O Surgimento do Trabalho Solitário na Era Digital

Qual a Importância?

Nos ambientes de trabalho em constante evolução de hoje, o tradicional emprego de escritório das nove às cinco está se tornando cada vez mais algo do passado. A revolução digital mudou os padrões de trabalho, incluindo o trabalho solitário - uma prática que tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Não mais presos a um escritório físico, profissionais de diversas áreas estão abraçando a liberdade, flexibilidade e inovação que vêm com o trabalho solitário. Mas o que impulsiona essa tendência? Como a tecnologia tem servido de base para facilitar um trabalho solitário seguro?

Este artigo adentra no mundo intrigante do trabalho solitário na era digital, examinando como avanços tecnológicos abriram caminho para essa mudança, tornando mais fácil para indivíduos trabalharem de forma independente, mas ainda assim estarem interconectados. Vamos discutir a história do trabalho solitário e iluminar como desenvolvimentos na infraestrutura têm contribuído para tornar os trabalhadores solitários mais seguros.

No Passado, Como os Trabalhadores Solitários Eram Protegidos?

"Ser um trabalhador solitário sempre foi mais arriscado do que fazer parte de uma equipe. Não porque as tarefas realizadas sejam intrinsecamente mais perigosas, mas porque se algo desse errado em algum momento, não havia colegas por perto para ajudar. Para tentar reduzir os riscos dos trabalhadores solitários, as empresas desenvolveram sistemas para ajudá-los a se sentirem mais conectados e permitir que os empregadores soubessem onde estavam e se estavam bem.

Muitas empresas adotaram o sistema de 'Companheiro', onde os trabalhadores eram pareados e tinham que se comunicar durante o turno para garantir que seu 'Companheiro' estivesse bem. Isso, como muitos sistemas manuais, dependia muito de ambas as partes lembrarem-se de fazer check-in com seu parceiro. Outros sistemas manuais exigiam que os funcionários do escritório passassem uma grande parte do dia ligando para cada trabalhador que estava fora do local (mas tinha acesso a um telefone fixo) para garantir que estavam bem. Se fosse uma organização grande, isso poderia levar horas e resultar em cada funcionário sendo contatado apenas uma vez durante o turno, se é que fossem contatados.

Por fim, o sistema de registro de entrada e saída exigia que os funcionários visitassem fisicamente seu local de trabalho para ter um cartão perfurado com o horário de início do turno e só fossem contatados novamente quando retornassem para registrar a saída no final do turno. Esse sistema era definitivamente o mais arriscado para aqueles que trabalhavam sozinhos por longos períodos de tempo."

A Transformação Digital e o Trabalho Solitário

O acesso a computadores revolucionou a maneira como trabalhamos e, com a internet disponível para o público em geral desde 1995, as coisas mudaram drasticamente novamente. A disponibilidade de telefones móveis a partir da metade da década de 1990 significava que as pessoas que trabalhavam sozinhas podiam falar com outras sem a necessidade de um telefone fixo, no entanto, a forma de se comunicar com a gestão permaneceu a mesma. A equipe ainda precisava ligar para os trabalhadores ao longo do dia para verificar seu status e bem-estar, ou os trabalhadores tinham que se lembrar de ligar uns para os outros, verificando se seu 'Buddy' estava bem. No final da década de 1990, a tecnologia de telefones móveis passou por transformações significativas que lançaram as bases para os smartphones que usamos hoje. Recursos como mensagens de texto (SMS), jogos básicos e navegação rudimentar na internet começaram a aparecer. Durante essa era, os telefones móveis passaram de dispositivos volumosos de função única, usados principalmente para comunicação por voz, para dispositivos mais compactos e ricos em recursos.

O Surgimento dos Wearables e o Trabalho Solitário

Os wearables IoT (Internet das Coisas) desempenham um papel fundamental na proteção de trabalhadores solitários, proporcionando uma série de benefícios para garantir sua segurança. Aqui estão algumas maneiras como os wearables IoT auxiliam na proteção de trabalhadores solitários:

1. Monitoramento em Tempo Real: Os wearables IoT, como dispositivos vestíveis, podem monitorar continuamente os sinais vitais dos trabalhadores, como frequência cardíaca, temperatura corporal e níveis de atividade. Isso permite que os empregadores recebam alertas em tempo real se houver alguma anormalidade, possibilitando uma resposta rápida em caso de emergência médica.

2. Rastreamento de Localização: Dispositivos vestíveis com GPS integrado possibilitam o rastreamento em tempo real da localização dos trabalhadores. Em caso de situações de emergência ou se um trabalhador entrar em uma área de risco, os dados de localização podem ser usados para enviar ajuda rapidamente.

3. Botões de Pânico e Alertas:Muitos wearables IoT têm botões de pânico que os trabalhadores podem pressionar em caso de perigo. Esses dispositivos também podem detectar quedas ou padrões de movimento incomuns e enviar alertas automáticos para os supervisores ou serviços de emergência.

4. Comunicação Bidirecional:Alguns wearables IoT têm funcionalidades de comunicação bidirecional, permitindo que os trabalhadores se comuniquem facilmente com os supervisores ou colegas, mesmo em áreas remotas ou com pouca cobertura de celular.

5. Detecção de Ambientes Perigosos: Sensores nos wearables IoT podem detectar gases tóxicos, substâncias químicas ou outras condições ambientais perigosas. Se um trabalhador entrar em uma área com essas condições, o dispositivo pode emitir alertas automáticos.

6. Registro de Incidentes: Os wearables IoT podem registrar dados relevantes em caso de incidentes, como quedas, acidentes ou exposição a substâncias nocivas. Esses registros podem ser valiosos para análises pós-incidente e para melhorar as práticas de segurança no local de trabalho.

7. Treinamento e Conscientização: Além da proteção em tempo real, os wearables IoT podem ser usados para fornecer treinamento em segurança e conscientização aos trabalhadores, ajudando-os a reconhecer e evitar situações de risco.

Ao integrar essas tecnologias, as empresas podem melhorar significativamente a segurança e o bem-estar dos trabalhadores solitários, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e protegido.

Aumentando a segurança com cobertura de internet

Contar com uma cobertura de internet abrangente e amplamente disponível significa uma maior conectividade e melhor cobertura para aquelas pessoas que trabalham sozinhas. Ter acesso à internet permite que trabalhadores solitários usem seu sinal de celular ou wi-fi para se manterem em contato com seus empregadores, por meio de aplicativos de monitoramento de segurança.

A ampla cobertura da internet acessível também significa que as soluções para trabalhadores solitários podem existir online na nuvem e serem visualizadas de qualquer lugar do mundo. "A nuvem" refere-se a servidores acessados pela Internet, e ao software e bancos de dados que funcionam nesses servidores. Os servidores na nuvem estão localizados em centros de dados em todo o mundo. Em vez de acessar arquivos e dados de um computador local ou pessoal, eles são armazenados e acessados online a partir de qualquer dispositivo com acesso à Internet.

Isso está relacionado com o último desenvolvimento tecnológico que auxilia os trabalhadores solitários. Ter a conta de trabalhador solitário de sua empresa conectada à nuvem significa que você pode acessar seu painel pessoal de qualquer lugar, em qualquer dispositivo móvel. Você poderá ver mapas que mostram as localizações em tempo real de qualquer trabalhador de plantão, visualizar os pedidos e a posição de qualquer trabalhador que esteja solicitando ajuda e acessar os detalhes pessoais de qualquer trabalhador que não tenha feito o check-in.

Como um software de Trabalhadores connectados pode auxiliar na sua gestão de Segurança de Pessoas?

A progressão da tecnologia nos últimos 20 anos tem sido impressionante, e o impacto que teve na segurança dos trabalhadores solitários é imensurável. Em vez de depender de um colega para verificar sua segurança ou ter que registrar a entrada e saída de um turno, pessoas que trabalham sozinhas agora têm um nível de conexão e segurança que nunca existiu antes. Ter um aplicativo no bolso que pode ser usado para solicitar ajuda, pode chamar ajuda mesmo se você não puder (usando a função de Trabalhador Caído) e fornecer uma localização precisa de onde você está significa que os trabalhadores solitários podem passar o dia sabendo que têm a tecnologia mais recente ao seu lado.

A tecnologia não está apenas adicionando novas ferramentas ao conjunto de ferramentas dos trabalhadores solitários; ela está remodelando fundamentalmente como pensamos, falamos e praticamos o trabalho solitário. Ao transformar práticas, a tecnologia está ajudando a criar um ambiente mais seguro, mais conectado e mais responsivo para os trabalhadores solitários, reconhecendo suas contribuições e desafios únicos dentro do ambiente de trabalho moderno.

O SmartX HUB permite o monitoramento em tempo real da localização e do status dos trabalhadores, garantindo que sua posição seja conhecida em caso de emergência. Essa solução facilita a tomada de decisões estratégicas e contribui para a efetiva gestão das instalações em diversos aspectos.

A presença global da SmartX HUB, juntamente com sua profunda experiência em transformação de negócios, provou que as metodologias e a experiência adquiridas com milhares de engajamentos mundiais ajudam as empresas a alcançar resultados reais de negócios e inovação de forma rápida e econômica.

Para obter mais informações sobre como podemos ajudá-lo a superar os desafios para o seu negócio ou para conferir uma demonstração gratuita, entre em contato conosco.

Benefícios

Contatos

Saiba mais sobre o que estamos fazendo ultimamente

O que é o software CMMS para Manutenção?

O que é o software CMMS para Manutenção?

O que é o software CMMS? Um CMMS, ou sistema informatizado de gestão de manutenção, é um software que ajuda

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos A escassez de funcionários nos hospitais e nas instalações de cuidados de

RFID Auxiliando a expansão da Indústria

RFID Auxiliando a expansão da Indústria

RFID Auxiliando a expansão da Indústria Crescimento rejeitado por falta de pessoas habilitadas Se você está no ramo da fabricação,

error: