Gestão de Ativos x Gestão de Estoque: Semelhanças e Diferenças

Conceitos de Estoque e Ativos

As palavras gestão de estoque e gestão de ativos são frequentemente usadas de forma intercambiável, implicando que são a mesma coisa. Embora ambas as tecnologias rastreiem essencialmente bens e valores, existem diferenças significativas entre elas. Este artigo irá explorar como as tecnologias de gestão de estoque e gestão de ativos são desenvolvidas lado a lado e o que as separa uma da outra.

À medida que equipes fora da TI começam a adotar a gestão de serviços, a gestão de ativos também se tornou importante para uma variedade de departamentos. Enquanto o gerenciamento de ativos envolve o rastreamento dos equipamentos e suprimentos que as empresas usam para administrar um negócio, o gerenciamento de estoque envolve o rastreamento dos estoques que entram e saem de seus armazéns. Assim, ambas as tecnologias ajudam a acompanhar os diferentes tipos de propriedade da empresa, e a maioria das empresas exige software de gerenciamento de ativos e inventário para proteger seus valores.

As soluções de gerenciamento de estoque se concentram principalmente na movimentação de itens que uma empresa vende ou das matérias-primas necessárias para a produção. Ele verifica quanto estoque está entrando e saindo diariamente. Além disso, os softwares de gerenciamento de estoque são projetados para encontrar o equilíbrio certo de estoques para satisfazer as demandas dos clientes e as necessidades de produção.

O gerenciamento de ativos é mais direto, pois rastreia apenas os itens que uma empresa usa internamente, geralmente não à venda. Ele se concentra mais em manter o valor do ativo intacto junto com sua disponibilidade.

Como evidenciado acima, tanto o gerenciamento de ativos quanto o de estoque andam de mãos dadas para garantir que os produtos, recursos e produção de uma empresa permaneçam intactos. Enquanto a gestão de ativos protege as ferramentas e tecnologias que auxiliam na produção de estoque (como máquinas, veículos, dispositivos IoT, etc.), as ferramentas de gestão de estoque auxiliam na movimentação suave do estoque, o que auxilia na geração de receitas e na remoção de gargalos.

Para entender melhor a diferença entre gerenciamento de ativos e estoque, primeiro precisamos entender o que significa 'inventário' e 'ativos'.

Diferença entre Inventário e Ativos

Fornecendo uma única fonte confiável dobre os ativos de TI

As empresas vendem ou compram estoques para gerar receitas. Por outro lado, os ativos oferecem algum valor a uma empresa e muitas vezes a ajudam a comprar ou gerenciar seu estoque. 

O estoque pode ser dividido em quatro tipos: matérias-primas, produtos em andamento, produtos acabados e produtos MRO (manutenção, reparo e operações). Por outro lado, os ativos incluem máquinas, utensílios, equipamentos e móveis que uma empresa possui ou aluga. Os ativos também podem constituir propriedade intelectual, como patentes, direitos e até apólices de seguro.

O gerenciamento de ativos também lida com ' ativos de estoque ', que são produtos acabados, matérias-primas ou peças de máquinas que uma empresa deseja vender. Como a escassez de ativos afeta diretamente as receitas, os ativos de estoque são cruciais para qualquer negócio operar. 

Vamos agora decifrar por que o gerenciamento de ativos e estoques é essencial para uma organização.

Importância da gestão de estoques nos negócios

O gerenciamento de estoque rastreia o movimento dos estoques dentro e fora dos armazéns. O software de gerenciamento de estoque também ajuda a controlar quando fazer pedidos de estoque e ajuda a manter uma proporção saudável de rotatividade de estoque, ajudando assim as organizações a evitar escassez. 

Ao manter os valores de estoque ideais, essas soluções ajudam as organizações a funcionar sem problemas, reduzindo significativamente as chances de vendas excessivas. O estoque incorre em muitos custos (como armazenamento, limpeza, transporte, manutenção, seguro, etc.) até ser vendido. O rastreamento de estoque também garante que as empresas não produzam em excesso e acumulem custos adicionais, ajudando as organizações a economizar dinheiro a cada trimestre.

O software de gerenciamento de estoque também pode prever flutuações de demanda e detectar tendências futuras, ajudando as organizações a comprar e produzir com eficiência. Eles também ajudam a entender quais estoques saem das prateleiras e em qual volume, permitindo que você negocie com mais eficiência com fornecedores e fornecedores. Isso melhora a produtividade geral de seus processos e torna sua empresa mais estável e valiosa para os clientes.

Papel da Gestão de Ativos nos Negócios

O gerenciamento de ativos é usado para supervisionar e proteger os ativos que uma organização precisa para operar de forma suave e eficiente. Eles podem incluir máquinas, dispositivos, equipamentos, móveis, veículos e registros essenciais que as organizações exigem regularmente. 

O software de rastreamento de ativos rastreia todos os seus (ativos móveis e imóveis) ao longo de sua vida útil e concede a cada um deles um ID exclusivo para rastreamento. Além disso, todas as alterações, atualizações ou atividades relacionadas aos seus ativos são registradas pelo software, garantindo que só possam ser acessadas por proprietários marcados a eles.

Além de garantir que seus ativos estejam sãos e salvos, o software de gerenciamento de ativos também rastreia sua localização e condições ao redor para oferecer informações em tempo real sobre seu status e paradeiro. Isso ajuda as organizações das seguintes maneiras:

  • - Mitigação de compras duplicadas
  • - Aumentar a conscientização sobre os produtos
  • - Melhorar o controle de qualidade e a garantia de qualidade
  • - Reduzindo a frequência de auditoria de ativos
  • - Reduzindo o tempo de inatividade do equipamento
  • - Fácil rastreamento de documentos de conformidade
  • - Reduzindo os custos de reparo e manutenção

Hoje , o software de gerenciamento de ativos pode informá-lo instantaneamente sobre a localização, usuário marcado, localização, condição, calibração e data de reparo programada para um item. Além disso, novas tecnologias como RFID, GPS e BLE tornaram o rastreamento de ativos muito mais simples, econômico, infalível e flexível. 

Diferença entre gestão de estoque e gestão de ativos

Tanto o inventário quanto o gerenciamento de ativos ajudam as organizações a melhorar sua eficiência e custos de produção. No entanto, existem diferenças significativas entre os dois, que são mencionadas na tabela abaixo:

Gestão de ativos Gestão de inventário
Gerencia itens que as empresas precisam reter, rastreando-os ao longo de seu ciclo de vida Mantém o controle de estoques que entram ou saem da empresa/seus armazéns.
Implementa reparos periódicos, manutenção, atualizações e substituições de ativos  Rastreia pedidos, preenche lacunas nos estoques e reabastece itens ou equipamentos que seriam vendidos aos clientes no futuro
Os usuários podem emprestar itens do pool de ativos e devolvê-los Os clientes devolvem mercadorias se estiverem insatisfeitos com elas
Determina quais de seus ativos realmente agregam valor à sua empresa e quais deles são passivos por meio de exame cuidadoso e tecnologias de ponta Envolve contato mínimo com itens de estoque, principalmente durante sua movimentação, onde apenas os detalhes básicos são registrados

Tanto o software de inventário quanto o de gerenciamento de ativos estão evoluindo rapidamente para simplificar a vida dos proprietários de empresas. Além disso, o aumento do uso de telefonia móvel e IoT em ambas as tecnologias também as torna mais populares, fáceis de usar, convenientes e amplamente aceitáveis ​​para organizações de todos os tamanhos.

Resolvendo problemas com o SmartX HUB IoT

O software da SmartX HUB é, de fato, o mais completo para quem procura uma metodologia voltada para o futuro da gerenciamento de ativos corporativo.

Mesmo numa análise resumida e superficial podemos visualizar a complexidade e necessidade de múltiplas funcionalidades para que o sistema de controle de ativos  atenda a todas as necessidades. Além dos controles de ordem física, serão necessários também controles contábeis, fiscais e tributários (cálculo da depreciação) para apuração do lucro da empresa, demonstrações financeiras de acordo com as normas internacionais: lei 11638, lei 12.973, CPCs, CVM, Aneel, Bacen, Seguro contra sinistros, Garantias bancárias, Auditoria etc, etc.

Conclusão

O SmartX HUB RFID é uma solução baseada em nuvem, fornecendo gerenciamento robusto de controle de inventários e sua manutenção.

Ele ajuda você a gerenciar melhor suas instalações e equipamentos. Você pode controlar facilmente suas tarefas de manutenção e garantir que o equipamento esteja funcionando de forma confiável e eficiente o suficiente para garantir o atendimento ao seu cliente interno.

O rastreamento com RFID do SmartX HUB faz parte da solução da SmartX para track & trace e também aproveita as plataformas IoT-RFID e Cloud para captura de dados. A solução para rastreamento de itens do SmartX HUB avança seu sucesso na tecnologia de rastreabilidade em tempo real, permitindo vários casos de uso de negócios por meio de aplicativos e inteligência de negócios.

Após a implementação da solução RFID, o departamento de TI vê registros de estoque mais precisos. Sem o risco de erros manuais, a equipe do hospital pode ter certeza de que o inventário será mantido em níveis suficientes para fornecer alta qualidade aos seus processos de TI.

A presença global da SmartX HUB, juntamente com sua profunda experiência em transformação de negócios, provou que as metodologias e a experiência adquiridas com milhares de engajamentos mundiais ajudam os hospitais a alcançar resultados reais de negócios e inovação de forma rápida e econômica.

Para obter mais informações sobre como podemos ajudá-lo a superar os desafios para o seu negócio de saúde ou para conferir uma demonstração gratuita, entre em contato conosco.

Contatos

Benefícios

Saiba mais sobre o que estamos fazendo ultimamente

O que é o software CMMS para Manutenção?

O que é o software CMMS para Manutenção?

O que é o software CMMS? Um CMMS, ou sistema informatizado de gestão de manutenção, é um software que ajuda

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos A escassez de funcionários nos hospitais e nas instalações de cuidados de

RFID Auxiliando a expansão da Indústria

RFID Auxiliando a expansão da Indústria

RFID Auxiliando a expansão da Indústria Crescimento rejeitado por falta de pessoas habilitadas Se você está no ramo da fabricação,

error: