Quais são os componentes de um sistema RFID?

UMA SOLUÇÃO DE RASTREABILIDADE QUE ATENDA ÀS SUAS NECESSIDADE

Ao decidir se um sistema de rastreamento de ativos fixos RFID é a escolha certa para sua organização, é importante conhecer todos os diferentes componentes que fazem parte de uma implementação bem-sucedida. Dessa forma, você pode planejar com antecedência para garantir que todos os componentes estejam prontos antes de começar a marcar os ativos.

Na SmartX HUB, nos especializamos na implementação de sistemas RFID para nossos clientes, orientando-os em cada fase de seu ambiente. Se você estiver interessado em configurar um sistema, entre em contato conosco em [email protected] para que possamos ajudá-lo durante esta fase.

Programa

Uma das primeiras etapas na implementação de RFID é escolher um software que funcione perfeitamente com leitores e tags RFID, como nosso software, SmartX HUB. Encontre um software que permita realizar inventários e marcar ativos como sendo encontrados. Lembre-se de que nem todos os sistemas são fáceis de usar, portanto, certifique-se de ver o sistema em ação antes de fazer sua escolha final. 

Seu software RFID deve ter muitos recursos de relatórios para usar no final do período de inventário. 

Leitores RFID

Esteja você procurando implementar um sistema RFID passivo ou ativo, esta etapa ainda é tão importante. Experimente diferentes leitores RFID em seu ambiente para certificar-se de escolher aquele que funciona melhor para ler seus ativos e é fácil de usar para seus usuários finais. Leitores diferentes têm alcances de leitura diferentes e há várias opções de antena para escolher. Dependendo de quais leitores você escolheu, você pode ter atrasos na entrega devido à escassez da cadeia de suprimentos, portanto, fazer desta a segunda etapa é importante.

Etiquetas RFID 

Existem centenas de tipos diferentes de tags RFID, por isso é uma boa ideia trabalhar com uma empresa que conheça todas as opções e como usá-las. Se você deseja tags de metal, não metal ou universais, é uma boa ideia testar as tags em seus ativos antes de comprá-los para garantir que tenham o alcance de leitura ideal. Sem testar primeiro, você pode acabar pagando milhares de dólares por tags que não são eficientes, fazendo com que você faça um novo pedido. É por isso que trabalhar com pessoas treinadas em RFID é tão vital.

Segurança

Quando a segurança é necessária, uma etiqueta RFID passiva não será uma opção viável. Eles não podem ler através de metal ou líquido, então podem ser bloqueados ao passar por um leitor fixo. O uso de etiquetas RFID ativas fornecerá melhores taxas de leitura porque elas têm menos interferência de metal e líquido. As tags ativas também podem fornecer detecção de movimento e adulteração, o que é uma opção muito melhor para fins de segurança. A desvantagem é que o tamanho da etiqueta será muito maior, pois uma etiqueta RFID ativa possui sua própria bateria interna. Tags maiores, no entanto, podem atuar como um impedimento para os criminosos. 

Como funciona a solução SmartX HUB?

O primeiro passo é identificar todos os itens com tag RFID e constituir um cadastro de itens (que pode ser integrado com seu ERP usando APIs). O segundo passo é automatizar o processo de controle das movimentações. Para isso terá que integrar a antena com o sistema de controle de ativos  da SmartX HUB com funcionalidades diferentes para as movimentações internas e externas.

- Movimentações Internas são as transferências entre departamentos, que são duas operações: uma de saída e outra de entrada. Caso queira automatizar o controle terá que colocar uma antena em cada porta de um departamento. É uma solução bastante onerosa e ainda por cima há muitas possibilidades da tag RFID não ser capturada pela antena. 

Existem movimentações internas que não são transferências entre departamentos. São as laptops, equipamentos de rede e dispositivos usados para manutenção, comunicação e produção. Dependendo da importância, como por exemplo equipamentos de altíssimo valor, vale a pena pensar em colocar tag RFID ativa para facilitar a sua localização e controle.

- Movimentações Externas são os bens que saem da empresa, podendo retornar ou não. Por isso, causam descontroles, perdas e roubos. Podemos classificar as movimentações externas em:

a) Transferências para filiais, depósitos ou unidades fabris da empresa.

b) Saídas sem retorno: são os bens que deverão ser baixados do cadastro. Exemplos: venda, roubo, baixa como sucata, baixa por quebra sem possibilidade de conserto, obsolescência, etc.

c) Itens que saem e retornam: são veículos, equipamentos e ferramentas utilizados em serviços externos que retornam no fim do dia ou no dia seguinte;

d) Itens que saem e ficam em poder de terceiros com retorno demorado: bens locados, bens em comodato, bens em poder de terceiros, bens que saem para consertos, etc;

e) Saídas não autorizadas: furtos, desaparecimentos, desmontagem de máquinas para venda como peças, etc.

Para automatizar o controle das movimentações externas terá que assegurar que o item passe sempre por um portal com antena para efetuar a captura da tag RFID. A identificação do item capturado deve ser enviada ao sistema de controle de ativos que deverá processar de forma diferenciada conforme cada tipo de movimentação que está sendo efetuada.

Garanta o acesso imediato da sua equipe aos suprimentos e ativos vitais de que ela precisar, quando precisar.

Nossa solução melhora as taxas de utilização dos equipamentos existentes, reduzindo a compra desnecessária de inventário adicional.

Uma das vantagens apontadas para RFID é na realização do inventário dos bens. Em tese o processo é bem mais rápido do que com o código de barras. Para que isso seja real, não basta só fixar as tags RFID nos itens. É preciso estudar e planejar o tipo da tag RFID para que o alcance de leitura seja de 1-4 m  e que não exista ponto cego de leitura para evitar falhas na coleta de dados.

Conclusão

O SmartX HUB RFID-é uma solução baseada em nuvem, fornecendo gerenciamento robusto de controle de inventários e sua manutenção.

Ele ajuda você a gerenciar melhor suas instalações e equipamentos. Você pode controlar facilmente suas tarefas de manutenção e garantir que o equipamento esteja funcionando de forma confiável e eficiente o suficiente para garantir o atendimento ao seu cliente interno.

O rastreamento com RFID do SmartX HUB faz parte da solução da SmartX para track & trace e também aproveita as plataformas IoT-RFID e Cloud para captura de dados. A solução para rastreamento de itens do SmartX HUB avança seu sucesso na tecnologia de rastreabilidade em tempo real, permitindo vários casos de uso de negócios por meio de aplicativos e inteligência de negócios.

Após a implementação da solução RFID, os departamentos analisam registros de estoque mais precisos. Sem o risco de erros manuais, a equipe de campo pode ter certeza de que o inventário será mantido em níveis suficientes para fornecer alta qualidade aos seus processos de TI.

A presença global da SmartX HUB, juntamente com sua profunda experiência em transformação de negócios, provou que as metodologias e a experiência adquiridas com milhares de engajamentos mundiais ajudam os hospitais a alcançar resultados reais de negócios e inovação de forma rápida e econômica.

Para obter mais informações sobre como podemos ajudá-lo a superar os desafios para o seu negócio de saúde ou para conferir uma demonstração gratuita, entre em contato conosco.

Contatos

Benefícios

Saiba mais sobre o que estamos fazendo ultimamente

O que é o software Asset Performance Management (APM) ?

O que é o software Asset Performance Management (APM) ?

O que é o software Asset Performance Management(APM)? O Software APM, ou Asset Performance Management (Gerenciamento de Desempenho de Ativos),

O que é o software CMMS para Manutenção?

O que é o software CMMS para Manutenção?

O que é o software CMMS? Um CMMS, ou sistema informatizado de gestão de manutenção, é um software que ajuda

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos A escassez de funcionários nos hospitais e nas instalações de cuidados de

error: