Gestão de Ativos na Indústria de Petróleo e Gás

AUMENTAR A EFICIÊNCIA + REDUZIR GASTOS COM MELHOR VISIBILIDADE AO MOVIMENTO DOS ATIVOS

Hoje, as empresas de petróleo e gás estão implantando novas tecnologias que prometem maior eficiência, e a administração está pressionando a engenharia e a manutenção para reduzir custos orçamentários, trabalhistas e operacionais, ao mesmo tempo em que aumentam os níveis de produção. Há também uma maior exposição a riscos em saúde, segurança e meio ambiente à medida que os operadores enfrentam novos desafios em jogadas não convencionais e novas geografias.

É mais importante do que nunca estabelecer políticas e práticas sólidas para aderir aos requisitos de conformidade e gerenciar riscos e violações de segurança de forma eficiente e econômica — políticas e práticas que são críticas para uma boa gestão de ativos.

Tendências em relação à gestão de ativos na indústria de petróleo e gás

Os últimos anos  apresentaram mudanças significativas para as empresas de petróleo e gás: a demanda global por petróleo está crescendo rapidamente, mas os preços do petróleo são voláteis e subiram para mais de US$ 100 o barril no momento da redação deste artigo. Devido à dramática volatilidade dos preços, as empresas estão analisando seus investimentos e operações internas para ver o que pode ser automatizado, acelerado ou contratado para manter os negócios em crescimento enquanto maximiza a utilização de ativos.

O óleo de xisto é uma nova e empolgante fonte de energia nos Estados Unidos,  junto com o pré-sal no Brasil, mas traz novos desafios para extrair e produzir petróleo de forma lucrativa.

Até mesmo a cadeia de suprimentos mudou, com os Estados Unidos se tornando independentes de energia e espera-se que se tornem exportadores líquidos de petróleo e gás nos próximos anos.

As empresas petrolíferas percebem que precisam encontrar novas maneiras agressivas de obter o máximo de benefícios comerciais de seus ativos físicos. O  gerenciamento de ativos (EAM) é uma das principais funções da indústria de petróleo que pode impactar drasticamente o desempenho operacional; ele pode melhorar a produtividade das
operações otimizando a produção e tornando a produção mais previsível.

Como essas tendências atrapalharam o negócio de petróleo e gás?

Muitas empresas investiram pesadamente em ativos grandes e complicados. Há uma tendência contínua em direção à automação, e as informações em tempo real estão se tornando o padráo. Para obter o A maior parte de seu investimento, uma empresa de petróleo e gás deve ter uma visão de como o gerenciamento de ativos corporativos (EAM) afeta o planejamento do ciclo de vida. custo, manutenção, operações, desempenho, produtividade e muito mais.

Há muita incerteza no negócio. Quando o preço do petróleo está alto. o foco do negócio é tirar o petróleo do solo o mais rápido possível. Agora que o preço do petróleo está mais baixo, a capacidade de manter e prolongar a vida útil do equipamento de capital tornou-se mais importante.

 

Como uma empresa pode avaliar sua posição atual em relação ao gerenciamento de ativos para ajudar a identificar lacunas em suas capacidades?

O que está fallando para muitas empresas de petróleo e gás é um entendimento claro sobre EAM para definir expectativas realistas para um programa de gerenciamento de ativos com base em objetivos e capacidades.

É importante que os membros da equipe entendam os principais componentes, recursos e interdependências e determinem a posição atual de sua empresa.

Uma vez avaliadas as capacidades atuais da empresa em relação á gestão de ativos, os membros da equipe identificarão as lacunas e criarão um plano. É necessário analisar o desempenho da empresa em relação a paralisações e paradas e gestão de mudanças.

A equipe está dentro do orçamento e dos períodos de interrupção previstos? Caso contrário, a empresa precisa considerar a mudança para um melhor sistema de orçamento, planejamento e programação.

Analisar o contraste entre o tempo de inatividade não planejado e a estratégia de manutenção revelará interrupções excessivas que indicam a necessidade de mudar para uma estratégia de gerenciamento de ativos mais avançada. Uma empresa também deve ter um sistema eficaz para gerenciar mudanças (rastreando todas as tarefas, decisões e atualizações de documentação com eficiência) e acessar o histórico.

A realização de uma análise de risco ajudará as empresas a determinar os ativos com maior risco de falha e classificá- los em termos de gravidade e probabilidade de ocorrência. Em seguida, os programas de manutenção devem ser revisados á luz da análise. Isso permitirá que as empresas concentrem seus recursos em ativos com maior risco, enquanto ativos com baixo risco podem ter um cronograma de manutenção menos rigoroso. Ao rastrear KP Is críticos, as empresas podem determinar a proporção da atividade de manutenção planejada para a atividade de manutenção de avaria. Concentrar os recursos de manutenção em ativos de alto risco e realizar estudos de manutenção centrada na confiabilidade (RCM) sobre eles deve resultar em uma tendência de queda de avarias.

 

Como uma empresa pode avaliar sua posição atual em relação ao gerenciamento de ativos para ajudar a identificar lacunas em suas capacidades?

Uma boa solução EAM é fundamental para administrar uma empresa de petróleo e gás bem-sucedida. De ativos a gestão está no centro desse negócio de ativos intensivos, e as empresas de petróleo e gás náo podem operar com segurança e eficácia sem ela.

A maioria dos ambientes de gerenciamento de ativos cresceu esporadicamente ao longo do tempo e tem muitas partes móveis independentes que foram montadas juntas. Logo esses sistemas exigem uma revisáo para garantir que as várias partes estejam totalmente integradas e para estabelecer bons mecanismos de feedback para gerenaar mudanças continuamente e adicionar novos recursos.

Um sistema moderno necessita de uma estrutura estrategicamente projetada para maximizar a vida útil e a confiabilidade dos principais ativos. Isso evita custos operacionais inesperados e permite que a manutenção estratégica seja feita nos momentos em que as operações serào menos interrompidas.

Uma soluçáo eficaz de gerenciamento de ativos ajudará uma empresa a gerenciar riscos e segurança questões, bem como permitir a adesão aos requisitos de conformidade. Além disso, uma solução de gerenciamento de ativos deve ser capaz de realizar análises de custos em ativos ou sistemas para determinar quais têm melhor tempo de atividade e consumir menos energia, bem como fornecer um histórico para análise e métricas de confiabilidade para focar engenhana e manutenção na melhoria dos programas de manutenção para ativos críticos.

O suporte à decisão e o gerenciamento de desempenho são ativados pela captura de dados e pela visibilidade de todas as áreas das operações. Além disso, um sistema EAM deve mapear todos os processos de negócios para obter controle total das transações. Também é possível implantar um sistema EAM que permite ás empresas gerenciar operações, finanças, orçamento e investimentos com uma solução, que pode ser dimensionada para passar da exploração (somente finanças e compras) para a produção (adição de estoque e manutenção).

Por fim. um sistema EAM deve se integrar com SAP. Oracle ou outras soluções financeiras corporativas de maneira segura.

O gerenciamento eficaz de ativos pode melhorar o desempenho financeiro otimizando as operações de ativos físicos e pode identificar e eliminar os gargalos que restringem os níveis de produção. O resultado é o desempenho dos ativos que atinge os níveis desejados de forma mais consistente e previsível. As empresas de petróleo e gás enfrentam desafios dramáticos, e o gerenciamento de ativos está no centro das operações de negócios, exigindo atenção especial para controlar custos e melhorar os lucros.

As empresas de petróleo e gás devem fazer investimentos para integrar todos os ingredientes necessários para executar operações com eficiência e eficácia com mecanismos de feedback contínuo para gerenciar e adotar mudanças.

Gestão e Manutenção de Ativos

A implementação de um sistema RFID pode ajudar a gerenciar todos os ativos fornecidos, inspecionados e mantidos. As tags transmitem informações ao vivo para um sistema de gerenciamento de ativos, fornecendo alertas e notificações regulares de localização caso algo dê errado.
Eles podem ser usados ​​para manter tubulações e outros equipamentos expostos a ambientes agressivos, medindo a pressão da junta, indicando a montagem adequada e identificando vazamento de óleo.
Eles podem até ser usados ​​para agendar a manutenção, que pode envolver vários processos, incluindo o desligamento de seções inteiras e a desconexão de tubos.

Segurança

A tecnologia RFID está ajudando a melhorar a segurança das refinarias de petróleo e locais de perfuração, facilitando o abastecimento seguro, oferecendo soluções de gerenciamento de frota e mantendo registros precisos, atualizados em tempo real. 

O RFID também pode ajudar a garantir a segurança do trabalhador por meio de um sistema de rastreamento de pessoal baseado em RFID que pode determinar o paradeiro de milhares de funcionários, contratados e visitantes. 

Ele pode fornecer o número de funcionários automaticamente durante evacuações e situações de emergência, auxiliar nas operações de busca e salvamento e alertar os supervisores sobre situações perigosas.

Benefícios

Desde a exploração e produção até a perfuração e refinação, a RFID pode ajudar as empresas a agilizar os processos de negócios para proteger melhor a saúde do negócio por:

- Aumento da eficiência dos funcionários

- Aumentar a automação do movimento e da oferta de produtos

- Garantir o uso ideal de todos os ativos

- Redução dos custos de transporte de estoque

- Proteção contra o tempo de inatividade não planejado

- Garantir a conformidade regulatória econômica

- Melhorar a segurança dos funcionários

Moldando o futuro da Indústria de Energia em conjunto

O SmartX HUB RFID é uma solução RTLS baseada em nuvem que fornece rastreamento e gerenciamento de ativos robustos. Ele fornece visibilidade automatizada de ponta a ponta necessária para agilizar o rastreamento diário de todos os materiais, equipamentos e pessoal nas indústrias de petróleo e gás. Da plataforma de petróleo offshore à fábrica, a RFID oferece às empresas uma ferramenta para maximizar o tempo de atividade, responder mais rápido às necessidades do dia-a-dia dos negócios, restaurar a produção mais rapidamente em caso de incidente e proteger melhor os funcionários.

O rastreamento de energia da SmartX HUB faz parte da solução da SmartX para track & trace e aproveita as plataformas IoT-RFID e Cloud para captura de dados. 

A presença global da SmartX HUB, juntamente com sua profunda experiência em transformação de negócios e indústria, provou que as metodologias e a experiência adquiridas com milhares de engajamentos mundiais ajudam as empresas a alcançar resultados de negócios precisos e inovação de forma rápida e econômica.

Para obter mais informações sobre como podemos ajudá-lo a superar os desafios para o seu negócio ou conferir uma demonstração gratuita, entre em contato conosco.

Como Podemos Ajudar?

Entre em contato conosco no escritório da SmartX mais próximo de você ou envie uma consulta comercial on-line.

Deixe-nos saber como podemos ajudá-lo a resolver seus desafios de negócios!

Saiba mais sobre o que estamos fazendo ultimamente

O que é o software Asset Performance Management (APM) ?

O que é o software Asset Performance Management (APM) ?

O que é o software Asset Performance Management(APM)? O Software APM, ou Asset Performance Management (Gerenciamento de Desempenho de Ativos),

O que é o software CMMS para Manutenção?

O que é o software CMMS para Manutenção?

O que é o software CMMS? Um CMMS, ou sistema informatizado de gestão de manutenção, é um software que ajuda

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos A escassez de funcionários nos hospitais e nas instalações de cuidados de

error: