Melhorando o gerenciamento de ativos e estoque com um CMMS

As ferramentas CMMS também melhoram sua supervisão sobre fluxos de trabalho de manutenção e processos associados a eles.

O objetivo das soluções CMMS é identificar e resolver problemas, antecipá-los e impedir que ocorram completamente.

O rastreamento de ativos e inventário é crucial para qualquer organização que queira melhorar sua produtividade, reduzir despesas gerais e melhorar a supervisão. Juntas, essas tecnologias ajudam as organizações a cuidar bem de seus estoques e ativos por meio de uma abordagem sistemática e informada.

Manter o estoque ideal, antecipar a demanda, conhecer o status dos ativos e programar a manutenção em tempo hábil são tarefas críticas que essas soluções executam para garantir uma produção e uma saída suaves.

Embora os avanços recentes no software de gerenciamento de inventário e ativos os tenham tornado mais precisos e robustos, métodos automatizados de rastreamento de inventário são necessários para tornar o processo mais suave e sem complicações.

Assim, um número significativo de empresas hoje usa Sistemas Computadorizados de Gerenciamento de Manutenção (CMMS) para gerenciar estoques e ativos de forma eficaz. No entanto, antes de aprofundar como as soluções CMMS melhoram o gerenciamento de ativos e inventário, vamos examinar o que é um CMMS e o que ele faz.

O que é um CMMS?

As soluções de software CMMS ajudam as empresas a gerenciar seus ativos distribuídos, agendar manutenção e rastrear ordens de serviço em vários locais. As soluções informatizadas de manutenção e gerenciamento centralizam os dados relacionados à manutenção para facilitar a manutenção e a manutenção dos ativos organizacionais.

Eles otimizam a disponibilidade e a utilização dos ativos, o que ajuda as organizações a melhorar sua supervisão e controle sobre seus estoques e objetos de valor.

As soluções CMMS são amplamente utilizadas na fabricação, construção, geração de energia, transporte, onde a infraestrutura física precisa ser gerenciada de forma crítica. Quase 40% dos gerentes de manutenção usam soluções CMMS para gerenciar e automatizar tarefas de manutenção.

Isso ocorre porque eles ajudam as organizações a gerenciar tudo, desde a movimentação de estoque até o gerenciamento de pedidos por meio de uma única interface. As soluções CMMS também se integram ao software de rastreamento de ativos para organizar os dados sobre os ativos e realizar sua manutenção.

A manutenção regular de equipamentos para garantir disponibilidade

A manutenção regular de equipamentos pesados envolve o agendamento de tarefas rotineiras para garantir que as máquinas operem no desempenho máximo. A manutenção preventiva também envolve inspeções visuais, monitoramento técnico e análise de óleo para antecipar problemas e corrigi-los antes que se tornem graves. Cada etapa regular de manutenção deve ser uma parte rotineira do plano de manutenção preventiva de uma empresa.

Rotina é a palavra-chave em todos os programas de manutenção preventiva. Realizar tarefas rotineiras como trocas de óleo, lubrificação e inspeções de pneus ou faixas fazem parte de um programa regular de manutenção de equipamentos pesados. Há mais em um plano de manutenção completo e abrangente. Envolve detalhar tarefas rotineiras em um cronograma de manutenção preventiva de equipamentos de construção para que eles não sejam negligenciados em marcos específicos.

A manutenção preventiva adota uma abordagem da equipe para cuidar adequadamente dos equipamentos. Envolve seguir as recomendações do fabricante original do equipamento, bem como aplicar o que as experiências de uma empresa específica lhe dizem sobre uma determinada peça de máquina. A manutenção preventiva eficaz também inclui entrada de operadores e mecânica de linha de frente. Ninguém conhece melhor o equipamento do que as pessoas que o constroem, executam e consertam.

Como o nosso sistema CMMS facilita um melhor gerenciamento de estoque e ativos?

Nossas soluções CMMS podem melhorar significativamente o gerenciamento de ativos e estoques em um ambiente de fabricação.

Veja como eles fazem isso:

1. Otimização dos níveis de estoque:

A manutenção de níveis ótimos de estoque é essencial para qualquer unidade fabril. As ferramentas CMMS ajudam a determinar o nível de estoque ideal com base em registros, previsões de demanda e tendências atuais da cadeia de suprimentos, que ajudam a garantir que as empresas possam manter os níveis de estoque corretos. Isso ajuda a reduzir as despesas de manutenção sem afetar o fornecimento para produção, o que melhora a satisfação do cliente.

Além disso, quando um sistema CMMS descobre que um ativo ou item de estoque está faltando, ele o alerta automaticamente para fazer um pedido do mesmo antes que seja tarde demais.

2. Redução de erros manuais por meio de rastreamento automatizado :

O principal problema com a maioria dos sistemas de gerenciamento de ativos é que os dados devem ser gerenciados manualmente. A maioria dos sistemas legados de rastreamento de ativos ainda depende da intervenção humana, o que geralmente causa erros e erros de cálculo. Informações incorretas inseridas devido a erros humanos podem custar caro para a empresa, resultando até mesmo em uma interrupção temporária do trabalho.

O uso da automação não apenas reduz o erro humano, mas também economiza custos. Por exemplo, o software CMMS atualiza automaticamente os registros e realiza tarefas de monitoramento com grande precisão e rastreia equipamentos . Isso reduz a possibilidade de interrupção do trabalho, além de reduzir a carga de trabalho.

3. Acompanhamento do Histórico de Trabalho e Atualizações de Manutenção :

Os sistemas CMMS estão sempre cientes do histórico de trabalho e manutenção de cada máquina em suas instalações. Eles atribuem IDs específicos a cada ativo e rastreiam o trabalho realizado, os trabalhos de manutenção anteriores e as datas de vencimento das atualizações subsequentes. Eles também podem determinar se seu inventário e ativos estão em boas condições ou precisam ser substituídos.

Informações tão intrincadas e detalhadas são impossíveis para qualquer ser humano lembrar. No entanto, sem manutenção adequada, todo o sistema pode desmoronar em pouco tempo.

A manutenção e o reparo adequados reduzem os riscos de produção e armazenamento e melhoram o valor de revenda dos ativos. Além disso, ele registra cada alteração feita no inventário para ajudar a implementar melhores protocolos de gerenciamento de alterações .

4. Padronização das Melhores Práticas e Melhoria do Controle de Qualidade:

Garantir que a qualidade do seu estoque seja mantida intacta é crucial para manter sua participação no mercado. Muitas vezes, uma pequena mudança nos padrões de produção, ingredientes, processo de fabricação, armazenamento ou embalagem pode afetar severamente a qualidade geral do produto fabricado. 

O controle de qualidade é a prática que garante que as unidades fabris possam manter a precisão e os protocolos necessários para padronizar a produção. Os sistemas de gestão de ativos registram cada mudança de processo e ajudam a acompanhar o desempenho, a eficácia e os resultados de todas as atividades de manutenção, garantindo que todas as melhores práticas sejam seguidas, levando à melhoria contínua do produto.

5. Diagnosticar e resolver problemas mais rapidamente:

Com o CMMS, a resolução de problemas se torna mais rápida, pois eles podem ser identificados mais rapidamente. Isso porque todas as informações relacionadas aos recursos e ativos da sua empresa são armazenadas minuciosamente no sistema. Como os dados relativos ao histórico, alterações, atualizações e alterações recentes são todos registrados, você pode encontrar a causa raiz dos problemas muito mais rapidamente.

Normalmente, quando surge um problema técnico em uma unidade fabril, os técnicos precisam gastar muito tempo procurando a origem do problema. No entanto, as ferramentas CMMS podem dizer exatamente por que um problema surgiu, sua localização física e o que o causou, ajudando na resolução mais rápida. 

O objetivo das soluções CMMS é identificar e resolver problemas, antecipá-los e impedir que ocorram completamente. É por isso que eles realizam tarefas de manutenção preventiva com frequência para evitar tais interrupções. As tarefas de manutenção preventiva também são baseadas em uso, tempo e eventos acionados anteriormente, o que os ajuda a prever com precisão interrupções futuras e resolvê-las mais rapidamente. 

Como os dados das atividades diárias são combinados com entradas de medidores, sensores e outros dispositivos IoT, você sempre fica ciente do que está acontecendo e dos problemas que provavelmente enfrentaria. O sistema também sugere medidas corretivas e aciona alertas muito antes de seus ativos começarem a falhar ou apresentar baixo desempenho.

Manutenção preventiva

Manter preventivamente os equipamentos é vital por muitas razões. Principalmente, a manutenção preventiva de rotina reduz os custos operacionais gerais e reduz o tempo de inatividade dos equipamentos. Reparos regulares e up-keep prevent peças e componentes de desgaste excessivo e falha súbita.

Todo operador e mecânico sabe que uma falha catastrófica pode desencadear uma cadeia de eventos que danifica outras peças de equipamento. O que poderia ter sido uma substituição de peça barata em um estágio de intervenção precoce teria evitado uma falha completa do sistema como um motor queimado ou hidráulica rompida. O tempo de inatividade caro sempre acompanha um longo tempo de inatividade. Muitos mecânicos experientes no campo de manutenção de equipamentos dizem que os custos de reparo e o tempo de inatividade são diretamente proporcionais.

A manutenção preventiva e de rotina maximiza a disponibilidade de equipamentos da empresa e reduz as despesas gerais. Torna o equipamento mais seguro, amplia a longevidade do serviço e aumenta a confiança do operador. Um programa de manutenção preventiva adequado também reduz a chance de litígios dispendiosos. Aqui está um olhar mais atento sobre por que a rotina e a manutenção preventiva são tão importantes:

Quando o equipamento falha de repente, não há escolha a não ser retirá-lo do serviço. Isso deixa a máquina incapaz de realizar sua tarefa e apoiar outras máquinas no trabalho. Também deixa um operador pago sentado ocioso. Máquinas indisponíveis custam dinheiro. Não ganha dinheiro até ser consertado e voltar ao trabalho. Uma boa manutenção preventiva garante que os equipamentos estão sempre disponíveis, exceto para manutenção programada.

Colapsos inesperados não são eventos planejados. Nem são despesas planejadas. Toda empresa de equipamentos pesados rentáveis trabalha com orçamentos. A rotina programada e o trabalho preventivo se encaixam em um orçamento e é antecipado. Colapsos repentinos muitas vezes vão além dos subsídios orçamentários. Os custos de reparo somados à perda de renda devido à indisponibilidade de equipamentos em despesas caras que podem ter sido evitadas com a manutenção de rotina.

Máquinas confiáveis são máquinas seguras. Garantir que todos os equipamentos de construção sejam rotineiramente reparados e mantidos em excelentes condições aumenta significativamente sua segurança. A falha súbita dos componentes pode causar condições perigosas aos trabalhadores, bem como apresentar riscos ambientais inseguros. Manter os equipamentos de construção seguros faz parte de um programa de manutenção preventiva.

Sem dúvida, os equipamentos  devidamente mantidos duram mais que os equipamentos  mal conservados. Uma boa manutenção amplia a longevidade do serviço. Também paga retornos em valor de revenda e trade-in. O equipamento trabalha mais e ganha mais durante o seu serviço. Então, se bem conservado, esse equipamento vale mais dinheiro no final.

Os equipamentos  são ativos valiosos. No entanto, os operadores são humanos e tem corpotamento como tal. Um deles é ter confiança de que o equipamento que eles estão manuseando é seguro e confiável. Equipamentos mal conservados têm um efeito desmoralizante sobre os operadores, e logo eles desenvolverão uma falta de confiança que leva ao desrespeito da empresa. Isso caminha para a falta de operação segura ou falha em relatar possíveis problemas. Você pode evitar baixa confiança com manutenção de rotina.

Não importa o quão bem conservados os equipamentos, às vezes acidentes acontecem. Quando acontece, invariavelmente envolve as autoridades e investigações sobre a causa. Se o acidente ocorreu por negligência devido à má manutenção, isso traria responsabilidade ao proprietário do equipamento. Pode levar a litígios. No entanto, se houver uma clara trilha de manutenção regular e preventiva, a chance de litígios caros diminui significativamente.

Um programa adequado de rotina e manutenção preventiva melhora a disponibilidade e reduz as despesas gerais. Torna o equipamento mais seguro, incentiva a confiança do operador e maximiza a longevidade. A manutenção adequada também reduz o risco de litígio. Um programa de rotina e manutenção preventiva completo alcança todos os pontos.

Vantagens da tecnologia RFID

A associação de uma etiqueta RFID de leitura/escrita a um equipamento permitirá a distinção absoluta de todos os elementos a inspeccionar. Essa "etiqueta electrónica" de leitura/escrita, encapsulada num molde predefinido será colocada no equipamento a inspeccionar. A etiqueta contém na sua memória um número único, permitindo a identificação de cada um dos materiais a inspeccionar. A memória disponível também permite, por exemplo, a escrita de informações ligadas à manutenção e às inspecções periódicas.

Uns terminais portáteis, equipados de um módulo RFID, permitirão a leitura e a escrita de informações memorizadas na etiqueta electrónica associada ao equipamento. Todos os documentos em formato papel poderão ser substituído ou transformados em informações em terminais portáteis, e em seguida registados automaticamente numa base de dados central, como a do sistema SmartX HUB.

O operador registra  directamente os dados de inspeção (CheckLists) no terminal a partir de uma simples leitura da etiqueta. O número do equipamento inspeccionado e alguma informação do campo são gravadas no banco de dados central, juntamente com a identificação da etiquetas RFID correspondente, provando a passagem do técnico pelo local.

A solução é muito mais ergonómica do que a utilização de um suporte em papel, sobretudo quando as condições meteorológicas são más. O ciclo de inspecção menos penoso poderá ser encurtado, garantindo assim um maior controlo dos equipamentos - controlo das acções de manutenções preventivas e correctivas. 

Resolvendo problemas com o SmartX HUB CMMS

O software da SmartX HUB é, de fato, o mais completo para quem procura uma metodologia voltada para o futuro da gerenciamento de manutenção corporativa.

Com o sistema de manutenção SmartX HUB, sua empresa contará com diversos recursos avançados que economizarão tempo e alavancarão a produtividade. Afinal de contas, adotando esse sistema de manutenção, sua empresa ganha uma plataforma completa que conta com total visibilidade da sua frota/parque de equipamentos e automatiza mais de 75% das tarefas manuais.

A seguir, você conhece como o software de manutenção da SmartX HUB pode auxiliar todos os processos e torná-los mais simples, evitando dores de cabeças desnecessárias. Veja abaixo como podemos ajudar:

SmartX HUB seu parceiro para soluções RFID

Além de aumentar a visibilidade de ativos e inventários, as ferramentas CMMS também melhoram sua supervisão sobre fluxos de trabalho e processos associados a eles. Ao capturar consistentemente os procedimentos de manutenção, atualizar os históricos de reparos e alterar os documentos de controle, eles garantem que todos os seus ativos estejam em seu pico de saúde o tempo todo, o que facilita uma melhor fabricação com maior produtividade. 

Agora é o momento certo para investir em gestão de manutenção com IoT-RFID. Escolher o fornecedor certo para suas operações corporativas é uma decisão crítica de negócios que afetará seu resultado final. A decisão certa significará a diferença entre sucesso de implementação ou fracasso.

A experiência na gestão de ativos com RFID da SmartX HUB vai além dos produtos. O SmartX HUB entende os processos de manutenção e tem a profunda experiência vertical do mercado para garantir o design adequado do sistema. Ao lado de nossos parceiros, focamos apenas nisso — ajudar as empresas a implementar soluções que melhorem a eficiência de sua gestão do ciclo de vida dos ativos.

1 2 3 20

Contatos

Benefícios

error: