Você sabia que o RFID que você já tem na sua empresa pode contribuir no ESG?
Você sabia que o RFID que você já tem na sua empresa pode contribuir no ESG? A tecnologia RFID (Identificação
Escolher uma etiqueta de montagem de metal, que é mais espessa do que uma etiqueta RFID comum, pode ser um desafio. Freqüentemente, os funcionários não gostam de etiquetas maiores por razões puramente estéticas e devido à possibilidade de a etiqueta ficar presa na bolsa do laptop ao entrar e sair da bolsa. Às vezes, as etiquetas de montagem de metal podem ser de 1/8-¼” ou mais grossas. As etiquetas de montagem de metal não serão montadas completamente niveladas contra o laptop. Idealmente, uma etiqueta que é afunilada na borda seria a melhor para evitar prender nas coisas, mas a maioria das etiquetas de montagem de metal não afunilam. Uma consideração importante é comprar uma etiqueta grande com um alcance de leitura mais longo ou optar por uma etiqueta esteticamente mais agradável que possa ter um alcance de leitura mais curto.
O posicionamento das tags também pode ser um fator para o tipo de tag a ser adquirido.
Muitas vezes, a tampa é a única opção, embora às vezes uma etiqueta de montagem para metal possa ser colocada na lateral sem problemas. Isso depende de quantas portas e áreas de superfície plana estão disponíveis na lateral do laptop.
Usar uma etiqueta de 3 mm ou menos grossa seria a melhor opção para colocar a tampa, para evitar que prenda em uma bolsa de laptop, mas o desempenho varia, por isso é importante testar várias opções antes de escolher uma.
O teste de tags RFID é essencial para todos os ativos, devido à variação nos intervalos de leitura documentados pelo fornecedor. Se seus ativos forem expostos a líquidos ou metais, mesmo que a mão de um funcionário esteja bloqueando a etiqueta, isso pode levar a um resultado impreciso. Teste tags diferentes em todas as marcas e modelos diferentes de laptops para garantir que a tag ou tags escolhidas funcionem em seu ambiente. Colocar o laptop em vários locais e orientações também é importante, pois o desempenho também pode variar de um local para outro.
Quando a segurança é necessária, uma etiqueta RFID passiva não será uma opção viável. Eles não podem ler através de metal ou líquido, então podem ser bloqueados ao passar por um leitor fixo. O uso de etiquetas RFID ativas fornecerá melhores taxas de leitura porque elas têm menos interferência de metal e líquido. As tags ativas também podem fornecer detecção de movimento e adulteração, o que é uma opção muito melhor para fins de segurança. A desvantagem é que o tamanho da etiqueta será muito maior, pois uma etiqueta RFID ativa possui sua própria bateria interna. Tags maiores, no entanto, podem atuar como um impedimento para os criminosos.
À medida que você começa a considerar diferentes fornecedores de software de gerenciamento de ativos, comece a avaliar por que você precisa melhorar sua abordagem para a gestão de ativos.
À medida que a TI continua a evoluir, a dependência muda cada vez mais para os fornecedores saas para serviços críticos, e é necessário acompanhar as mudanças em ambientes de nuvem cada vez mais dinâmicos, o gerenciamento de ativos está se adaptando. É importante que você escolha as ferramentas que podem melhor habilitar a colaboração e apoiar sua prática de gerenciamento de serviços.
Cada organização é diferente. Talvez você precise mapear dependências complicadas através de uma empresa. Você pode querer manter registros de ativos intangíveis, como licenças e documentos de conformidade para reduzir o risco. Talvez suas necessidades sejam mais simples e envolvam o rastreamento de um inventário de computadores.
Felizmente, com o uso de RFID é possivel rastrear computadores, servidores e outros bens em tempo real ou com emprego de coletores de dados portáteis. O ganho é enorme quando se emprega etiquetas inteligentes RFID.
O primeiro passo é identificar todos os itens com tag RFID e constituir um cadastro de itens (que pode ser integrado com seu ERP usando APIs). O segundo passo é automatizar o processo de controle das movimentações. Para isso terá que integrar a antena com o sistema de controle de ativos da SmartX HUB com funcionalidades diferentes para as movimentações internas e externas.
- Movimentações Internas são as transferências entre departamentos, que são duas operações: uma de saída e outra de entrada. Caso queira automatizar o controle terá que colocar uma antena em cada porta de um departamento. É uma solução bastante onerosa e ainda por cima há muitas possibilidades da tag RFID não ser capturada pela antena.
Existem movimentações internas que não são transferências entre departamentos. São as laptops, equipamentos de rede e dispositivos usados para manutenção, comunicação e produção. Dependendo da importância, como por exemplo equipamentos de altíssimo valor, vale a pena pensar em colocar tag RFID ativa para facilitar a sua localização e controle.
- Movimentações Externas são os bens que saem da empresa, podendo retornar ou não. Por isso, causam descontroles, perdas e roubos. Podemos classificar as movimentações externas em:
a) Transferências para filiais, depósitos ou unidades fabris da empresa.
b) Saídas sem retorno: são os bens que deverão ser baixados do cadastro. Exemplos: venda, roubo, baixa como sucata, baixa por quebra sem possibilidade de conserto, obsolescência, etc.
c) Itens que saem e retornam: são veículos, equipamentos e ferramentas utilizados em serviços externos que retornam no fim do dia ou no dia seguinte;
d) Itens que saem e ficam em poder de terceiros com retorno demorado: bens locados, bens em comodato, bens em poder de terceiros, bens que saem para consertos, etc;
e) Saídas não autorizadas: furtos, desaparecimentos, desmontagem de máquinas para venda como peças, etc.
Para automatizar o controle das movimentações externas terá que assegurar que o item passe sempre por um portal com antena para efetuar a captura da tag RFID. A identificação do item capturado deve ser enviada ao sistema de controle de ativos que deverá processar de forma diferenciada conforme cada tipo de movimentação que está sendo efetuada.
Na área da TI, os benefícios do SmartX HUB ITAM são numerosos e, de fato, fortes o suficiente para justificar sua utilização. Permite que os gestores agendem inspeções regulares dos equipamentos e outros para garantir seu bom funcionamento. Programas de manutenção preventivos, preditivos e corretivos podem ser facilmente planejados e rastreados.
Os dados de localização e status podem ser integrados aos sistemas de informação e gerenciamento de manutenção existentes. Nossos sistemas podem ser preenchidos automaticamente com dados de localização e status do módulo SmartX HUB EAM. Um ativo ou um grupo de ativos que requerem manutenção ou recall podem até ser visualizados no mapa SmartX HUB diretamente do módulo de gerenciamento de manutenção com um único clique no botão. Outras informações sobre o ativo, como datas de manutenção de equipamentos, podem ser retiradas para o SmartX HUB a partir do módulo de serviços de campo de gerenciamento de manutenção.
A equipe de TI pode gerar relatórios no SmartX HUB para entender a localização e o estado dos equipamentos que necessitam de manutenção preventiva.
O SmartX HUB armazena todos os dados históricos e inclui ferramentas de emissão de relatórios sob demanda e programadas. Os relatórios apresentam visualizações gráficas e tabulares que podem ser impressas ou exportadas para formatos Excel, PDF ou HTML. Os relatórios incluem localização e histórico de status de ativos, localização atual, utilização e inventário.
Garanta o acesso imediato da sua equipe aos suprimentos e ativos vitais de que ela precisar, quando precisar.
Nossa solução melhora as taxas de utilização dos equipamentos existentes, reduzindo a compra desnecessária de inventário adicional.
Uma das vantagens apontadas para RFID é na realização do inventário dos bens. Em tese o processo é bem mais rápido do que com o código de barras. Para que isso seja real, não basta só fixar as tags RFID nos itens. É preciso estudar e planejar o tipo da tag RFID para que o alcance de leitura seja de 1-4 m e que não exista ponto cego de leitura para evitar falhas na coleta de dados.
O software da SmartX HUB é, de fato, o mais completo para quem procura uma metodologia voltada para o futuro da gerenciamento de ativos de TI corporativa.
Mesmo numa análise resumida e superficial podemos visualizar a complexidade e necessidade de múltiplas funcionalidades para que o sistema de controle de ativos de TI atenda a todas as necessidades. Além dos controles de ordem física, serão necessários também controles contábeis, fiscais e tributários (cálculo da depreciação) para apuração do lucro da empresa, demonstrações financeiras de acordo com as normas internacionais: lei 11638, lei 12.973, CPCs, CVM, Aneel, Bacen, Seguro contra sinistros, Garantias bancárias, Auditoria etc, etc.
O SmartX HUB RFID-é uma solução ITAM baseada em nuvem, fornecendo gerenciamento robusto de controle de inventários e sua manutenção.
Ele ajuda você a gerenciar melhor suas instalações e equipamentos. Você pode controlar facilmente suas tarefas de manutenção e garantir que o equipamento esteja funcionando de forma confiável e eficiente o suficiente para garantir o atendimento ao seu cliente interno.
O rastreamento com RFID do SmartX HUB faz parte da solução da SmartX para track & trace e também aproveita as plataformas IoT-RFID e Cloud para captura de dados. A solução para rastreamento de itens do SmartX HUB avança seu sucesso na tecnologia de rastreabilidade em tempo real, permitindo vários casos de uso de negócios por meio de aplicativos e inteligência de negócios.
Após a implementação da solução RFID, o departamento de TI vê registros de estoque mais precisos. Sem o risco de erros manuais, a equipe do hospital pode ter certeza de que o inventário será mantido em níveis suficientes para fornecer alta qualidade aos seus processos de TI.
A presença global da SmartX HUB, juntamente com sua profunda experiência em transformação de negócios, provou que as metodologias e a experiência adquiridas com milhares de engajamentos mundiais ajudam os hospitais a alcançar resultados reais de negócios e inovação de forma rápida e econômica.
Para obter mais informações sobre como podemos ajudá-lo a superar os desafios para o seu negócio de saúde ou para conferir uma demonstração gratuita, entre em contato conosco.
Você sabia que o RFID que você já tem na sua empresa pode contribuir no ESG? A tecnologia RFID (Identificação
Como o Rastreamento de Ativos por RFID Melhora a Gestão em Hospitais? UMA SOLUÇÃO DEFINITIVA PARA O SETOR DE SAÚDE
O Surgimento do Trabalho Solitário na Era Digital Qual a Importância? Nos ambientes de trabalho em constante evolução de hoje,
A Plataforma SmartX HUB ajuda você a analisar, monitorar e proteger ativos, materiais e processos físicos.
Essa visibilidade fornece dados inteligentes que melhoram a tomada de decisões no planejamento de recursos,
operações, controle de qualidade e vendas.
©2014-2024 All Rights Reserved. SmartX Technology Inc