O que é o software CMMS?

Um CMMS, ou sistema informatizado de gestão de manutenção, é um software que ajuda as empresas a gerenciarem centralmente informações e processos de manutenção - e, em última análise, aumentar o tempo de atividade do equipamento. sabe o que manter à mão.

Visão geral do sistema informatizado de gestão de manutenção

Desde o surgimento da indústria, as empresas têm compreendido os riscos do tempo de inatividade e o valor de cada pequeno aumento na eficiência. Enquanto houveram máquinas e equipamentos, têm existido estratégias para coordenar, monitorar e otimizar sua manutenção. No passado, isso era em grande parte uma tarefa manual, envolvendo muitos palpites baseados em experiência e respostas reativas.

As soluções CMMS foram a primeira geração de ferramentas de software destinadas a automatizar processos transacionais de manutenção. Mas hoje, as empresas operam em um mundo conectado e digital onde os modernos sistemas de gestão de ativos empresariais (EAM) podem automatizar, prever, iluminar e transformar completamente a manutenção.

Significado do sistema informatizado de gestão de manutenção (CMMS)

Um CMMS é uma ferramenta de software usada por planejadores, programadores e técnicos de manutenção para gerenciar atividades de manutenção e aumentar a confiabilidade e vida útil de ativos e equipamentos. No cerne de um CMMS está um banco de dados, que centraliza todas as informações de manutenção em um só lugar. O sistema também inclui recursos para monitoramento de condições, gestão de inspeções, listas de verificação, acompanhamento de KPIs e documentação precisa de todas as atividades de manutenção - o que é essencial em indústrias fortemente regulamentadas.

Historicamente, os sistemas CMMS têm sido aplicativos independentes que funcionam de forma independente de outros softwares empresariais. No entanto, hoje em dia, a maioria das empresas de médio e grande porte adota soluções modernas de gestão de ativos empresariais (EAM) que oferecem uma ampla gama de funcionalidades adicionais. Essas soluções EAM geralmente oferecem integração nativa com ERP e outros departamentos - como RH e finanças - para manter tudo conectado, desde aquisição de peças até qualificação de técnicos e controle de tempo.

Como funciona o software CMMS?

O software CMMS centraliza o gerenciamento, rastreamento e otimização das operações de manutenção - permitindo que as empresas maximizem a disponibilidade e o uso de ativos físicos, como máquinas, veículos, equipamentos e infraestrutura. Aqui está um resumo breve de algumas características essenciais do CMMS:

- Gerenciamento de ordens de trabalho automatiza e simplifica o processo de criação, atribuição e rastreamento de tarefas de manutenção.

- Gerenciamento de recursos e mão-de-obra / agendamento ajuda suas equipes a alocar efetivamente recursos humanos e materiais - levando a uma maior eficiência e produtividade.

- Registro de ativos fornece um banco de dados centralizado para todos os seus ativos, facilitando o gerenciamento e o rastreamento em toda a empresa.

- Monitoramento de condições usa sensores de IoT para rastrear continuamente a saúde e o status de seus ativos e equipamentos, alertando as equipes de manutenção sobre anomalias o mais cedo possível.

- Manutenção preditiva coleta e analisa dados históricos e em tempo real para prever quando o equipamento precisará de manutenção e atenção - antes que as coisas falhem ou quebrem.

- Relatórios e análises permitem que você acompanhe seus KPIs com visualizações abrangentes de dados e informações de rastreamento.

- Gerenciamento de peças e inventário ajuda você a ver e coordenar a disponibilidade, localização e status de peças sobressalentes, garantindo que as peças certas estejam disponíveis quando necessário.

- Funcionalidade de manutenção com applicatiovo móvel permite que seus técnicos usem dispositivos móveis com segurança para acessar informações e iniciar e supervisionar muitas tarefas de manutenção de um local remoto.

- Auditoria e rastreamento de conformidade ajudam você a confirmar que suas atividades de manutenção estão documentadas e em conformidade com as últimas regulamentações da indústria e regionais.

EAM vs. CMMS

EAM e CMMS foram ambos desenvolvidos para ajudar a manter e otimizar ativos, mas seu escopo e impacto diferem e evoluíram ao longo do tempo. As soluções modernas de EAM incorporam funcionalidades essenciais do CMMS e as expandem e integram em áreas centrais do negócio, abordando o ciclo de vida completo dos ativos - desde a pesquisa inicial e planejamento de capital até o eventual descarte ou reciclagem. As soluções de EAM aproveitam tecnologias como IA, aprendizado de máquina e análises avançadas para fornecer insights em tempo real sobre o desempenho dos ativos e as necessidades de manutenção - e podem ser personalizadas para atender às necessidades específicas de diferentes setores e organizações.

Então, enquanto o CMMS continua sendo uma ferramenta útil e importante, as soluções modernas de EAM estão melhor equipadas para lidar com as necessidades complexas e dinâmicas dos negócios e oferecem uma abordagem mais ágil para o gerenciamento de ativos, ajudando a otimizar melhor o uso dos ativos, reduzir custos e maximizar o retorno sobre o investimento.

Como o RFID e IoT ajudam em um sistema de manutenção CMMS?

RFID (Identificação por Radiofrequência) e IoT (Internet das Coisas) desempenham papéis importantes no suporte ao CMMS (Sistema Informatizado de Gestão de Manutenção) ao fornecerem dados em tempo real sobre ativos e equipamentos. Aqui estão algumas maneiras pelas quais RFID e IoT ajudam no CMMS:

1. Rastreamento de ativos: RFID permite a identificação única e automática de ativos por meio de etiquetas RFID. Isso facilita o rastreamento de ativos em tempo real, permitindo que o CMMS mantenha registros precisos sobre a localização e o status de cada ativo.

2. Monitoramento de condições: A IoT envolve a integração de sensores em ativos e equipamentos para monitorar continuamente sua condição. Esses sensores podem coletar dados sobre temperatura, pressão, vibração, umidade e outros parâmetros relevantes. Esses dados são então transmitidos para o CMMS em tempo real, permitindo uma manutenção preditiva e preventiva com base nas condições reais do equipamento.

3. Manutenção preditiva: Com base nos dados coletados pelos sensores IoT, o CMMS pode prever falhas potenciais em equipamentos e ativos antes que ocorram. Isso permite que as equipes de manutenção intervenham proativamente, agendando a manutenção necessária antes que ocorram falhas catastróficas, o que ajuda a evitar tempo de inatividade não planejado e reduz os custos de reparo.

4. Otimização de estoque de peças: Ao integrar dados de RFID e IoT com o CMMS, as empresas podem otimizar seus estoques de peças sobressalentes. O CMMS pode monitorar o uso de peças e prever quando serão necessárias substituições, evitando a falta de peças críticas e reduzindo o excesso de estoque.

O RFID e IoT fornecem uma fonte valiosa de dados em tempo real para o CMMS, permitindo uma manutenção mais eficiente, preditiva e baseada em condições reais de ativos e equipamentos. Isso ajuda as empresas a maximizar a disponibilidade de seus ativos, reduzir os custos de manutenção e evitar tempo de inatividade não planejado.

Setores que fizeram a transição de CMMS para EAM para gerenciamento de ativos

O software de EAM é uma ferramenta versátil que encontra aplicações em vários setores. Sua utilidade na otimização dos processos de manutenção o torna indispensável para uma variedade de negócios. Abaixo estão exemplos de cinco tipos de empresas ou indústrias que podem se beneficiar das soluções de EAM:

1. Manufatura: Todos os anos, as empresas de manufatura enfrentam custos cada vez mais altos e uma competição mais acirrada. O EAM fornece a vantagem que essas empresas precisam para manter a maquinaria em condições ideais, reduzir paradas e aumentar a produtividade geral. Ele também melhora a visibilidade sobre a conformidade regulatória, que pode ser altamente complexa neste setor.

2. Construção: Ativos de alto valor, clientes exigentes e prazos apertados são apenas alguns dos desafios neste setor acelerado. Com maquinário extremamente pesado e equipamentos caros em uso, as empresas de construção precisam de um gerenciamento de ativos extremamente confiável. Os sistemas de EAM garantem que todos os ativos sejam mantidos em níveis ótimos, ajudando as equipes de construção a concluir projetos dentro do prazo e do orçamento.

3. Petróleo e gás: Esta é uma indústria onde a falha de ativos pode não apenas resultar em pesadas perdas financeiras, mas também causar danos ambientais. O papel do EAM na manutenção preditiva e preventiva é essencial neste setor, ajudando as empresas de petróleo e gás a atender (e exceder) regulamentações rigorosas de conformidade e garantir que suas operações sejam o mais seguras e suaves possível.

4. Saúde: Com as vidas de seus pacientes em suas mãos, as equipes de saúde sabem melhor do que ninguém a importância de ter equipamentos confiáveis e bem mantidos. À medida que o equipamento hospitalar se torna mais complexo a cada ano, o setor de saúde depende muito de poderosas soluções de EAM que possam garantir os melhores protocolos e resultados de manutenção possíveis.

5. Telecomunicações e serviços públicos: Esses setores têm necessidades complexas de gerenciamento de serviços de campo. O tempo de atividade do serviço é essencial e frequentemente impacta milhões de clientes. Soluções avançadas de EAM podem ajudar a monitorar e manter proativamente elementos de infraestrutura como torres de celular, subestações e postes de utilidade. Isso garante que os serviços raramente sejam interrompidos e, se forem, sejam rapidamente restaurados - mantendo altos níveis de satisfação do cliente e adesão aos acordos de nível de serviço (SLAs).

6. Gestão de frotas: Gerenciar frotas requer a coordenação perfeita de numerosas partes, horários e atividades de manutenção preventiva. As ferramentas de EAM oferecem registro centralizado e recursos de manutenção preditiva que ajudam a simplificar essas tarefas complexas. Isso não apenas prolonga a vida útil da frota, mas também reduz o tempo de inatividade devido a quebras, resultando em economia de custos e operações mais eficientes.

Como SmartX HUB pode ajudar?

Melhores soluções de gerenciamento de ativos empresariais: 

Ao selecionar um EAM, organizações que buscam otimizar seus processos de gerenciamento de ativos devem considerar vários fatores:

1. Integração: Procure por soluções de EAM que aumentem a visibilidade em todo o seu negócio - integrando-se perfeitamente ao seu ERP e suportando automação e processos otimizados em áreas centrais do negócio, como finanças, RH, manufatura, cadeia de suprimentos, serviços, aquisições e muito mais.

2. Sistema baseado em nuvem: Quando os riscos de segurança e as especificações técnicas estão em constante mudança, a conectividade em nuvem permite atualizações mais fáceis, patches e acesso mais flexível aos dados. Também permite implementação rápida e rápido tempo de retorno do investimento.

3. Gerenciamento de ativos móveis: Procure por opções móveis seguras e flexíveis que libertem suas equipes de manutenção e permitam que você coloque as melhores pessoas no trabalho, onde quer que estejam.

4. Configurabilidade: Cada empresa enfrenta desafios e oportunidades únicas. As melhores soluções lhe darão a capacidade de personalizar suas soluções para atender às suas necessidades.

5. Facilidade de uso: Não importa quão bem uma ferramenta funcione se as pessoas se recusarem a usá-la. Os melhores sistemas de EAM terão interfaces intuitivas e recursos de fácil utilização.

Você coloca uma quantidade enorme de cuidado e despesa na escolha das máquinas e ativos certos para construir seu negócio. As soluções de EAM avançadas de hoje ajudam você a proteger esses investimentos e garantir que eles funcionem com capacidade máxima por um longo e eficiente período de tempo.

A presença global da SmartX HUB, juntamente com sua profunda experiência em transformação de negócios, provou que as metodologias e a experiência adquiridas com milhares de engajamentos mundiais ajudam as empresas a alcançar resultados reais de negócios e inovação de forma rápida e econômica.

Não perca mais tempo e garanta a eficiência e a longevidade dos seus ativos com a implementação de uma estratégia MRO eficiente. O SmartX HUB é a solução perfeita para a sua empresa.

Para obter mais informações sobre como podemos ajudá-lo a superar os desafios para o seu negócio ou para conferir uma demonstração gratuita, entre em contato conosco.

Benefícios

Contatos

Saiba mais sobre o que estamos fazendo ultimamente

O que é o software Asset Performance Management (APM) ?

O que é o software Asset Performance Management (APM) ?

O que é o software Asset Performance Management(APM)? O Software APM, ou Asset Performance Management (Gerenciamento de Desempenho de Ativos),

O que é o software CMMS para Manutenção?

O que é o software CMMS para Manutenção?

O que é o software CMMS? Um CMMS, ou sistema informatizado de gestão de manutenção, é um software que ajuda

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos A escassez de funcionários nos hospitais e nas instalações de cuidados de

error: