Evitando armadilhas comuns de tags com RFID

Planejamento do seu Projeto RFID

Uma das etapas mais importantes na implementação da etiqueta RFID é atribuir etiquetas de ativos. Dependendo de quantos ativos você está tentando marcar de uma vez, esse processo pode ser demorado.
O planejamento adequado antes de começar a marcar economizará muito tempo e esforço e evitará alguns dos erros mais comuns. Perguntamos a alguns de nossos clientes atuais sobre quais problemas surgiram ao fazer a marcação inicial e como eles resolveram esses problemas.

Organize seus dados com antecedência.

Organize seus dados com antecedência. Lembre-se de que, se você pretende identificar ativos, é importante usar dados o mais limpos possível. Isso significa garantir que haja poucas discrepâncias entre seu sistema financeiro e seu sistema SmartX HUB. Muito disso é tratado quando você faz uma importação inicial de dados para o software, mas você ainda deve se certificar de que está começando com o pé direito com os dados mais precisos possíveis. Isso pode economizar horas de tempo e esforço no tageamento de campo. 

Lidando com ativos que se movem.

Muitas vezes, você terá um ativo que não está no local pretendido. Os trabalhadores podem precisar temporariamente de um ativo emprestado ou até mesmo levar coisas para fora do local. Às vezes, eles se esquecem de atualizar a localização do ativo antes de movê-lo e você fica parado procurando o inventário perdido. Uma ótima maneira de evitar que isso aconteça durante a marcação inicial é notificar todos os funcionários sobre quando o processo de marcação ocorrerá. Certifique-se de que eles saibam que cada ativo precisa ser colocado de volta em seus locais atribuídos antes de começar a marcar. Se, por algum motivo, eles não puderem mover o ativo a tempo, dê a eles opções para manter o ativo visível. Por exemplo, eles podem atualizar a localização do ativo em seu sistema financeiro ou notificá-lo de que esse ativo estará ausente quando você marcar.   

Certifique-se de ter acesso ao seu sistema de acompanhamento financeiro ou planilhas.

Haverá ocasiões em que você encontrará um ativo que não possui uma etiqueta afixada ou um identificador exclusivo, como um número de série. Quando você encontra um recurso como esse durante a marcação, pode não conseguir extrair esse recurso exato rapidamente, o que pode ser frustrante. Ter um laptop ou tablet extra enquanto você viaja pela marcação de locais torna mais fácil puxar seu sistema financeiro ou planilhas existentes e identificar ativos com mais facilidade. Isso é especialmente difícil quando você tem modelos/fabricantes de ativos comuns sem nenhum número exclusivo afixado a eles. Entrar em contato com diferentes departamentos com antecedência para garantir que suas etiquetas de código de barras anteriores estejam visíveis nos ativos é uma ótima maneira de evitar esse problema. 

 

Ativos com vários componentes.

Às vezes, os ativos podem ser compostos de vários componentes que funcionam como um sistema. Muitas vezes, esses ativos são contados como um único ativo, em vez de serem separados em vários ativos. Decida com antecedência onde deseja colocar essas tags para não ficar confuso durante o tageamento inicial. Se você não tiver certeza, pergunte ao responsável pelo departamento que detém esse ativo para dar sua opinião, pois ele pode ter uma preferência. 

 

Solicite ajuda.

Se você está lidando com muitos ativos, faz sentido trabalhar com todo o seu departamento, se possível. Ter todos trabalhando juntos significa que você passará pelas coisas mais rapidamente. Se você não tiver mais ninguém em seu departamento, pode pedir a alguém que destine algum tempo para ajudá-lo ou até mesmo considerar a contratação de um estagiário ou funcionário temporário.   

Lembre-se de que isso pode contar como seu inventário anual.

Essa primeira marcação é o maior obstáculo a ser superado. Fique tranquilo sabendo que você pode usar as informações da etiqueta de atribuição como prova de que seu inventário anual foi concluído, em vez de ter que voltar e concluí-lo novamente. 

No geral, vemos que os clientes organizados e preparados podem lidar com o processo de marcação com mais rapidez e facilidade. Dar alguns passos iniciais pode ajudar a economizar muito tempo e esforço da sua empresa a longo prazo.  

Como funciona a solução SmartX HUB?

O primeiro passo é identificar todos os itens com tag RFID e constituir um cadastro de itens (que pode ser integrado com seu ERP usando APIs). O segundo passo é automatizar o processo de controle das movimentações. Para isso terá que integrar a antena com o sistema de controle de ativos  da SmartX HUB com funcionalidades diferentes para as movimentações internas e externas.

- Movimentações Internas são as transferências entre departamentos, que são duas operações: uma de saída e outra de entrada. Caso queira automatizar o controle terá que colocar uma antena em cada porta de um departamento. É uma solução bastante onerosa e ainda por cima há muitas possibilidades da tag RFID não ser capturada pela antena. 

Existem movimentações internas que não são transferências entre departamentos. São as laptops, equipamentos de rede e dispositivos usados para manutenção, comunicação e produção. Dependendo da importância, como por exemplo equipamentos de altíssimo valor, vale a pena pensar em colocar tag RFID ativa para facilitar a sua localização e controle.

- Movimentações Externas são os bens que saem da empresa, podendo retornar ou não. Por isso, causam descontroles, perdas e roubos. Podemos classificar as movimentações externas em:

a) Transferências para filiais, depósitos ou unidades fabris da empresa.

b) Saídas sem retorno: são os bens que deverão ser baixados do cadastro. Exemplos: venda, roubo, baixa como sucata, baixa por quebra sem possibilidade de conserto, obsolescência, etc.

c) Itens que saem e retornam: são veículos, equipamentos e ferramentas utilizados em serviços externos que retornam no fim do dia ou no dia seguinte;

d) Itens que saem e ficam em poder de terceiros com retorno demorado: bens locados, bens em comodato, bens em poder de terceiros, bens que saem para consertos, etc;

e) Saídas não autorizadas: furtos, desaparecimentos, desmontagem de máquinas para venda como peças, etc.

Para automatizar o controle das movimentações externas terá que assegurar que o item passe sempre por um portal com antena para efetuar a captura da tag RFID. A identificação do item capturado deve ser enviada ao sistema de controle de ativos que deverá processar de forma diferenciada conforme cada tipo de movimentação que está sendo efetuada.

Resolvendo problemas com o SmartX HUB IoT

O software da SmartX HUB é, de fato, o mais completo para quem procura uma metodologia voltada para o futuro da gerenciamento de ativos corporativos.

Mesmo numa análise resumida e superficial podemos visualizar a complexidade e necessidade de múltiplas funcionalidades para que o sistema de controle de ativos  de TI atenda a todas as necessidades. Além dos controles de ordem física, serão necessários também controles contábeis, fiscais e tributários (cálculo da depreciação) para apuração do lucro da empresa, demonstrações financeiras de acordo com as normas internacionais: lei 11638, lei 12.973, CPCs, CVM, Aneel, Bacen, Seguro contra sinistros, Garantias bancárias, Auditoria etc, etc.

Conclusão

O SmartX HUB RFID-é uma solução de gestão de ativos físicos baseada em nuvem, fornecendo gerenciamento robusto de controle de inventários e sua manutenção.

Ele ajuda você a gerenciar melhor suas instalações e equipamentos. Você pode controlar facilmente suas tarefas de manutenção e garantir que o equipamento esteja funcionando de forma confiável e eficiente o suficiente para garantir o atendimento ao seu cliente interno.

O rastreamento com RFID do SmartX HUB faz parte da solução da SmartX para track & trace e também aproveita as plataformas IoT-RFID e Cloud para captura de dados. A solução para rastreamento de itens do SmartX HUB avança seu sucesso na tecnologia de rastreabilidade em tempo real, permitindo vários casos de uso de negócios por meio de aplicativos e inteligência de negócios.

Após a implementação da solução RFID, o departamento financeiro vê registros de estoque mais precisos. Sem o risco de erros manuais, a equipe pode ter certeza de que o inventário será mantido em níveis suficientes para fornecer alta qualidade aos seus processos.

A presença global da SmartX HUB, juntamente com sua profunda experiência em transformação de negócios, provou que as metodologias e a experiência adquiridas com milhares de engajamentos mundiais ajudam os hospitais a alcançar resultados reais de negócios e inovação de forma rápida e econômica.

Para obter mais informações sobre como podemos ajudá-lo a superar os desafios para o seu negócio de saúde ou para conferir uma demonstração gratuita, entre em contato conosco.

Contatos

Benefícios

Saiba mais sobre o que estamos fazendo ultimamente

O que é o software Asset Performance Management (APM) ?

O que é o software Asset Performance Management (APM) ?

O que é o software Asset Performance Management(APM)? O Software APM, ou Asset Performance Management (Gerenciamento de Desempenho de Ativos),

O que é o software CMMS para Manutenção?

O que é o software CMMS para Manutenção?

O que é o software CMMS? Um CMMS, ou sistema informatizado de gestão de manutenção, é um software que ajuda

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos A escassez de funcionários nos hospitais e nas instalações de cuidados de

error: