Otimizando seu estoque de Embalagens Retornáveis (RTIs), garantindo disponibilidade, melhorando o tempo de ciclo e reduzindo a compra de novas embalagens significativamente.

O Cliente

Nosso cliente é uma montadora de automóveis, membro de uma das principais alianças automotivas do mundo. Nosso cliente de origem japonesa anunciou várias iniciativas como parte de um novo modelo de negócios de cooperação para aumentar sua competitividade e lucratividade junto com seus parceiros. Este nosso Cliente investe em todos os segmentos de veículos e tecnologias, em todas áreas geográficas, para o benefício de todos seus clientes, ao mesmo tempo em que aumenta sua competitividade, rentabilidade sustentável e responsabilidade social e ambiental.

O Desafio

Durante o levantamento de informações para o projeto de nosso cliente em seu processo de rastreamento de embalagens retornáveis, descobrimos  que a maioria dos problemas nos processos logísticos estavam relacionados à falta de visibilidade – a incapacidade de visualizar em tempo real o que acontecia em toda a cadeia de suprimentos que as embalagens retornáveis percorria. Ficou claro que a empresa e seus clientes “lutavam” para localizar as embalagens e evitar sua falta para suprir a produção com peças.

Um conjunto de embalagens retornáveis ​​(RTIs) é geralmente compartilhado por diversas empresas em um processo de looping. No entanto, um conjunto de embalagens pode se tornar bastante ineficaz se o gerenciamento da logística destas embalagens tiver pouca visibilidade do paradeiro de cada item retornável. Altos custos no processo são gerados no compartilhamento de embalagens retornáveis, pois vários itens não são devolvidos, se perdem ou quebram.

O cliente tem um processo de fabricação complexo com mais de +50 mil embalagens retornáveis ​​e cerca de 80 fornecedores no circuito, apresentando implicações operacionais, financeiras e de serviço ao cliente significativas para remessa e recebimento inadequados ou ausentes desses ativos aos fornecedores. O cliente estava procurando por uma solução RFID que eliminasse os erros no processo automatizasse o controle do  carregamento e envio das embalagens retornáveis (RTI).

The Smartx Solution

Rastreamento automático da movimentação de Embalagens Retornáveis (RTIs)

Na cadeia de abastecimento de nosso Cliente, as embalagens retornáveis são enviados vazias para os fornecedores, onde são preenchidas com peças e componentes automotivos e retornam para as docas da linha de montagem do cliente.
Depois que as peças dentro das embalagens são consumidas, as embalagens vazias são enviados das linhas de produção para a central de embalagens, onde são limpas, reclassificadas e recondicionados e então recarregadas para serem enviadas novamente aos fornecedores.
Neste processo, existem vários pontos de controle onde são registradas as entradas e saídas das embalagens.

O SmartX HUB combina a tecnologia RFID com uma plataforma robusta de software em nuvem fornecendo informações atualizadas e precisas de estoque na cadeia de suprimentos para ajudar nosso cliente o tempo de ciclo das embalagens e mão de obra no processo.

Os processos na solução de gerenciamento de embalagens SmartX HUB com RFID são muito simples e diretos. O cliente coloca etiquetas em todos os racks, paletes e caixas plásticas. Com RFID é possível efetuar a leitura à distancia das tags fixadas nas embalagens permitindo ao Cliente determinar qual tipo de embalagem retornável está carregada no caminhão e qual está disponível em estoque. Os leitores RFID são colocados nas portas da doca de entrada e saída dos estoques de embalagem, nas docas de recebimento e envio dos principais fornecedores, nas instalações das transportadoras terceirizadas, caso existam no processo, e também nas instalações de manufatura do Cliente. Conforme os paletes de embalagens retornáveis ​​vazias saem de uma instalação, as etiquetas são lidas pelos dispositivos portáteis ou fixos e associadas a um roteiro de entrega específico (remessas) para que o Cliente saiba para qual fornecedor as embalagens retornáveis ​​estão indo e a comprovação que foram entregues.

Uma vez que o caminhão é carregado, todas as informações relevantes no processo logístico são passadas do RFID Handheld para o aplicativo de gerenciamento de embalagens retornáveis, onde as informações são armazenadas permanentemente e disponíveis para relatórios e análises em tempo real e histórico. Naturalmente, uma reconciliação é feita entre um pedido ou uma nota fiscal de embalagens retornáveis para um sistema ERP e o aplicativo de gerenciamento de embalagens retornáveis que pode ser automatizado a um ponto onde o gerente de depósito receba um alerta instantâneo quando muitas ou poucas embalagens estão prestes a serem enviadas para o fornecedor.

Assim que o caminhão chegar nas instalações do fornecedor, com o uso de um Handheld RFID um funcionário do recebimento realiza uma segunda varredura nas embalagens retornáveis ​​vazias, gerando a comprovação do que foi recebido. Se as mesmas embalagens não retornarem no local de fabricação dentro do tempo esperado, é responsabilidade do fornecedor prestar contas do paradeiros destas embalagens.

Resultados Obtidos

A solução SmartX HUB RFID previne gastos desnecessários com erros no processo logístico

A visibilidade que o sistema SmartX HUB fornece das embalagens retornáveis compartilhadas com diversos fornecedores, permite que todos os participantes da cadeia de suprimentos manuseiem as embalagens da melhor maneira possível.

Melhorando a auditoria, inventário e acuracidade no processo logístico

O gerenciamento das informações do processo logístico ​​no aplicativo de gerenciamento das embalagens retornáveis permite o uso de relatórios padrão, mas também oferece a possibilidade do desenvolvimento de relatórios personalizados. É possível mostrar a utilização das embalagens retornáveis ​​pelos fornecedor, reportar aos fornecedores que possuem estoque excessivo de embalagens ​​e aqueles que demoram mais tempo para retornar as embalagens. A obtenção de informações precisas do estoque oferece um melhor controle fiscal em conformidade com as regulamentações sobre o capital de ativos do cliente.

Otimização no tempo ciclo de entrega e recebimento

Ao medir o tempo entre ciclos de entrega e recebimento de embalagens, o Cliente obtém mais informações sobre o sistema de transporte, por exemplo, por que certas rotas podem levar mais tempo do que outras. Isso pode levar a uma melhor otimização no tempo de coletas e remessas.

Visibilidade do processo em tempo real para tomada de decisões

Com a automação da captura de dados em cada doca no sistema, pode se tirar conclusões sobre as cargas de caminhões e, potencialmente, usar esses insights para o planejamento de novas rotas e capacidade dos fornecedores em projetos futuros.

Redução de custos com perdas durante o processo logístico

Em última análise, o conhecimento detalhado do processo logístico das embalagens retornáveis ​​que se movimentam através do sistema SmartX HUB permitindo uma avaliação confiável de quantas embalagens retornáveis ​​são necessárias para reduzir o estoque, bem como evitar gastos excessivos para os próximos projetos.

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