Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos

A escassez de funcionários nos hospitais e nas instalações de cuidados de saúde hoje em dia cria um verdadeiro fardo

Pessoal médico essencial precisa dedicar horas extras ao seu dia de trabalho, mantendo o foco no cuidado do paciente. Eles não têm a capacidade para desviar sua atenção para as tarefas administrativas de verificar manualmente se os dispositivos médicos estão em recall ou vencidos. Será que sua instalação médica está flertando com esse mesmo risco? Será que sua equipe médica está ciente do status de validade ou recall de todos os dispositivos na sala de cirurgia?

Hospitais que utilizam equipamentos médicos vencidos representam uma ameaça muito real ao bem-estar dos pacientes.

A solução é confiar na captura automatizada de dados de saúde para mitigar riscos e garantir segurança. Aqui no SmartX HUB, fornecemos diversos sistemas que economizam tempo e eliminam erros cometidos ao contar e inserir dados manualmente. Nossas soluções são salva-vidas para seus pacientes e para a reputação do seu hospital.

Contar exclusivamente com a embalagem para determinar a segurança dos dispositivos médicos traz riscos inerentes.

Embora a embalagem possa fornecer algumas informações, estas nem sempre estão atualizadas ou abrangentes o suficiente para garantir a segurança. Além disso, esperar que os funcionários monitorem manualmente vários canais de comunicação, como fax, e-mail e cartas, em busca de recalls de produtos urgentes, assim como vasculhar os sites dos fabricantes em busca de avisos de recall, é irrealista dadas as suas limitações de tempo.

Essa situação pode desencadear um efeito cascata, criando desafios para o Relato de Dispositivos Médicos (MDR) para a FDA ou ANVISA. Quando a segurança de um produto é questionada, as organizações médicas têm a obrigação de fornecer informações críticas específicas para permanecerem em conformidade. No entanto, esperar que os funcionários coletem e submetam sozinhos a documentação precisa exigida pela FDA pode não ser viável, dada a quantidade e complexidade da tarefa.

Portanto, a implementação de sistemas automatizados para captura de dados de saúde, monitoramento de recalls e gestão de conformidade pode aliviar significativamente esses encargos. Esses sistemas podem simplificar o processo, reduzir erros e garantir respostas oportunas aos recalls de produtos, aumentando assim a segurança do paciente e a conformidade regulatória.

Equipamentos médicos recolhidos e vencidos representam mais do que uma questão de descartar um inventário valioso.

Miller descreve um caso em que um stent quebrou na ponta durante um procedimento de implante. A equipe da sala de cirurgia percebeu que a causa da falha do dispositivo foi o vencimento - o stent havia expirado 2 anos antes de seu uso. Componentes do dispositivo podem, "potencialmente se deteriorar ao longo do tempo e ser perigosos," relatou Miller (Fonte: "Dispositivos Cardíacos Vencidos Podem Fazer o Bem Global, mas Segurança Desconhecida", por Yael L. Maxwell). Imagine as questões éticas levantadas pelo uso de equipamentos desatualizados. Imagine a complicação legal que pode surgir.

Smart Cabinets com Technologia RFID

Esqueça os erros humanos ao inserir manualmente dados de inventário. Nosso Smart Cabinet é a ÚNICA solução de gerenciamento de inventário digital para rastrear dispositivos médicos, estoque consignado, implantes e muito mais. Itens são rastreados até a última pessoa que os usou, eliminando itens perdidos. Cada item etiquetado dentro do Smart Cabinet está em contato com o fabricante sem fio, para que quando um item estiver fora de estoque ou com baixo estoque nas prateleiras do armário, um relatório seja enviado para reabastecimento. Quando os itens estão se aproximando do vencimento, você é notificado em tempo real. Tarefas de reordenação e faturamento são automatizadas de forma perfeita.

Como as soluções RFID melhoram a segurança do paciente e o fluxo de trabalho hospitalar

Embora a identificação por radiofrequência (RFID) seja uma tecnologia bem estabelecida, novos desenvolvimentos e o potencial de usar RFID em conjunto com outras tecnologias, como a computação em nuvem, aumentaram sua utilidade.

Procedimentos clínicos e administrativos na área da saúde podem ser transformados pela tecnologia RFID em hospitais e outros locais. Vamos ver como as soluções RFID melhoram os fluxos de trabalho do hospital e melhoram a segurança do paciente,

Os sistemas de monitoramento de pacientes RFID fornecem visibilidade e controle em tempo real sobre a ocupação, distribuição de pacientes e disponibilidade de espaço, permitindo que as instituições rastreiem pacientes específicos e protejam os mais vulneráveis. Como resultado, os caminhos e fluxos de trabalho do paciente são significativamente mais eficazes.

A RFID ajuda a evitar mal-entendidos e atualizações/ trocas de dados em tempo real, especialmente quando combinada com informações eletrônicas de pacientes e administrativas. Melhora o planejamento, a comunicação contínua e o acompanhamento e diminui os atrasos e a não adesão em todas as etapas da rota do paciente.

Quando combinadas com um registro eletrônico, as etiquetas RFID criam uma única fonte compartilhada de verdade para todos os médicos e gerentes que pode ser atualizada à beira do leito / local de tratamento e mantém todos informados durante todo o atendimento do paciente e em todos os outros pontos do caminho.

A RFID simplifica a automação de operações anteriormente trabalhosas, incluindo transcrição e transporte de notas, avaliação e comunicação da disponibilidade do leito e informações de descarga. Ele reduz erros e atrasos humanos e melhora drasticamente a eficiência do fluxo de trabalho.

A rastreabilidade de dispositivos médicos é completamente fornecida através da etiquetagem RFID do equipamento. Em apenas alguns segundos, os equipamentos podem ser detectados e os pacientes que precisam de dispositivos podem ser reconhecidos.

Informações instantâneas sobre estoque, incluindo datas de validade e a quantidade de tempo desde a compra, são fornecidas pela marcação e leitura RFID de dispositivos e produtos farmacêuticos. Utilizar isso melhora o pedido, o gerenciamento de estoque e a disponibilidade. Compare isso com a alta despesa e a imprecisão de auditar e contabilizar manualmente cada item com RFID, que pode ler centenas de tags em apenas alguns segundos.

Conclusão

A tecnologia RFID auxilia no gerenciamento automatizado de estoques, permitindo que a equipe de saúde da linha de frente acesse dados de inventário em tempo real, acompanhe tendências e faça pedidos antes que os suprimentos diminuam. Melhora a experiência do paciente, dando-lhes mais tempo para se concentrar no atendimento ao paciente. Os hospitais podem identificar melhor quais equipamentos médicos são subutilizados graças à tecnologia RFID. Diminui a necessidade de comprar estoque adicional, aumentando as taxas de uso do equipamento atual.

O SmartX HUB RFID-é uma solução baseada em nuvem, fornecendo gerenciamento robusto de manutenção aos provedores de saúde. Ele ajuda você a gerenciar melhor suas instalações e equipamentos. Você pode controlar facilmente suas tarefas de manutenção e garantir que o equipamento esteja funcionando de forma confiável e eficiente o suficiente para garantir o atendimento ao paciente e a satisfação do paciente.

O rastreamento médico do SmartX HUB faz parte da solução da SmartX para track & trace e também aproveita as plataformas IoT-RFID e Cloud para captura de dados. A solução para rastreamento de itens do SmartX HUB avança seu sucesso na tecnologia de rastreabilidade em tempo real, permitindo vários casos de uso de negócios por meio de aplicativos e inteligência de negócios.

Após a implementação da solução RFID, o hospital vê registros de estoque mais precisos. Sem o risco de erros manuais, a equipe do hospital pode ter certeza de que o inventário será mantido em níveis suficientes para fornecer cuidados de saúde de alta qualidade aos seus pacientes.

A presença global da SmartX HUB, juntamente com sua profunda experiência em transformação de negócios, provou que as metodologias e a experiência adquiridas com milhares de engajamentos mundiais ajudam os hospitais a alcançar resultados reais de negócios e inovação de forma rápida e econômica.

Para obter mais informações sobre como podemos ajudá-lo a superar os desafios para o seu negócio de saúde ou para conferir uma demonstração gratuita, entre em contato conosco.

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