdadeiro desafio nos complexos ambientes de fabricação atuais. As buscas pelo próximo produto/unidade podem durar vários minutos a horas e resultar em aumento do tempo de ciclo e outras ineficiências. A visibilidade do WIP em tempo real fornece a localização, status e condição precisas de todos os pedidos de produção. Além disso, os alertas são acionados após a ordem em processo estar com desvios ou com escassez de materiais, melhorando o tempo de reação.
• Melhora a eficiência operacional e reduzir custos
• Automatiza processos e impulsionar a fabricação enxuta
• Aumentar a Produtividade e o OEE (Eficiência Geral dos Equipamentos)
• Agiliza as ordens expressas

Utilização e Controle de Equipamentos

Valiosos kits de ferramentas, equipamentos de teste e máquinas são muitas vezes extraviados ou levados por outros departamentos. Este fato causam tempo de inatividade da produção, ineficiências na produção e utilização fora do ideal de equipamentos.

A visibilidade em tempo real permite que os usuários no chão de fábrica executem pesquisas usando terminais de Computadores, Laptops ou smartfones  para localiza ferramentas  e saber o status de uso da mesma. A solução permite manter constantemente contagens automatizadas de estoque de equipamentos atualizadas. Os responsáveis pela manutenção, calibração e certificação dos equipamentos recebem alertas e relatórios automatizados com a localização, próxima data de serviço e status de todos os equipamentos.
• Eliminar interrupções na produção
• Aumentar a utilização do equipamento
• Melhorar a produtividade do trabalho
• Conformidade com manutenção
• Reduzir os ciclos de calibração e manutenção

Movimentação de Ferramentas entre Estações ou Plantas

Peças, componentes, kits de ferramentas, equipamentos e materiais estão constantemente se movendo entre instalações, fornecedores e armazéns, criando assim um desafio ainda maior. Com o SmartX HUB, os gestores podem rastrear itens enviados e receber notificações após a chegada ou partida dos itens, melhorando a rastreabilidade e garantindo que os itens cheguem ao destino correto. Nas operações logísticas é essencial garantir que, a qualquer momento, haja gaiolas e contêineres suficientes que sejam usados para transportar mercadorias em cada depósito ou centro de distribuição. Os painéis de visibilidade na WEB permitem que os trabalhadores observem a localização em tempo real e o status de kits de ferramentas e equipamentos.
• Melhorar a rastreabilidade e garantir que os itens cheguem ao destino correto
• Evitar escassez e interrupções operacionais

Gestão de Embalagens inteligentes

A tecnologia RFID (Radiofreqüência para Identificação de Dados) é a solução ideal para enfrentar os desafios da gestão de embalagens retornáveis, permitindo o rastreamento em tempo real de cada ativo RTI individual, desde o momento em que deixa a sua instalação até o momento em que retorna à empresa. Esse processo se repete consecutivamente.
Com o RFID, a visibilidade ao monitorar o movimento da mercadoria dentro e fora da empresa torna-se precisa e automática, não requerendo intervenção humana.
Para cada cenário ou embalagem, a Smartx customiza os componentes da solução para buscar o melhor retorno sobre investimento no processo adotado.

Gestão de Pátios

A visibilidade em tempo real é fundamental para agilizar processos de negócios e operações em pátios logísticos e centros de distribuição. A plataforma SmartX HUB permite supervisionar a localização de todos os veículos, reboques, contêineres e racks, bem como veículos de serviço de pátio em todo o pátio em tempo real, gerando automaticamente relatórios de inventário precisos. Os alertas automatizados fornecem aos gestores indicações imediatas sobre o status do item, como contêineres vazios, devolução de peças, etc., permitindo um tempo de resposta mais rápido, automatizando e aumentando a eficiência das operações de portão e doca, entre outros procedimentos operacionais padrão. Os dados podem ser integrados a qualquer sistema de gerenciamento de estoque, a fim de garantir o melhor agendamento e planejamento.
• Gerenciar eficientemente veículos, reboques e contêineres em grandes pátios externos
• Reduzir custos operacionais
• Melhorar a produtividade do trabalho
• Agilizar o tráfego de portão e gates 

Otimização da cadeia logística

O monitoramento de produtos finalizados por meio de RFID oferece alto nível de controle sobre o estoque.

Com isso, as fábricas podem implantar técnicas de gerenciamento de estoque “just in time” para reduzir os custos com a gestão de bens ociosos, o que também ajuda a liberar profissionais para outras tarefas.

O rastreamento automatizado de componentes por meio de tags RFID simplifica a logística e possibilita o gerenciamento em tempo real dos fluxos de stocks e da qualidade. 

Conclusão

A tecnologia de rastreabilidade baseada em RFID e IoT fornece uma base para informações sobre distribuição de contêineres e produtos, status e desempenho do fornecedor. O SmartX HUB configurado para manufatura faz parte da solução da SmartX HUB para rastreabilidade e também aproveita as plataformas IoT-RFID, IoT e Cloud para captura de dados. A solução da Smartx HUB para track & trace avança seu sucesso permitindo vários casos de uso de negócios por meio de aplicativos móveis, portais RFID fixos e inteligência de dados.

Baseado na Plataforma SmartX HUB, os aplicativos de visibilidade de ativos e gerenciamento da cadeia de suprimentos permitem que as empresas gerenciem suas cadeias de suprimentos usando dados atualizados, oferecendo painéis com métricas, dashboards e relatórios para definir expectativas e identificar claramente os tempos de ciclo e retorno dos itens e o desempenho inadequado por parceiros comerciais e fornecedores (quebras de SLA).

Ao automatizar seus processos com a tecnologia SmartX HUB RFID-IoT, você pode reduzir os custos operacionais diários reduzindo significativamente os custos de mão-de-obra e erro através da automação de processos. O SmartX HUB oferece uma plataforma escalável que é personalizável e simples de usar, encaixando-se facilmente no seu processo de negócios exclusivo. Para facilitar ainda mais, o SmartX HUB é executado em qualquer navegador da Web, bem como em qualquer dispositivo Windows, iOS ou Android.

A presença global da SmartX HUB, juntamente com sua profunda experiência em transformação de negócios e indústria, provou que as metodologias e a experiência adquiridas com centenas de clientes mundiais ajudam os clientes a alcançar resultados reais de negócios e inovação de forma rápida e econômica.

Para obter mais informações sobre como podemos ajudá-lo a superar os desafios para o seu negócio de fabricação ou para conferir uma demonstração gratuita, entre em contato conosco.

Contatos

Benefícios

Saiba mais sobre o que estamos fazendo ultimamente

O que é o software CMMS para Manutenção?

O que é o software CMMS para Manutenção?

O que é o software CMMS? Um CMMS, ou sistema informatizado de gestão de manutenção, é um software que ajuda

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos A escassez de funcionários nos hospitais e nas instalações de cuidados de

RFID Auxiliando a expansão da Indústria

RFID Auxiliando a expansão da Indústria

RFID Auxiliando a expansão da Indústria Crescimento rejeitado por falta de pessoas habilitadas Se você está no ramo da fabricação,

error: