Sistema de manutenção: para que serve e quais as vantagens?

A gestão de manutenção é a adoção de tecnologias, técnicas e metodologias para gerenciar o cuidado de máquinas, instalações e ferramentas utilizadas na empresa.

Como a tecnologia IoT-RFID pode aperfeiçoar a disponibilidade de ativos?

Diversos fatores – da automação com IoT-RFID e big data à falta de pessoal e mudanças sociais e econômicas – ajudarão a orientar a evolução da manutenção industrial para o software. Isso, aliado à inteligência artificial, tecnologia de sensores e restrições orçamentárias, se tornará o padrão nas fábricas, levando as práticas reativas milenares para trás. Mas como e por que as práticas de manutenção de equipamentos evoluíram de reativas para proativas? E que mudanças e tendências podemos esperar ver no futuro?

Muita coisa aconteceu na manufatura e nos prestadores de serviços desde a revolução industrial, mas a mais dramática dessas mudanças ocorreu nos últimos cinquenta anos. Essas mudanças afetaram como os equipamentos da indústria e serviços foram mantidos.

Novos conceitos como monitoramento de condições, fabricação, padrões de qualidade, sistemas especializados e manutenção centrada em confiabilidade também surgiram em cena. É uma questão de sobrevivência nos negócios. Se sua empresa não faz isso, sua concorrente irá fazer.

A Identificação por Radiofrequência (RFID) é uma verdadeira tecnologia de última geração — pronta, disponível e sendo implementado hoje — isso está transformando a forma como as empresas gerenciam e extraem mais valor do negócio de suas operações de gestão de reparos e manutenção.

Se seu foco está na fabricação, distribuição por atacado, varejo e transporte, RFID vai impulsionar a lucratividade, aumentar a receita, reduzir as despesas operacionais e reduzir os níveis de estoque. Ela promete ter o mesmo, se não mais impacto nos negócios como a tecnologia de código de barras, que automatizou cadeias de suprimentos globais e criou líderes do setor de seu início adotantes uma geração atrás.

O RFID integrado a gestão de manutenções afeta diretamente o resultado final de uma empresa, criando um novo valor na gestão de ativos. A gestão da manutenção da SmartX HUB permite que as empresas:

O que é gestão da manutenção?

A gestão de manutenção é a adoção de tecnologias, técnicas e metodologias para gerenciar o cuidado de máquinas, instalações e ferramentas utilizadas na empresa. Sendo assim, esse controle é capaz de dar suporte necessário para que as operações do negócio funcionem adequadamente, com o melhor desempenho possível.

Esse setor tem uma importância muito significativa para a empresa, pois, pode depender do segmento de atuação do negócio. Além da falta de manutenção pode acarretar falhas graves, desperdícios e até na indisponibilidade de equipamentos essenciais para dar continuidade às atividades da empresa.

Atualmente, estudos de organizações especialistas, evidenciam uma perda anual mundial de mais de US$ 50 bilhões em paradas inesperadas.

Qual a necessidade de um sistema de manutenção?

A falta de manutenção também pode representar outras ameaças, como acidentes por falhas de equipamentos. Sendo assim, imagine as perdas que uma empresa poderia ter por não prezar pela segurança e integridade de seus funcionários. Além das dificuldades que esses incidentes poderiam causar para o colaborador e seus familiares, a empresa fica exposta a processos judiciais e perdas financeiras. Além disso, a depender do segmento empresarial, o lucro cessante por conta de falhas inesperadas pode comprometer muito um negócio.

Por esse motivo, uma boa gestão de manutenção mais uma vez garante maior segurança às equipes. Dessa forma, por meio de intervenções preventivas e corretivas, a gestão de manutenção garante não somente o bom funcionamento das máquinas, mas também que operem nas melhores condições para o conforto e a segurança do operador.

Resolvendo problemas com o SmartX HUB IoT

O software da SmartX HUB é, de fato, o mais completo para quem procura uma metodologia voltada para o futuro da gerenciamento de manutenção corporativa.

Com o sistema de manutenção SmartX HUB, sua empresa contará com diversos recursos avançados que economizarão tempo e alavancarão a produtividade. Afinal de contas, adotando esse sistema de manutenção, sua empresa ganha uma plataforma completa que conta com total visibilidade da sua frota/parque de equipamentos e automatiza mais de 75% das tarefas manuais.

A seguir, você conhece como o software de manutenção da SmartX HUB pode auxiliar todos os processos e torná-los mais simples, evitando dores de cabeças desnecessárias.

Redução de custos:

Com SmartX HUB voce sabe exatamente quando um ativo deverá sofrer uma pausa em seu funcionamento, é possível calcular os custos de se reestabelecer o ciclo de produção. Além de economias com a possibilidade de se reduzir as equipes de manutenção e suas rotas até os pontos que devem ser atendidos. Quanto mais rápida é a execução do serviço, mais rápido é reestabelecida aquela atividade no processo, e menor a chance de perdas financeiras.

Alocação eficiente de pessoal:

Através da Plataforma Smartx HUB, planeja-se quais as atividades de manutenção e suas periodicidades, além do acompanhando de perto da realização dessas tarefas, é possível alocar de forma mais assertiva o número de pessoas necessários para aquele procedimento. É possível inclusive, acompanhar, de forma individual, o manutentor na execução de suas rotinas, e verificar a sua performance.

Aumento na vida útil de um ativo:

Com emprego da solução SmartX HUB, o monitoramento próximo dos equipamentos, a realização de manutenções preventivas e preditivas, pode ajudar a aumentar a vida útil daquele equipamento, reduzindo a necessidade de investimento em trocas de equipamentos. Podendo-se também usar os mesmos dados de monitoramento e investimento para se melhorar os equipamentos já existentes nas áreas.

Melhorias nos indicadores de segurança do trabalho:

Realizando-se manutenções preventivas, ou mesmo corretivas de forma planejada, e sempre realizando inspeções da condição dos equipamentos com o software SmartX HUB, é possível identificar gargalos que possam estar prejudicando a integridade do equipamento, e do pessoal que trabalha com ele. Se um equipamento está necessitando de manutenções mais frequentes devido a desgastes, é bom analisar, por exemplo, se não é necessária a realização de treinamentos para a equipe que opera aquele equipamento, para que seja feito de forma correta.

SmartX HUB seu parceiro para soluções RFID

Agora é o momento certo para investir em gestão de manutenção com IoT-RFID. Escolher o fornecedor certo para suas operações corporativas é uma decisão crítica de negócios que afetará seu resultado final. A decisão certa significará a diferença entre sucesso de implementação ou fracasso.

A experiência na gestão de ativos com RFID da SmartX HUB vai além dos produtos. O SmartX HUB entende os processos de manutenção e tem a profunda experiência vertical do mercado para garantir o design adequado do sistema. Ao lado de nossos parceiros, focamos apenas nisso — ajudar as empresas a implementar soluções que melhorem a eficiência de sua gestão do ciclo de vida dos ativos.

1 2 3 4 20

Contatos

Benefícios

error: