Como otimizar o inventário patrimonial com RFID

A Smartx libera sua nova versão da plataforma SMARTXHUB para gestão de inventários patrimoniais com RFID incluindo posicionamento GPS.

Reorganização dos bens patrimoniais incluem tags de Identificação por Radiofreqüência para garantir segurança e maior controle da gestão dos ativos físicos.

 

 A Smartx Tecnologia, acaba de liberar novas funcionalidades do Smartx HUB para gestão de Patrimônio e de seus serviços de localização real-time de ativos em empresas a partir da inclusão da RFID (Radio-Frequency IDentification).

O objetivo é garantir às empresas maior controle e segurança na automação e gestão dos ativos físicos a partir de uma tecnologia que vem tendo grande aceitação e utilização em vários segmentos da economia. A Smartx conta com empresas especializadas em conciliação patrimonial e revenda de soluções RFID em seus canais de vendas de serviços. 

A RFID é um método de identificação automática através de sinais de rádiofrequencia que permite armazenar e recuperar dados remotamente através de dispositivos denominados etiquetas RFID, as chamada tags, que podem ser colocadas em um equipamento (ativo), roupa (uniforme) de um funcionário, animal, embalagens de produto entre outros. As informações incluídas nas tags podem ser enviadas a sistemas inteligentes de gestão, como o Smartx Tecnologia  para que as empresas possam obter melhores resultados na gestão de seus ativos. No caso dos serviços de inventário da Smartx Tecnologia, as tags são instaladas em todo ou em parte do ativo físico e integrado aos sistemas de patrimônio da empresa ou de manutenção.

 Segundo Gustavo Silva, do  Marketing da Smartx Tecnologia, a nova capacidade do sistema e dos serviços visa atender a uma crescente demanda do mercado pela utilização da tags RFID na gestão patrimonial. “Desta forma, fica mais fácil monitorar o andamento dos estoques e dos ativos, facilitando os serviços de inventário”, afirma o executivo. “Quanto maior é o estoque patrimonial de uma empresa, maior será o benefício oferecidos pelas tags. Mas, as pequenas e médias empresas já se deram conta disso e caminham para adotar a tecnologia para manter seus ativos sob controle”, ressalta.

 

O executivo explica que o serviço de inventário patrimonial da Smartx Tecnologia é realizado a partir de processos e metodologias próprias e de acordo com as necessidades de cada empresa, levando em conta seu porte e área de atuação. 

A revisão de processos e rotinas são destacados e levam em conta a garantia da integração com sistema patrimonial existente com os demais sistemas de gestão legados, que possuam algum envolvimento com o patrimônio. “A definição da política de identificação e cadastramento dos bens é definida previamente e a equipe de consultores das empresas autorizadas da Smartx Tecnologia será destacada para configurar a Plataforma”, destaca Gustavo.

 

 No caso do Smartx Tecnologia, Gustavo explica que o sistema possui uma equipe de analistas e de desenvolvimento que fazem com que ele se mantenha atualizado para acompanhar a evolução das demandas de mercado nas áreas de sensores inteligentes. No caso do uso da RFID, explica o executivo, o sistema possui a capacidade de receber e controlar as informações enviadas pelas tags no momento que elas são capturadas pela equipe do cliente ou seus contratados que realiza o inventário. Desta forma, o sistema pode manter os dados atualizados, de forma confiável. “A cada nova etapa do inventário, o sistema pode realizar a integração com os sistemas legados a partir da parametrização das tarefas e processos”, afirma.

error: