Sistemas de rastreamento de ferramentas com RFID

Os desafios do acompanhamento de ferramentas

Os sistemas de rastreamento de ferramentas são implantados em ambientes de missão crítica que não podem arcar com os riscos decorrentes da dependência de funcionários para rastrear e registrar manualmente as ferramentas manuais, ferramentas elétricas e equipamentos que eles usam ao longo do dia.
Mas a implantação bem-sucedida de sistemas de gerenciamento de inventário de ferramentas envolve a superação de muitos desafios relacionados ao inventário de ferramentas, processos existentes, gerenciamento de mudanças e tecnologia.
​ As operações de aviação e industriais têm experiências em primeira mão das limitações do gerenciamento manual de inventário de ferramentas que dependem de organizadores de espuma de ferramentas, procedimentos de entrada/saída, identificadores visuais ou códigos de barras:
- Perda de ferramentas devido a extravio ou roubo imediato e, portanto, o custo direto de substituição.
- Perda de produtividade devido ao check-out/check-in de ferramentas pelo pessoal, à procura de ferramentas perdidas ou à espera da chegada de substituições.
- Riscos de reputação de compromissos não cumpridos e custos adicionais.

Por onde começar com um projeto de sistema de rastreamento de ferramentas?

1. ROI - Especificar problemas particulares da empresa e/ou departamental a serem abordados, bem como a lógica do negócio.

2. Procedimentos - Revise seu gerenciamento de ferramentas, seja feito manualmente com organizadores de espuma de ferramentas, com procedimentos de entrada/saída, com IDs visuais ou com códigos de barras.

3. Inventário - Conheça seu inventário legado de ferramentas manuais, ferramentas menores, ferramentas elétricas e equipamentos para rastrear. Inclua unidades de armazenamento em uso para ferramentas.

4. Implantação - considere estágios estratégicos, como equipe, departamento e implantação em nível empresarial. Inclua redundância e qualidade durante a prova de conceito.

5. Ferramentas conectadas - Ferramentas industriais com recursos de RFID nativos estão disponíveis nos principais OEMs: Uma alternativa de curto prazo para retrofitting ou uma direção de longo prazo para aquisição.

Quais componentes são os melhores para usar no rastreamento de ferramentas RFID?

1. Leitores ágeis - Os leitores RFID podem ser incorporados em unidades de armazenamento de ferramentas fixas e móveis, como berços, gavetas, armários e salas de ferramentas. Leitores portáteis permitem inspeções móveis e funções de busca de ferramentas.

2. Precisão - Otimize o sistema para confiabilidade em alcances longos e curtos e para trabalhos em superfícies metálicas de alta densidade.

3. Software personalizado – Adapte-se aos seus fluxos de trabalho para minimizar o gerenciamento de alterações. Atualização para recursos adicionais: alertas para ferramentas ausentes, notificações de calibração, gatilhos de reabastecimento, opções de substituição e insights de dados.

4- Etiquetas RFID - Quando se trata de etiquetagem de ferramentas, existem opções de RFID para montagem em metal e para embutir , em uma variedade de tamanhos pequenos para acomodar até mesmo os imóveis disponíveis mais limitados. Estão todos disponíveis para um desempenho otimizado em superfícies de metal, plástico e madeira.

5. Etiquetagem escalável - Métodos para adaptação no ponto de uso, para grandes estoques, para resistência a choques, abrasão, fluidos e produtos químicos: tubos de epóxi e termorretráteis são pontos de partida ideais, e um transportador protetor pode ser adicionado.

Como o rastreamento de inventário de equipamentos e ferramentas RFID pode ajudar

As soluções avançadas de RFID e sistemas de rastreamento de equipamentos, como o SmartX HUB, oferecem uma variedade de recursos para auxiliar nas tarefas de manutenção. Aqui estão alguns dos recursos mais importantes atualmente disponíveis:

  • Rastreamento de tarefas de serviço: Os  operadores podem inserir diferentes requisitos de serviço para todas as tarefas que precisam ser executadas em relação a diferentes ferramentas e máquinas. Essas tarefas incluirão descrições detalhadas que outros trabalhadores podem usar para referência futura.
  • Rastrear ordens de serviço:  crie ordens de serviço e acompanhe seus status. Descubra quais ordens de serviço foram solicitadas, aprovadas por um gerente, estão em andamento ou foram concluídas.
  • Acompanhe as datas de vencimento do serviço:  acompanhe as datas de vencimento do serviço para cada máquina e cada ferramenta. Crie intervalos de tempo para manutenção ou crie automaticamente tempos de serviço com base no número de usos ou com base nas leituras do medidor de máquinas.
  • Equipamento de segurança:  Certifique-se de que o equipamento de segurança tenha recebido a manutenção adequada de acordo com os regulamentos de segurança do setor e do governo. Certifique-se de que nenhum padrão de segurança exigido pela lei seja negligenciado.
  • Rastreie as listas de equipamentos e materiais necessários:  Certifique-se de que diferentes materiais e equipamentos estejam exatamente onde precisam estar quando os trabalhadores mais precisam deles.
  • Crie vários relatórios:  Com o toque de um botão, gere relatórios com informações e estatísticas relacionadas a reparos pendentes, prazos de serviço, históricos de manutenção, leituras de medidores e outras informações sobre todas as máquinas e ferramentas em sua operação.

Moldando o futuro da Indústria em conjunto

O SmartX HUB RFID é uma solução RTLS baseada em nuvem que fornece rastreamento e gerenciamento de ativos robustos. Ele fornece visibilidade automatizada de ponta a ponta necessária para agilizar o rastreamento diário de todos os materiais, equipamentos e pessoal nas indústrias .

O SmartX RFID oferece às empresas uma ferramenta para maximizar o tempo de atividade, responder mais rápido às necessidades do dia-a-dia dos negócios, restaurar a produção mais rapidamente em caso de incidente e proteger melhor os funcionários.

O rastreamento de energia da SmartX HUB faz parte da solução da SmartX para gestão de ferramentas e aproveita as plataformas IoT-RFID e Cloud para captura de dados. 

A presença global da SmartX HUB, juntamente com sua profunda experiência em transformação de negócios e indústria, provou que as metodologias e a experiência adquiridas com milhares de engajamentos mundiais ajudam as empresas a alcançar resultados de negócios precisos e inovação de forma rápida e econômica.

Para obter mais informações sobre como podemos ajudá-lo a superar os desafios para o seu negócio ou conferir uma demonstração gratuita, entre em contato conosco.

Como Podemos Ajudar?

Entre em contato conosco no escritório da SmartX mais próximo de você ou envie uma consulta comercial on-line.

Deixe-nos saber como podemos ajudá-lo a resolver seus desafios de negócios!

Saiba mais sobre o que estamos fazendo ultimamente

O que é o software CMMS para Manutenção?

O que é o software CMMS para Manutenção?

O que é o software CMMS? Um CMMS, ou sistema informatizado de gestão de manutenção, é um software que ajuda

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos A escassez de funcionários nos hospitais e nas instalações de cuidados de

RFID Auxiliando a expansão da Indústria

RFID Auxiliando a expansão da Indústria

RFID Auxiliando a expansão da Indústria Crescimento rejeitado por falta de pessoas habilitadas Se você está no ramo da fabricação,

error: