7 diferenças significativas entre o uso da tecnologia RFID ou Barcode para Inventário e Rastreamento de Ativos Fixos

UMA SOLUÇÃO DE RASTREABILIDADE QUE ATENDA ÀS SUAS NECESSIDADE

Sempre que os gestores de ativos procuram automatizar o gerenciamento de ativos fixos, uma questão milionária que surge é se deve usar a tecnologia de código de barras ou RFID para marcar e rastrear ativos. Ambas as tecnologias melhoram a precisão dos dados e minimizam os erros humanos, além de permitir a identificação automática de ativos com o uso de tags de ativos legíveis por máquina.

Ambas as tecnologias são amplamente utilizadas no Rastreamento de Ativos. Embora o código de barras tenha sido usado no rastreamento de ativos por muito tempo, um crescimento significativo pode ser visto na utilização da tecnologia RFID ultimamente.

É importante entender a diferença entre as duas tecnologias no contexto de seu uso no Rastreamento de Ativos. Embora haja uma grande variedade de fatores que diferenciam essas duas tecnologias, abordaremos alguns indicadores significativos que são os seguintes:

Linha de visão

A tecnologia RFID não requer uma linha de visão entre o leitor e a etiqueta. O que significa que o leitor RFID pode rastrear uma tag dentro de seu alcance, mesmo que o leitor não seja colocado diretamente à vista da tag. O intervalo de leitura depende do tipo de etiqueta e leitor usado.

A tecnologia de código de barras requer linha de visão do leitor para a tag. O leitor precisa ver a tag para lê-la.

Devido a isso, a RFID resulta em um inventário de ativos mais rápido em comparação com o código de barras

Leitores RFID

Esteja você procurando implementar um sistema RFID passivo ou ativo, esta etapa ainda é tão importante. Experimente diferentes leitores RFID em seu ambiente para certificar-se de escolher aquele que funciona melhor para ler seus ativos e é fácil de usar para seus usuários finais. Leitores diferentes têm alcances de leitura diferentes e há várias opções de antena para escolher. Dependendo de quais leitores você escolheu, você pode ter atrasos na entrega devido à escassez da cadeia de suprimentos, portanto, fazer desta a segunda etapa é importante.

Produtividade

A tecnologia RFID tem um alto rendimento, pois o leitor RFID pode ler várias etiquetas ao mesmo tempo. Isso resulta em atualização em massa de transações de ativos em relação ao código de barras, que pode ler um código de barras de cada vez.

No entanto, como o RFID não precisa de linha de visão e lê várias tags ao mesmo tempo, também pode resultar em taxa de erro de leitura. Por exemplo tags que não puderam ser lidas por causa da intervenção de metal ou água ou qualquer outro motivo. Em comparação com isso, não há erros de leitura desconhecidos no código de barras, pois as etiquetas de código de barras são digitalizadas uma a uma.

Check-in e Check-out automatizados de ativos

Se os ativos a serem rastreados são altamente móveis, faz mais sentido usar a tecnologia RFID por sua capacidade de registrar movimentos de ativos usando leitores fixos sem esforço manual. À medida que o ativo passa pelo leitor, o movimento para dentro e para fora pode ser registrado no banco de dados automaticamente.

Privacidade de dados

Na tecnologia RFID, os dados de ativos (número de tags e outras informações específicas de ativos) podem ser criptografados, ou seja, têm um alto nível de privacidade de dados, enquanto que, no caso da tecnologia de código de barras, os códigos de barras podem ser facilmente falsificados ou reproduzidos e, portanto, têm baixo nível de privacidade de dados.

Uso de Mão-de-obra

Na tecnologia de código de barras, cada ativo precisa ser verificado um de cada vez e, como precisa de linha de visão, a leitura não pode ser automatizada. Isso resulta na exigência de maior mão-de-obra em comparação com a tecnologia RFID, na qual a leitura pode ser automatizada, pois não precisa de linha de visão.

Custos

O custo do leitor RFID é alto, enquanto que para ler códigos de barras, você precisa de um scanner de código de barras de baixo custo ou até mesmo a maioria dos smartphones disponíveis hoje são capazes de ler os códigos de barras. Isso reduz o custo da implementação de código de barras para rastreamento de ativos em comparação com RFID.

Tempo de implementação

A implementação do rastreamento de ativos baseado em RFID pode ser mais demorada e difícil em comparação com o código de barras. Desde a identificação e aquisição dos tipos de etiquetas necessárias para instalar os leitores e a solução, a implementação de RFID deve ser realizada com cuidado para garantir que seja bem-sucedida.

Conclusão

Você concordaria que as tecnologias de código de barras e RFID têm suas próprias vantagens e desvantagens e não há um vencedor claro. Se houvesse uma, ela já teria substituído a outra tecnologia.

Quando se trata de escolher a tecnologia certa para o rastreamento de ativos, muitos fatores, incluindo a natureza dos ativos a serem rastreados, o objetivo do rastreamento, a frequência do rastreamento e o ambiente de implementação, devem ser considerados.

Não é um ou outro, mas, às vezes, ambas as tecnologias podem se complementar e uma implementação integrada pode ser a resposta. Portanto, tudo depende de vários fatores em qual das duas ou ambas as tecnologias devem ser usadas para uma implementação de rastreamento de ativos eficiente e econômica.

O rastreamento com RFID do SmartX HUB faz parte da solução da SmartX para track & trace e também aproveita as plataformas IoT-RFID e Cloud para captura de dados. A solução para rastreamento de itens do SmartX HUB avança seu sucesso na tecnologia de rastreabilidade em tempo real, permitindo vários casos de uso de negócios por meio de aplicativos e inteligência de negócios.

Após a implementação da solução RFID, os departamentos analisam registros de estoque mais precisos. Sem o risco de erros manuais, a equipe de campo pode ter certeza de que o inventário será mantido em níveis suficientes para fornecer alta qualidade aos seus processos de TI.

A presença global da SmartX HUB, juntamente com sua profunda experiência em transformação de negócios, provou que as metodologias e a experiência adquiridas com milhares de engajamentos mundiais ajudam os hospitais a alcançar resultados reais de negócios e inovação de forma rápida e econômica.

Para obter mais informações sobre como podemos ajudá-lo a superar os desafios para o seu negócio de saúde ou para conferir uma demonstração gratuita, entre em contato conosco.

Contatos

Benefícios

Saiba mais sobre o que estamos fazendo ultimamente

O que é o software Asset Performance Management (APM) ?

O que é o software Asset Performance Management (APM) ?

O que é o software Asset Performance Management(APM)? O Software APM, ou Asset Performance Management (Gerenciamento de Desempenho de Ativos),

O que é o software CMMS para Manutenção?

O que é o software CMMS para Manutenção?

O que é o software CMMS? Um CMMS, ou sistema informatizado de gestão de manutenção, é um software que ajuda

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos A escassez de funcionários nos hospitais e nas instalações de cuidados de

error: