A RFID transforma a maneira como as informações sobre produtos, equipamentos, ou mesmo pessoas são armazenadas e analisadas em tempo real.
Usuários experientes da tecnologia na produção industrial afirmam conseguir benefícios significativos com a RFID. O rastreamento de mercadorias durante o percurso pela cadeia de fornecimento proporciona visibilidade total da operação. Isto torna possível diminuir o ciclo entre o pedido e o pagamento, detectar e resolver a distribuição inadequada de produtos, prevenir situações de término do estoque, precisar o produto afetado quando do recolhimento de produtos com defeito, e ao mesmo tempo minimizar o estoque e aumentar o nível de segurança deste.
A visibilidade em tempo real suporta os programas de estoque gerenciados por fornecedores, facilita a prevenção do roubo do estoque e o desvio de mercadorias, e desencoraja a falsificação devido a fácil identificação de produtos falsificados. A visibilidade do início ao fim da cadeia também suporta o registro de informações necessário no acompanhamento do e-pedigree para a indústria farmacêutica.
Baseado em experiências de fabricantes, empresas do setor de assistência médica, comerciantes varejistas e outros pioneiros do uso da RFID, aqui esta uma seleção de cenários operacionais onde a RFID pode oferecer benefícios em pouco tempo:
A RFID ajuda a acompanhar o progresso da produção, oferece uma previsão analítica e adverte precocemente quanto há falha iminente do sistema. O sistema também pode ser usado para rastrear ativos reutilizáveis como cabinas rolantes, paletes, prateleiras e vasilhas de ingredientes.
A RFID pode causar impacto no setor de envio e de recebimento de mercadorias. O recebimento automático diminui o trabalho necessário para a checagem manual dos itens que chegam, assim como o tempo e a energia gastos na hora de comprovar a entrega dos produtos. O sistema também pode confirmar a exatidão e a completude da remessa e que esta está no caminhão correto. A RFID ajuda a combater o roubo e a diminuição por roubo ou perda do estoque, pois acompanha o deslocamento das mercadorias/ativos desde o interior de um estabelecimento.
A RFID pode proteger contra o roubo, o desvio, ou a adulteração, durante o transporte de produtos. Combinado a sensores de ambiente na monitoração das condições ambientais como temperatura, luz, umidade, radiação, choque e vibração, a tecnologia também fornece avisos caso ocorra uma alteração dos parâmetros ambientais e auxilia na precisão do horário e local onde o problema ocorreu.
Em posse de um registro dos deslocamentos do produto, a RFID suporta o registro e-pedigree de informações que documenta o deslocamento de produtos como os farmacêuticos ao longo da cadeia de fornecimento, dessa forma auxiliando na autenticação do produto e na identificação de mercadorias falsificadas.
A documentação do deslocamento do produto torna mais fácil resolver discrepâncias entre o que o fornecedor envia e o que o consumidor recebe, assim proporcionando uma ferramenta de gerenciamento dedutivo poderosa e prevenindo multas por atrasos ou devido a remessas incompletas.
A RFID abre as portas para outros itens inteligentes, que podem se comunicar com outros sistemas e gerar alertas para problemas. Por exemplo, a prateleira inteligente numa área de vendas pode alertar para o momento de repor o estoque, ou em uma situação de roubo em potencial caso um número não usual de produtos seja retirado simultaneamente. No ambiente hospitalar, um armário de medicamentos equipado com a RFID pode proporcionar um melhor controle do acesso e do estoque e alertar quando os suprimentos estão terminando.
O uso da tecnologia RFID está crescendo rapidamente e seu uso será generalizado nas indústrias até o final desta década. Entre os processos de negócios que sofreram o maior impacto estão o gerenciamento de reposição e a distribuição, além do gerenciamento de ativos, o controle de estoque e o setor de vendas e marketing. Contudo, a RFID também pode ser útil no gerenciamento do ciclo de vida do produto, no gerenciamento da produção e da demanda e nos serviços de reposição de peças.
Além disso, a RFID pode ajudar organizações a superarem muitos dos desafios que enfrentam, entre eles: a velocidade de negócios, a crescente complexidade da cadeia de fornecimento, a necessidade de uma otimização dos custos de controle e de pessoal, e a conformidade com os requerimentos reguladores e dos clientes.
A Plataforma SmartX HUB ajuda você a analisar, monitorar e proteger ativos, materiais e processos físicos.
Essa visibilidade fornece dados inteligentes que melhoram a tomada de decisões no planejamento de recursos,
operações, controle de qualidade e vendas.
©2014-2024 All Rights Reserved. SmartX Technology Inc