Comece o Novo Ano com um Planejamento de Manutenção Sólido

Com o novo ano, é hora de começar a colocar sua lista de resoluções do gerenciador de manutenção em ordem. Mas sejamos honestos. Se você está começando agora, você já está atrasado.

A boa notícia é que você provavelmente pode usar a mesma lista do ano passado, a que você escreveu, porque esperava passar para uma manutenção mais preventiva, reescrever suas ordens de serviço e, finalmente, configurar o planejamento e o agendamento de manutenção adequados para aumentar o tempo de operação crítica

Outra boa notícia é que tudo o que você coloca nessa lista, e não importa quando você o coloca lá, é factível. Há etapas sólidas que você pode seguir para implementar o planejamento e o agendamento de manutenção. E também há muitas coisas que você pode fazer para que todas essas resoluções de manutenção de ano novo se mantenham.

Mas primeiro, vamos ter certeza de que estamos trabalhando a partir de um conjunto comum de definições.

O que é planejamento de manutenção?

O planejamento de manutenção é o que um planejador de manutenção faz para criar um plano de manutenção.

O planejamento de manutenção é o processo de decidir quais ativos e equipamentos precisam de manutenção, qual combinação de inspeções e tarefas eles exigem e com que frequência tudo isso precisa acontecer. Depois de conhecer o trabalho e a frequência, você pode configurar o ecossistema circundante de peças e materiais.

Se a equipe de manutenção precisar verificar a correia do ventilador em um ativo crítico a cada três semanas e, em seguida, substituí-la a cada seis meses, você sabe que precisa de um número X de correias de ventilador sobressalentes no estoque.

O objetivo do planejamento de manutenção é aumentar o tempo de atividade e reduzir o tempo de inatividade, garantindo que você esteja cuidando de seus ativos e equipamentos, encontrando e corrigindo pequenos problemas antes que eles se transformem em problemas caros e frustrantes.

Quais são as diferenças entre o planejamento de manutenção e o agendamento de manutenção?

O planejamento de manutenção responde a perguntas diretamente relacionadas a:

-> Que
-> Com que frequência
-> Com o que

Assim, um planejador de manutenção decide que a equipe de manutenção precisa verificar e lubrificar os rolos nas correias transportadoras a cada seis meses. É o trabalho, com que frequência a equipe o faz e as peças e materiais que eles usam.

O agendamento de manutenção responde a uma pergunta: quando a equipe faz o trabalho? Assim, um agendador de manutenção pode analisar a carga de trabalho da semana e determinar que há um slot aberto na quarta-feira de manhã, quando a equipe estiver disponível e as linhas de produção já estiverem programadas para estarem off-line, para que não precisem se preocupar com o travamento e a marcação das correias.

Como a manutenção preventiva se encaixa em um plano de manutenção?

Assim que você começa a pensar em planejar com antecedência a manutenção, tudo começa a soar como manutenção preventiva. Mas mesmo que você possa ter muitas inspeções e tarefas de manutenção preventiva em seu cronograma de manutenção, você pode e deve incluir outras estratégias de manutenção.

Se o departamento de manutenção implementou a manutenção centrada na confiabilidade, então você já emparelhou seus ativos e equipamentos críticos com a estratégia que faz mais sentido, aquela que lhe dá o maior retorno para o seu dinheiro de manutenção.

Em alguns casos, é a manutenção preventiva. Mas em outros, ele poderia correr para a falha ou manutenção baseada em condições.

O que você deve incluir em um plano de manutenção?

Lembre-se, um plano de manutenção responde a perguntas sobre o que, com que frequência e com o quê.

Um plano de manutenção inclui:

-> Inspeções e tarefas de manutenção
-> Instruções passo a passo
-> Agenda de Serviços
-> Peças e materiais associados
-> Técnicos internos e terceiros

Para horários, você não está tentando dizer quando a equipe faz o trabalho. Em vez disso, você está pensando em quantas vezes. Então, se for de acordo com o tempo, você pode definir a janela de manutenção para cada seis meses. Com algum trabalho em alguns ativos, faz mais sentido olhar para o uso. Então, para uma bomba, você pode se concentrar em ciclos.

Um programa adequado de rotina e manutenção preventiva melhora a disponibilidade e reduz as despesas gerais. Torna o equipamento mais seguro, incentiva a confiança do operador e maximiza a longevidade. A manutenção adequada também reduz o risco de litígio. Um programa de rotina e manutenção preventiva completo alcança todos os pontos.

Quais são as etapas para configurar um plano de manutenção?

No nível mais básico, você está criando e, em seguida, reunindo as diferentes partes do local de manutenção, que são as inspeções e tarefas, instruções, cronogramas, peças e pessoas.

Inspeções e tarefas de manutenção
Olhe para seus ativos e equipamentos e decida quais têm a maior criticidade. Basicamente, os que causam mais dores de cabeça e custam mais dinheiro quando falham. Tenha o cuidado de olhar para cada ativo e peça de equipamento como um indivíduo.

Então, em vez de olhar para todas as unidades AC como iguais, considere seus papéis individuais na instalação. Os que resfriam a sala de descanso são importantes. Mas aqueles que resfriam uma sala de servidores executando software em que toda a organização depende são críticos.

Depois de saber onde você precisa concentrar sua atenção e recursos, você pode começar a fazer instruções para a equipe.

Instruções passo a passo
A consistência é fundamental. Primeiro, você quer que a equipe esteja fazendo o trabalho certo da maneira certa, o tempo todo. Mas mesmo quando eles estão fazendo o trabalho errado, você quer que eles estejam consistentemente errados, sempre errados da mesma maneira. Se todos estão fazendo o trabalho errado à sua maneira, é mais difícil restringir as variáveis e fazer as mudanças certas.

Boas instruções também ajudam você a compartilhar todo o know-how arduamente conquistado por seus técnicos seniores, tornando mais fácil e rápido treinar novos técnicos de manutenção.

Agenda de Serviços
Com ativos e equipamentos mais novos, a única opção real para agendamentos é seguir as recomendações do fabricante para que você não anule nenhuma garantia. Com ativos e equipamentos mais antigos, você deve ser capaz de analisar seus KPIs de falha e ter uma boa noção de quantas vezes você precisa verificar e / ou fazer o trabalho.

É mais uma maneira pela qual uma boa solução moderna de gerenciamento de ativos corporativos (EAM), como o SmartX HUB,  torna o gerenciamento de manutenção muito mais fácil. Uma vez que os dados estão dentro do software, você pode executar relatórios para aproveitá-los em insights de negócios acionáveis.

Peças e materiais associados
Depois de saber que trabalho fazer e com que frequência fazê-lo, você pode adicionar as peças e materiais de que precisa. Para cada inspeção e tarefa, faça uma lista das peças e materiais associados. O objetivo é poder incluir essas informações em todas as ordens de serviço, para que os técnicos possam chegar ao local com tudo o que precisam para trabalhar de forma eficiente.

Ele também ajuda você com o controle de estoque. Você sabe o que precisa e com que frequência precisa.

Técnicos internos e terceiros
Tão importante quanto o que vai ser feito é quem vai fazê-lo. Para muitas das inspeções e tarefas, você pode atribuir a equipe de manutenção. Mas há momentos em que você precisa de ajuda externa.

Por exemplo, talvez seja necessário trazer eletricistas ou encanadores para concluir ou assinar algum trabalho. Há também momentos em que você precisa de um técnico com um certificado específico para trabalhar em um ativo sem anular a garantia. Para todo o trabalho no plano de manutenção, certifique-se de saber quem pode fazê-lo.

Quais são alguns dos problemas comuns com planos de manutenção? De onde eles vêm e como você pode evitá-los?

Assim como todas as outras resoluções de Ano Novo, quando se trata de configurar um plano de manutenção, o sucesso não é garantido. Na verdade, se pode sentir um pouco como se as coisas estão trabalhando ativamente contra você.

Mas, ao planejar maneiras de contornar as armadilhas mais comuns, você pode aumentar suas chances de sucesso a longo prazo.

Esquecendo de comprar  acima e abaixo
O planejamento de manutenção não é apenas para o gerente de manutenção. É para toda a equipe de manutenção. Mas nem todos na equipe sempre a abraçam. Para quase todos os projetos, há uma minoria vocal que quer que as coisas permaneçam do jeito que estão. "Por que consertar o que não está quebrado?", eles perguntam.

Porque está quebrado. E, muitas vezes, obter adesão significa alcançar e lembrar as pessoas da equipe dos problemas diários que estão enfrentando e, em seguida, reforçar como um melhor planejamento pode tornar tudo mais fácil.

E o planejamento de manutenção não é apenas para a equipe. Reduzir o dispendioso tempo de inatividade ajuda a todos em toda a organização. Ao pedir tempo extra ou financiamento para tirar o programa do papel, é importante conversar com as pessoas em um idioma que elas entendam.

Para o CEO, você pode se concentrar no retorno sobre o investimento (ROI). Mas para operações, você pode apontar para o aumento do tempo de atividade. Cada departamento e até mesmo cada posição tem seu próprio conjunto de KPIs, e para obter o apoio das pessoas, você precisa responder o que é provavelmente a primeira (e talvez única pergunta): O que há para mim?

Assumir muitas mudanças de uma só vez
E mesmo quando todos são a favor das mudanças, você não pode fazê-las todas de uma só vez.

Seria o mesmo se você quisesse adotar alguns hábitos mais saudáveis e perder algum peso. Não vai funcionar se na primeira semana sua nova dieta for uma colher de café da manhã, almoço e jantar de aveia. É muita mudança (e pouca comida).

Como seu foco deve estar em seus ativos mais críticos, você pode começar por aí. Depois de um pouco de tempo e com alguns sucessos em seu currículo, você pode expandir para incluir mais ativos e equipamentos. Uma das vantagens é conseguir cometer erros um de cada vez e, em seguida, aplicar as lições aprendidas daqui para frente.

Quando você faz muitas mudanças de uma só vez, você comete muitos erros de uma só vez também.

Resolvendo problemas com o SmartX HUB CMMS

O software da SmartX HUB é, de fato, o mais completo para quem procura uma metodologia voltada para o futuro da gerenciamento de manutenção corporativa.

Com o sistema de manutenção SmartX HUB, sua empresa contará com diversos recursos avançados que economizarão tempo e alavancarão a produtividade. Afinal de contas, adotando esse sistema de manutenção, sua empresa ganha uma plataforma completa que conta com total visibilidade da sua frota/parque de equipamentos e automatiza mais de 75% das tarefas manuais.

A seguir, você conhece como o software de manutenção da SmartX HUB pode auxiliar todos os processos e torná-los mais simples, evitando dores de cabeças desnecessárias. Veja abaixo como podemos ajudar:

SmartX HUB seu parceiro para soluções RFID

Além de aumentar a visibilidade de ativos e inventários, as ferramentas CMMS também melhoram sua supervisão sobre fluxos de trabalho e processos associados a eles. Ao capturar consistentemente os procedimentos de manutenção, atualizar os históricos de reparos e alterar os documentos de controle, eles garantem que todos os seus ativos estejam em seu pico de saúde o tempo todo, o que facilita uma melhor fabricação com maior produtividade. 

Agora é o momento certo para investir em gestão de manutenção com IoT-RFID. Escolher o fornecedor certo para suas operações corporativas é uma decisão crítica de negócios que afetará seu resultado final. A decisão certa significará a diferença entre sucesso de implementação ou fracasso.

A experiência na gestão de ativos com RFID da SmartX HUB vai além dos produtos. O SmartX HUB entende os processos de manutenção e tem a profunda experiência vertical do mercado para garantir o design adequado do sistema. Ao lado de nossos parceiros, focamos apenas nisso — ajudar as empresas a implementar soluções que melhorem a eficiência de sua gestão do ciclo de vida dos ativos.

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