Inspeção e manutenção de equipamentos na indústria com RFID

A gestão de manutenção é a adoção de tecnologias, técnicas e metodologias para gerenciar o cuidado de máquinas, instalações e ferramentas utilizadas na empresa.

Por que a inspeção geral do equipamento é importante para as empresas?

No Brasil, existem algumas Normas Regulamentadoras que estabelecem como serão adotadas medidas nas empresas e no trabalho.

Por exemplo, a NR-12 fornece informações sobre procedimentos que devem ser realizados para assegurar a saúde do trabalhador.

Para seguir corretamente esta Norma, serão essenciais realizar duas ações: inspeção e manutenção dos equipamentos industriais.

Dessa forma, haverá garantia de que as máquinas estão seguindo os parâmetros de segurança e os acidentes serão evitados.

Além disso, com a manutenção em dia, haverá excelente funcionamento e não terá intercorrências no processo produtivo.

Portanto, fizemos este artigo para te apresentar a importância da inspeção e manutenção de equipamentos na indústria e as consequências dos acidentes de trabalho. Confira!

A manutenção regular de equipamentos para garantir disponibilidade

A manutenção regular de equipamentos pesados envolve o agendamento de tarefas rotineiras para garantir que as máquinas operem no desempenho máximo. A manutenção preventiva também envolve inspeções visuais, monitoramento técnico e análise de óleo para antecipar problemas e corrigi-los antes que se tornem graves. Cada etapa regular de manutenção deve ser uma parte rotineira do plano de manutenção preventiva de uma empresa.

Rotina é a palavra-chave em todos os programas de manutenção preventiva. Realizar tarefas rotineiras como trocas de óleo, lubrificação e inspeções de pneus ou faixas fazem parte de um programa regular de manutenção de equipamentos pesados. Há mais em um plano de manutenção completo e abrangente. Envolve detalhar tarefas rotineiras em um cronograma de manutenção preventiva de equipamentos de construção para que eles não sejam negligenciados em marcos específicos.

A manutenção preventiva adota uma abordagem da equipe para cuidar adequadamente dos equipamentos. Envolve seguir as recomendações do fabricante original do equipamento, bem como aplicar o que as experiências de uma empresa específica lhe dizem sobre uma determinada peça de máquina. A manutenção preventiva eficaz também inclui entrada de operadores e mecânica de linha de frente. Ninguém conhece melhor o equipamento do que as pessoas que o constroem, executam e consertam.

Tipos de inspeção e manutenção de equipamentos de indústria

Há vários tipos de inspeção e manutenção de máquinas da indústria.

Cada modelo tem um objetivo, seja prevenir falhas ou corrigi-las.

Inspeção sensitiva

Nesse tipo de inspeção, há uma análise das máquinas e equipamentos de maneira geral.

Para isso, o técnico utiliza dos sentidos (visão, olfato e audição) a depender do que tem por objetivo investigar.

Através desta inspeção, é possível conferir se há barulhos diferentes, desgaste do material, algum odor que possa indicar vazamento de substâncias químicas ou curto-circuito.

Manutenção corretiva

Esse tipo de manutenção não é aconselhável, pois o procedimento só é realizado quando a falha ou erro já ocorreu.

No entanto, muitas vezes é necessária, em momentos que as falhas são repentinas devido a fatores externos ou mau uso do equipamento industrial.

Portanto, a maior falha dessa manutenção corretiva é não ser prevenida e prevista.

Nesse sentido, as falhas inesperadas oferecem grandes riscos de acidentes para os trabalhadores ou, até mesmo, acarretar custo alto para a empresa, a depender da máquina.

Inspeção ou manutenção preditiva

Essa inspeção monitora a máquina e equipamento e acompanha as métricas enquanto funciona.

A forma de realização é com ajuda de outros softwares ou aparelhos remotos, que farão as medições e farão o relatório de dados.

Nesse tipo é possível monitorar a pressão, temperatura, corrente elétrica, dentre outros.

Quando há identificação de algo fora dos parâmetros ideais, será solicitada e realizada uma análise mais elaborada e, em seguida, a correção do problema.

Manutenção preventiva

Manter preventivamente os equipamentos é vital por muitas razões. Principalmente, a manutenção preventiva de rotina reduz os custos operacionais gerais e reduz o tempo de inatividade dos equipamentos. Reparos regulares e up-keep prevent peças e componentes de desgaste excessivo e falha súbita.

Todo operador e mecânico sabe que uma falha catastrófica pode desencadear uma cadeia de eventos que danifica outras peças de equipamento. O que poderia ter sido uma substituição de peça barata em um estágio de intervenção precoce teria evitado uma falha completa do sistema como um motor queimado ou hidráulica rompida. O tempo de inatividade caro sempre acompanha um longo tempo de inatividade. Muitos mecânicos experientes no campo de manutenção de equipamentos dizem que os custos de reparo e o tempo de inatividade são diretamente proporcionais.

A manutenção preventiva e de rotina maximiza a disponibilidade de equipamentos da empresa e reduz as despesas gerais. Torna o equipamento mais seguro, amplia a longevidade do serviço e aumenta a confiança do operador. Um programa de manutenção preventiva adequado também reduz a chance de litígios dispendiosos. Aqui está um olhar mais atento sobre por que a rotina e a manutenção preventiva são tão importantes:

Quando o equipamento falha de repente, não há escolha a não ser retirá-lo do serviço. Isso deixa a máquina incapaz de realizar sua tarefa e apoiar outras máquinas no trabalho. Também deixa um operador pago sentado ocioso. Máquinas indisponíveis custam dinheiro. Não ganha dinheiro até ser consertado e voltar ao trabalho. Uma boa manutenção preventiva garante que os equipamentos estão sempre disponíveis, exceto para manutenção programada.

Colapsos inesperados não são eventos planejados. Nem são despesas planejadas. Toda empresa de equipamentos pesados rentáveis trabalha com orçamentos. A rotina programada e o trabalho preventivo se encaixam em um orçamento e é antecipado. Colapsos repentinos muitas vezes vão além dos subsídios orçamentários. Os custos de reparo somados à perda de renda devido à indisponibilidade de equipamentos em despesas caras que podem ter sido evitadas com a manutenção de rotina.

Máquinas confiáveis são máquinas seguras. Garantir que todos os equipamentos de construção sejam rotineiramente reparados e mantidos em excelentes condições aumenta significativamente sua segurança. A falha súbita dos componentes pode causar condições perigosas aos trabalhadores, bem como apresentar riscos ambientais inseguros. Manter os equipamentos de construção seguros faz parte de um programa de manutenção preventiva.

Sem dúvida, os equipamentos  devidamente mantidos duram mais que os equipamentos  mal conservados. Uma boa manutenção amplia a longevidade do serviço. Também paga retornos em valor de revenda e trade-in. O equipamento trabalha mais e ganha mais durante o seu serviço. Então, se bem conservado, esse equipamento vale mais dinheiro no final.

Os equipamentos  são ativos valiosos. No entanto, os operadores são humanos e tem corpotamento como tal. Um deles é ter confiança de que o equipamento que eles estão manuseando é seguro e confiável. Equipamentos mal conservados têm um efeito desmoralizante sobre os operadores, e logo eles desenvolverão uma falta de confiança que leva ao desrespeito da empresa. Isso caminha para a falta de operação segura ou falha em relatar possíveis problemas. Você pode evitar baixa confiança com manutenção de rotina.

Não importa o quão bem conservados os equipamentos, às vezes acidentes acontecem. Quando acontece, invariavelmente envolve as autoridades e investigações sobre a causa. Se o acidente ocorreu por negligência devido à má manutenção, isso traria responsabilidade ao proprietário do equipamento. Pode levar a litígios. No entanto, se houver uma clara trilha de manutenção regular e preventiva, a chance de litígios caros diminui significativamente.

Um programa adequado de rotina e manutenção preventiva melhora a disponibilidade e reduz as despesas gerais. Torna o equipamento mais seguro, incentiva a confiança do operador e maximiza a longevidade. A manutenção adequada também reduz o risco de litígio. Um programa de rotina e manutenção preventiva completo alcança todos os pontos.

Quais erros podem ser evitados na inspeção e manutenção?

O principal erro na inspeção e manutenção é esperar a falha acontecer para depois corrigir.

O recomendado é que as máquinas sejam monitoradas e inspecionadas continuamente, de acordo com o cronograma, para assegurar o seu estado de funcionamento.

Outro tipo de erro visto é que as inspeções e manutenções muitas vezes são realizadas por técnicos não especializados.

É essencial que o funcionário responsável por essas atividades tenha conhecimento técnico específico, a fim de garantir assertividade nas mediações realizadas, sem riscos de danos maiores.

A falta de cronograma de inspeção e manutenção ou falha no seguimento das instruções do fabricante é um erro que pode e deve ser evitado.

Em casos assim, a empresa perde financeiramente, somente por não ter seguido corretamente o melhor momento para realizar as mediações industriais.

Como consequência disso, poderá ocorrer interrupção da produção e gastos não previstos no orçamento.

Vale ressaltar que é fundamental que a empresa possua ferramentas e tecnologias capazes de realizar a inspeção e manutenção dos equipamentos de maneira eficiente.

Todas as mediações e intervenções realizadas nos equipamentos precisam ser assertivas para que não haja mais danos ao maquinário e a tecnologia é ponto chave para possibilitar ações corretas.

Vantagens da tecnologia RFID

A associação de uma etiqueta RFID de leitura/escrita a um equipamento permitirá a distinção absoluta de todos os elementos a inspeccionar. Essa "etiqueta electrónica" de leitura/escrita, encapsulada num molde predefinido será colocada no equipamento a inspeccionar. A etiqueta contém na sua memória um número único, permitindo a identificação de cada um dos materiais a inspeccionar. A memória disponível também permite, por exemplo, a escrita de informações ligadas à manutenção e às inspecções periódicas.

Uns terminais portáteis, equipados de um módulo RFID, permitirão a leitura e a escrita de informações memorizadas na etiqueta electrónica associada ao equipamento. Todos os documentos em formato papel poderão ser substituído ou transformados em informações em terminais portáteis, e em seguida registados automaticamente numa base de dados central, como a do sistema SmartX HUB.

O operador registra  directamente os dados de inspeção (CheckLists) no terminal a partir de uma simples leitura da etiqueta. O número do equipamento inspeccionado e alguma informação do campo são gravadas no banco de dados central, juntamente com a identificação da etiquetas RFID correspondente, provando a passagem do técnico pelo local.

A solução é muito mais ergonómica do que a utilização de um suporte em papel, sobretudo quando as condições meteorológicas são más. O ciclo de inspecção menos penoso poderá ser encurtado, garantindo assim um maior controlo dos equipamentos - controlo das acções de manutenções preventivas e correctivas.
 

Resolvendo problemas com o SmartX HUB IoT

O software da SmartX HUB é, de fato, o mais completo para quem procura uma metodologia voltada para o futuro da gerenciamento de manutenção corporativa.

Com o sistema de manutenção SmartX HUB, sua empresa contará com diversos recursos avançados que economizarão tempo e alavancarão a produtividade. Afinal de contas, adotando esse sistema de manutenção, sua empresa ganha uma plataforma completa que conta com total visibilidade da sua frota/parque de equipamentos e automatiza mais de 75% das tarefas manuais.

A seguir, você conhece como o software de manutenção da SmartX HUB pode auxiliar todos os processos e torná-los mais simples, evitando dores de cabeças desnecessárias. Veja abaixo como podemos ajudar:

SmartX HUB seu parceiro para soluções RFID

Agora é o momento certo para investir em gestão de manutenção com IoT-RFID. Escolher o fornecedor certo para suas operações corporativas é uma decisão crítica de negócios que afetará seu resultado final. A decisão certa significará a diferença entre sucesso de implementação ou fracasso.

A experiência na gestão de ativos com RFID da SmartX HUB vai além dos produtos. O SmartX HUB entende os processos de manutenção e tem a profunda experiência vertical do mercado para garantir o design adequado do sistema. Ao lado de nossos parceiros, focamos apenas nisso — ajudar as empresas a implementar soluções que melhorem a eficiência de sua gestão do ciclo de vida dos ativos.

1 2 3 20

Contatos

Benefícios

error: