PLATAFORMA IMPINJ CONTROLA 120 MIL ENXOVAIS COM RFID

Hospital de Referencia automatiza rastreamento têxtil de lavanderia com Plataforma RFID Impinj

Cliente: Mais importante Hospital da América Latina

Hoje, o Cliente está na vanguarda de importantes projetos e foi eleito por 10 anos consecutivos como o melhor Hospital da América Latina, comemora 50 anos! Destacando-se no caminho da inovação, sempre incorporando novas tecnologias, é referência em diversas áreas, a exemplo de terapia celular, genômica, saúde digital, big data e atenção primária.

As habilidades e conhecimentos do Cliente estão a serviço não só de pacientes de oito unidades próprias, mas também em mais de duas dezenas de localidades no Brasil e no mundo. Somente na cidade de São Paulo, o Cliente opera 22 unidades públicas – sempre com a mais alta qualidade.

Desafio

Nosso Cliente precisava de melhor visibilidade sobre a localização dos itens têxteis, especialmente à medida que eles se deslocavam pelo hospital e lavanderias externas. 

Processar manualmente itens de lavanderia é uma tarefa demorada e intensiva em mão-de-obra que adiciona custos operacionais para os operadores de lavanderia. Também é propenso a erros, potencialmente levando à perda de itens e aumento dos custos para substituição de itens perdidos. Além disso, o manuseio de roupas hospitalares sujas corre o risco de expor os funcionários a doenças infecciosas.

O Hospital queria aumentar a visibilidade de todos os artigos têxteis  em todo o edifício e a solução deve seguir as diretrizes abaixo:

Solução - Impinj e SmartX HUB melhorando a disponibilidade de enxovais hospitalares

Nossa solução SmartX HUB de gerenciamento de estoque de itens têxteis, apoiada pela tecnologia Impinj, fornece uma visibilidade em tempo real do inventário  do cliente e reporta a disponibilidade de rouparia e uniformes e seu uso. A solução ajudou o Hospital a reduzir os custos operacionais dos seus serviços de lavanderia, aumentando a segurança quando ao processo de lavagem e satisfação do paciente.

A solução combinou etiquetas de lavanderia RFID laváveis e duráveis de alto desempenho, juntamente com sistemas de leitor móveis com tecnologia Impinj embarcada, Gateway xArray Impinj  nos corredores, leitores nas portas de saída e cabines de leitura de alto volume de tags com leitores Impinj.

Como Funciona

Como os itens têxteis, por exemplo  lençóis, toalhas e roupões podem ser parecidas, é difícil garantir que estes itens recém-lavados acabem no local certo em vários andares dos edifícios e durante a quarentena no estoque de 24 a 40 horas.

Logo é preciso identificar os itens de origens da lavanderia  corretamente e garantair que cada quarto receba os enxovais corretos.  Este processo de recebimento e separação contam com leitores manuais e cabines de leitura na entrada (área limpa).

 

Para que o processo funcione, um item de rouparia foi associado ao chip de tag exclusivo desse item. Os leitores Impinj digitalizam cada tag enquanto o item se move pela instalação, desta forma os funcionários do Hospital conseguem localizar o item instantaneamente.

Os gateways Impinj xArray, montados no teto, coletam dados sobre o uso dos enxovais e uniformes. Além disto, leitores colocados nas portas de entrada e sáida de pacientes, reforçam o processo de segurança e controle de evasão.

A equipe de lavanderia usa um leitor de RFID portátil TSL 1128 (incorporado com um chip de leitor RFID Impinj R2000) para digitalizar as etiquetas RFID em vários de processos de contagem, transferencias, recepção de novos enxovais e inventários por área de estoque intermediários e no estoque central.

Os movimentos de itens são armazenados e apresentados em tempo real na ferramenta SmartX HUB, facilitando o controle de vida útil, localização dos itens e a identificação de itens que saem das instalações do hospital sem permissão e prevenindo possíveis perdas destes enxovais.

Benefícios

Com a Plataforma SmartX HUB com tecnologia IMPINJ, os processos de lavagem de itens têxteis hospitalares ganharam visibilidade e controle de uso ao longo de seu ciclo de vida. A equipe de operações puderam facilmente rastrear a localização em tempo real de cada item, praticamente eliminando perdas e custos de substituição associados.

Os inovadores transponders RFID foram afixados de forma discreta e segura a itens têxteis, viabilizando rastreamento RFID de grandes volumes de roupas de cama, toalhas e vestimentas lavadas comercialmente e  otimizaram os processos de contabilidade e inventário.

Ao contabilizar de perto o inventário têxtil, os serviços de lavagem poderam tomar decisões de compra mais precisas e evitaram o custo do excesso de estocagem para compensar a escassez.

Economia anual devido às necessidades de rastreamento manual reduzidos:

Anteriormente, a localização de itens nas múltiplas alas do hospital levava dias.  Com maior precisão de estoque e o sistema de localização em tempo real, os itens agora estão localizados em segundos. Não só os itens estão localizados mais rapidamente, mas o histórico de cada item está agora prontamente disponível, criando um ambiente de paciente mais seguro.

Diminuição das necessidades de estoque de segurança:

O aumento da visibilidade e menos itens perdidos levaram a uma melhor utilização do estoque de enxovais e uniformes. Tendo uma imagem completa de todos os seus itens, o hospital percebeu que eles tinham mais itens do que precisavam. Com esse novo quadro em seu inventário, eles foram capazes de diminuir o estoque global, economizando custos significativos.

Certificar a rotação de enxovais para prevenir a propagação de infecções:

Nossa plataforma de visibilidade de Têxteis ajudam a garantir que seu serviço de rouparia médica seja otimizado e eficiente, com rotações regulares de seu enxoval armazenado para mantê-lo fresco e livre de doenças transmissíveis.

Melhoria do Processo com a Visibilidade do Fluxo

Ao melhorar os processos por trás do gerenciamento de enxovais e uniformes, essa solução torna a classificação de textêis e o rastreamento da vida útil mais simple e precisa. Essa melhoria do processo torna os enxovais reutilizáveis uma opção viável, ajudando os hospitais a economizar dinheiro e reduzir o desperdício.

Conclusão

Usando a solução SmartX HUB Textile, o hospital mais importante da América Latina foi capaz de automatizar o rastreamento de enxovais e uniformes, facilmente retirando itens do serviço no final da vida útil e acelerando os processos de inspeção e inventários.

Usando etiquetas RFID e leitores com a solução SmartX HUB RFID, o Hospital agora envia uma média de 10.000 ativos têxteis reutilizáveis por dia e rastreia 150.000 lençóis e uniformes em circulação.

A separação de itens, um processo que costumava levar várias horas aos operadores, agora pode ser concluída por uma pessoa em poucos minutos, reduzindo drasticamente o tempo e  seu custo.

Benefits

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