Como funciona o sistema de etiquetagem RFID?

O que é a tecnologia RFID?

A Identificação por Radiofrequência, ou simplesmente RFID, é um método de comunicação sem fio que utiliza radiação eletromagnética ou acoplamento eletrostático na porção de frequência de rádio do espectro eletromagnético, sendo exclusivamente utilizado para a identificação de pessoas, animais ou objetos.

No sistema RFID, as etiquetas RFID são usadas para codificar dados digitais e são capturadas por leitores que fazem uso de ondas de rádio. Com o avanço tecnológico e a Internet das Coisas (IoT), o RFID tornou-se uma tecnologia de rastreamento indispensável para organizações que valorizam seus ativos. A SmartX HUB é uma das melhores empresas de RFID que oferece as melhores soluções RFID.

O RFID é semelhante à técnica nativa de código de barras, onde os códigos de barras são lidos por scanners e os dados relevantes sobre qualquer item são extraídos do banco de dados. No entanto, o RFID possui algumas vantagens significativas sobre o software de rastreamento de código de barras. A característica principal do rastreador RFID é que ele pode ser usado fora da linha de visão para leitura de dados, enquanto os códigos de barras devem ser mantidos em um trilho para leitura adequada com o scanner óptico (barcode).

Como selecionar a Etiqueta RFID?

Se você está procurando a etiqueta RFID certa, escolha a melhor entre as inúmeras disponíveis no mercado. Selecione a etiqueta que será adequada ao ambiente em que o módulo vai operar.

Frequência RFID

Além disso, as faixas de frequência RFID também afetam a precisão da rastreabilidade de ativos por RFID. Frequências mais altas proporcionam maior precisão, porém com alcance reduzido. Por outro lado, frequências mais baixas oferecem maior alcance, mas com menor precisão. A distância entre o leitor e a etiqueta também é um fator importante que afeta a precisão do RFID. Quanto mais próxima a etiqueta estiver do leitor, maior será a precisão do rastreamento.

Condições Ambientais Condições ambientais, como presença de metal, líquidos e outros materiais, podem interferir nos sinais RFID e reduzir a precisão do rastreamento. Por exemplo, o rastreamento RFID em um armazém com prateleiras e estantes de metal pode ser menos preciso do que em um campo aberto devido à interferência dessas estruturas metálicas.

Leitura RFID

A leitura RFID é o processo de ler a memória de um chip RFID ao energizar a etiqueta com a potência das ondas de rádio de um leitor RFID. Esse método difere dos códigos de barras, nos quais os dados são codificados nas linhas escuras e espaços do código de barras, que podem ser suscetíveis ao desgaste. Nos códigos de barras, mesmo o apagamento de uma única linha escura devido ao desgaste pode alterar o valor dos dados.

Precisão do RFID

Apesar desses desafios, a rastreabilidade de ativos por RFID é geralmente considerada altamente precisa. A precisão da rastreabilidade de ativos por RFID pode variar de 99% a 99,9%, dependendo da aplicação específica e da qualidade do sistema RFID.

A rastreabilidade de ativos por RFID pode melhorar significativamente a eficiência e a produtividade em setores como logística, saúde e manufatura. Ao fornecer rastreamento em tempo real e gerenciamento de estoque, a rastreabilidade de ativos por RFID pode ajudar as organizações a reduzir o risco de roubo, perda ou danos aos ativos, além de melhorar o gerenciamento geral da cadeia de suprimentos

Como a Tecnologia RFID Pode ajudar na gestão de Equipamentos ?

O uso da tecnologia de Identificação por Radiofrequência (RFID) pode trazer vários benefícios para a gestão de ativos no setor de facilities. Veja como o RFID pode ajudar:

Rastreamento e localização: O RFID permite o rastreamento preciso e em tempo real dos ativos. Com tags RFID colocadas nos objetos, é possível monitorar sua localização e movimentação dentro das instalações. Isso facilita a localização rápida de ativos perdidos ou extraviados, reduzindo o tempo gasto na busca manual.

Inventário automatizado: O RFID simplifica e agiliza o processo de inventário de ativos. Com leitores RFID, é possível realizar uma contagem automatizada e precisa dos ativos, eliminando a necessidade de contagens manuais demoradas e propensas a erros. Isso economiza tempo e recursos, além de oferecer uma visão em tempo real do inventário.

Gestão de manutenção: O RFID pode ser usado para registrar e monitorar a manutenção dos ativos. As tags RFID podem conter informações sobre o histórico de manutenção, datas de manutenção programada, procedimentos e manuais de operação. Isso auxilia na programação e acompanhamento da manutenção preventiva, garantindo que os ativos estejam sempre em boas condições de funcionamento.

Segurança e controle de acesso: O RFID pode ser utilizado para controle de acesso em instalações e áreas restritas. Os funcionários podem ser fornecidos com cartões ou tags RFID para permitir a entrada em áreas específicas, aumentando a segurança das instalações e evitando acesso não autorizado.

Melhoria da eficiência operacional: Ao automatizar processos de rastreamento, inventário e manutenção, o RFID contribui para uma maior eficiência operacional. Isso resulta em economia de tempo, redução de erros e otimização do uso de recursos, melhorando a produtividade e a qualidade dos serviços prestados.

Concluindo, o uso da tecnologia RFID na gestão de ativos no setor de facilities proporciona um controle mais preciso, eficiente e automatizado dos ativos. Isso traz benefícios como rastreamento e localização, inventário automatizado, gestão de manutenção, segurança e controle de acesso, gestão de uso e consumo, e melhoria da eficiência operacional. O RFID é uma ferramenta poderosa que auxilia na otimização dos processos e na melhoria geral da gestão de ativos nas instalações.

Como o sistema SmartXHUB pode ajudar ?

Na SmartX HUB, oferecemos a melhor solução de rastreamento RFID para seus ativos valiosos, como rastreamento de veículos, etiquetas de caixas plásticas, etiquetas de inventário, logística de carga e cadeia de suprimentos, rastreamento de ativos e equipamentos, entre outros. Nos últimos dois anos, o uso de tecnologias de rastreamento de ativos tem trazido uma grande revolução no lucro global no setor empresarial. A tecnologia de etiquetagem RFID deu um salto gigante em setores como saúde, logística, manufatura, varejo e muitos outros.

A tecnologia de etiquetagem RFID faz parte da tecnologia de Identificação Automática e Captura de Dados, onde identifica automaticamente objetos e coleta dados sobre eles, armazenando esses dados no banco de dados do computador com alguma ou nenhuma intervenção humana. A tecnologia de etiquetagem RFID utiliza ondas de rádio no espectro eletromagnético para realizar o processo mencionado acima.

A maioria dos fornecedores de RFID fornece um módulo RFID que consiste principalmente em três componentes: uma etiqueta RFID ou rótulo RFID, um leitor e uma antena que transmitirá as ondas de rádio para o leitor RFID. Em seguida, este leitor específico converterá esses sinais de rádio em uma forma de dados mais estável e útil. As informações sobre esses dados serão coletadas das etiquetas e depois transferidas para a interface de comunicação necessária para o receptor, onde esses dados serão armazenados em um banco de dados e podem ser usados a qualquer momento posteriormente.

A maioria das empresas e empreendimentos depende de ativos de alto valor para gerar sua receita, então fica claro a necessidade de rastrear esses ativos e gerenciá-los. Eles podem ser qualquer coisa, como ferramentas, estoque, dispositivos de TI, veículos, embalagens retornáveis ou até mesmo funcionários. Seja o que for, estamos aqui para ajudar, sendo o melhor fornecedor de RFID que pode fornecer a seus ativos a melhor solução de etiquetagem RFID que garante a segurança de seus ativos.

 

Como um software de gerenciamento pode auxiliar no seu projetos?

O sistema SmartXHUB é uma solução tecnológica que auxilia na gestão de parques e clubes, oferecendo recursos como monitoramento em tempo real, automação de tarefas, manutenção preditiva, gestão de ocupação e espaços, análise de dados e integração com sistemas existentes.

Com o SmartXHUB, é possível obter informações atualizadas sobre o desempenho das instalações, otimizar o uso de recursos, reduzir custos, melhorar a eficiência operacional e proporcionar um ambiente mais seguro e confortável para os ocupantes. Essa solução facilita a tomada de decisões estratégicas e contribui para a efetiva gestão das instalações em diversos aspectos.

A presença global da SmartX HUB, juntamente com sua profunda experiência em transformação de negócios, provou que as metodologias e a experiência adquiridas com milhares de engajamentos mundiais ajudam as empresas a alcançar resultados reais de negócios e inovação de forma rápida e econômica.

Para obter mais informações sobre como podemos ajudá-lo a superar os desafios para o seu negócio ou para conferir uma demonstração gratuita, entre em contato conosco.

Benefícios

Contatos

Saiba mais sobre o que estamos fazendo ultimamente

O que é o software CMMS para Manutenção?

O que é o software CMMS para Manutenção?

O que é o software CMMS? Um CMMS, ou sistema informatizado de gestão de manutenção, é um software que ajuda

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos A escassez de funcionários nos hospitais e nas instalações de cuidados de

RFID Auxiliando a expansão da Indústria

RFID Auxiliando a expansão da Indústria

RFID Auxiliando a expansão da Indústria Crescimento rejeitado por falta de pessoas habilitadas Se você está no ramo da fabricação,

error: