Por que o RFID pode ser uma boa ideia para sua Indústria?

Por que o RFID pode ser uma boa ideia para sua Indústria?

Como a tecnologia IoT-RFID pode aperfeiçoar os Processos na Indústria?

Ao equipar uma linha de produção com o leitor de radiofrequência é possível ter um controle mais forte sobre a produção. Ao mesmo tempo, a possibilidade de comunicação remota gera alta confiabilidade a esse monitoramento e não corre o risco de sofrer com erros humanos no acompanhamento desse processo.

A comunicação pelo sistema RFID também permite que as informações trocadas pelas tags e pelos leitores sejam acompanhadas e programadas digitalmente. Isso significa que é possível usar as informações de deslocamento de objetos para controlar as etapas de produção.

Desafios

A falta de visibilidade em tempo real da movimentação de componentes e produtos manufaturados podem aumentar o risco de perda de controle do físico com os dados do sistema ERP o que pode trazer resultados prejudiciais, como multas junto a clientes por erros, perdas de produção e aumento de inventários de embalagens e materiais (custo de capital) desnecessários. 

A produção e a eficiência operacional global são fatores-chave de sucesso - a capacidade de enviar mais produtos, a um custo menor, com menos estoque, em um menor período de tempo, pode, em última análise, significar sucesso para um fabricante. Em muitos casos, porém, a produtividade é retardada ou interrompida devido à falta de visibilidade da localização e status do inventário, dos ativos e até mesmo das pessoas.

Não saber onde o próximo trabalho em processo (WIP) caso ou transportador está em uma grande instalação de fabricação pode levar a tempos de ciclo mais longos e incompatão com o cronograma de produção. Itens perdidos atrasam pedidos de clientes e causam reprodução e desperdício desnecessários. Equipamentos compartilhados entre vários programas são muitas vezes extraviados ou ausentes. O inventário de semi-acabados da linha precisa ser otimizado e entregue bem a tempo. Alguns ambientes severos exigem medidas especiais para garantir a segurança das pessoas e processos eficientes de evacuação e reunião durante a emergência.

O que é o RFID?

RFID é uma tecnologia de identificação automática que funciona com base na emissão de
sinais de rádio, capazes de identificar e aceder a informações contidas em tags  que podem estão ligadas ou incorporadas aos objetos. Através das tags RFID pode-se conhecer a identidade, localização atual, condição e história de um objeto sem nenhuma intervenção humana.

A captura de dados em tempo real a cada etapa do processo sincroniza o fluxo de produtos e o fluxo de informações, reduzindo/eliminando os erros. 

Além disso, quando comparado aos tradicionais códigos de barra, a tecnologia RFID traz vantagens nomeadamente em relação aos níveis da capacidade, dependência e segurança dos dados. Ao contrário dos códigos de barras, que devem ser digitalizados individualmente, as tags RFID não precisam estar dentro da linha de visão do leitor, podendo ser lidas simultaneamente e incorporadas nos objetos.

Um programa adequado de rotina e manutenção preventiva melhora a disponibilidade e reduz as despesas gerais. Torna o equipamento mais seguro, incentiva a confiança do operador e maximiza a longevidade. A manutenção adequada também reduz o risco de litígio. Um programa de rotina e manutenção preventiva completo alcança todos os pontos.

Resolvendo problemas com o SmartX HUB IoT

O software da SmartX HUB é, de fato, o mais completo para quem procura uma metodologia voltada para o futuro da gerenciamento de manutenção corporativa.

Com o sistema de manutenção SmartX HUB, sua empresa contará com diversos recursos avançados que economizarão tempo e alavancarão a produtividade. Afinal de contas, adotando esse sistema de manutenção, sua empresa ganha uma plataforma completa que conta com total visibilidade da sua frota/parque de equipamentos e automatiza mais de 75% das tarefas manuais.

A seguir, você conhece como o software de manutenção da SmartX HUB pode auxiliar todos os processos e torná-los mais simples, evitando dores de cabeças desnecessárias. Veja abaixo como podemos ajudar:

O sistema SmartX HUB RFID-IoT permite que os trabalhadores localizem ferramentas de forma rápida e fácil, evitando a necessidade de parar a linha de montagem e procurar uma ferramenta extraviada. Ele também pode ajudar a fornecer informações sobre a frequência com que certos equipamentos são usados, permitindo que você controle melhor a depreciação de ativos de alto valor.

Preocupado que você está ficando sem suprimentos e não tem tempo para fazer um inventário? Com o SmartX HUB RFID, este problema desaparece. Os gestores automotivos podem obter visibilidade constante dos níveis de estoque e podem configurar seus sistemas para reordenar automaticamente os suprimentos para evitar a escassez quando os suprimentos estão baixos.

Um dos maiores benefícios da RFID envolve o enorme aumento da visibilidade que pode ser alcançado no transporte e recebimento. Você saberá exatamente onde diferentes itens estão em sua cadeia de suprimentos o tempo todo.

O SmartX HUB integra dados em tempo real em nível de item em aplicativos de transporte corporativo e logística existentes para que os dados refletidos no sistema representem com precisão o que está acontecendo no dock de carregamento. Essas informações precisas permitem que as equipes de logística tomem decisões importantes de negócios rapidamente.

Obtenha dados em nível de item sobre cada ativo para garantir que ferramentas e equipamentos importantes não se percam, extraviados ou roubados. Mantendo-se atualizado sobre o paradeiro de suas ferramentas, você pode reduzir os níveis globais de estoque, garantindo suprimentos adequados em todos os locais.

Adicione tags habilitadas para RFID a contêineres de transporte reutilizáveis para gerenciamento automatizado de onde os contêineres foram e quando eles foram devolvidos. Automatize o processo de rastreamento com recipientes reutilizáveis que são enviados e devolvidos ao seu negócio.

Nas fábricas, a aplicação do RFID pode ser em:

Rastreamento de Componentes e Produtos

Em uma linha de montagem equipada com RFID, é possível rastrear em tempo real cada item de matéria-prima, os produtos finalizados e até mesmo os objetos em diversas etapas de montagem (WIP, ou Work in Progress).

Colocando leitores em diversos pontos da linha de produção, pode-se controlar a localização de cada objeto com maior precisão. Quanto mais leitores usados, maior a exatidão do rastreamento.

Numa linha de montagem, por exemplo, com mais de 100 versões de produtos, uma fábrica flexível pode  utilizar  porta-ferramentas “inteligentes” equipados com tags RFID. Desta forma eles podem detectar a variante do produto e comunicar os materiais e processos necessários à linha de montagem.

O Rastreamento com RFID pode identificar também a rota de um objeto em todo o ciclo de produção e expedição.

O rastreamento preciso dos itens pode ser integrado com o banco de dados logístico para obter um melhor controle do processo, o que permite planejar os ciclos de manutenção. A contagem precisa dos produtos  através do RFID evita perdas, o que gera a redução de prejuízo para a empresa.

Gestão de Embalagens inteligentes

A tecnologia RFID (Radiofreqüência para Identificação de Dados) é a solução ideal para enfrentar os desafios da gestão de embalagens retornáveis, permitindo o rastreamento em tempo real de cada ativo RTI individual, desde o momento em que deixa a sua instalação até o momento em que retorna à empresa. Esse processo se repete consecutivamente.
Com o RFID, a visibilidade ao monitorar o movimento da mercadoria dentro e fora da empresa torna-se precisa e automática, não requerendo intervenção humana.
Para cada cenário ou embalagem, a Smartx customiza os componentes da solução para buscar o melhor retorno sobre investimento no processo adotado.

Otimização da cadeia logística

O monitoramento de produtos finalizados por meio de RFID oferece alto nível de controle sobre o estoque.

Com isso, as fábricas podem implantar técnicas de gerenciamento de estoque “just in time” para reduzir os custos com a gestão de bens ociosos, o que também ajuda a liberar profissionais para outras tarefas.

O rastreamento automatizado de componentes por meio de tags RFID simplifica a logística e possibilita o gerenciamento em tempo real dos fluxos de stocks e da qualidade. 

Conclusão

A tecnologia de rastreabilidade baseada em RFID e IoT fornece uma base para informações sobre distribuição de contêineres e produtos, status e desempenho do fornecedor. O SmartX HUB configurado para manufatura faz parte da solução da SmartX HUB para rastreabilidade e também aproveita as plataformas IoT-RFID, IoT e Cloud para captura de dados. A solução da Smartx HUB para track & trace avança seu sucesso permitindo vários casos de uso de negócios por meio de aplicativos móveis, portais RFID fixos e inteligência de dados.

Baseado na Plataforma SmartX HUB, os aplicativos de visibilidade de ativos e gerenciamento da cadeia de suprimentos permitem que as empresas gerenciem suas cadeias de suprimentos usando dados atualizados, oferecendo painéis com métricas, dashboards e relatórios para definir expectativas e identificar claramente os tempos de ciclo e retorno dos itens e o desempenho inadequado por parceiros comerciais e fornecedores (quebras de SLA).

Ao automatizar seus processos com a tecnologia SmartX HUB RFID-IoT, você pode reduzir os custos operacionais diários reduzindo significativamente os custos de mão-de-obra e erro através da automação de processos. O SmartX HUB oferece uma plataforma escalável que é personalizável e simples de usar, encaixando-se facilmente no seu processo de negócios exclusivo. Para facilitar ainda mais, o SmartX HUB é executado em qualquer navegador da Web, bem como em qualquer dispositivo Windows, iOS ou Android.

A presença global da SmartX HUB, juntamente com sua profunda experiência em transformação de negócios e indústria, provou que as metodologias e a experiência adquiridas com centenas de clientes mundiais ajudam os clientes a alcançar resultados reais de negócios e inovação de forma rápida e econômica.

Para obter mais informações sobre como podemos ajudá-lo a superar os desafios para o seu negócio de fabricação ou para conferir uma demonstração gratuita, entre em contato conosco.

Contatos

Benefícios

Saiba mais sobre o que estamos fazendo ultimamente

O que é o software CMMS para Manutenção?

O que é o software CMMS para Manutenção?

O que é o software CMMS? Um CMMS, ou sistema informatizado de gestão de manutenção, é um software que ajuda

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos A escassez de funcionários nos hospitais e nas instalações de cuidados de

RFID Auxiliando a expansão da Indústria

RFID Auxiliando a expansão da Indústria

RFID Auxiliando a expansão da Indústria Crescimento rejeitado por falta de pessoas habilitadas Se você está no ramo da fabricação,

error: