UM ARMAZÉM BEM CONECTADO

Por que o IoT e RFID podem ser uma boa ideia para sua Indústria?

Soluções unificadas de visibilidade de ativos para Manufatura e Logística

A tecnologia RFID pode melhorar a precisão na cadeia de suprimentos, reduzindo o tempo necessário para corrigir pedidos e permitindo que as organizações da cadeia de suprimentos se beneficiem da automação e visibilidade de suas operações.

Ao trazer a Internet das Coisas para a cadeia de suprimentos, os líderes de logística podem melhorar a resiliência organizacional em tempos de mudança, ao mesmo tempo em que impulsionam a eficiência e posicionam seus negócios para aproveitar novas oportunidades de crescimento quando o clima é adequado.

Desafios

A falta de visibilidade em tempo real da movimentação de componentes e produtos manufaturados podem aumentar o risco de perda de controle do físico com os dados do sistema ERP o que pode trazer resultados prejudiciais, como multas junto a clientes por erros, perdas de produção e aumento de inventários de embalagens e materiais (custo de capital) desnecessários. 

A produção e a eficiência operacional global são fatores-chave de sucesso - a capacidade de enviar mais produtos, a um custo menor, com menos estoque, em um menor período de tempo, pode, em última análise, significar sucesso para um fabricante. Em muitos casos, porém, a produtividade é retardada ou interrompida devido à falta de visibilidade da localização e status do inventário, dos ativos e até mesmo das pessoas.

Não saber onde o próximo trabalho em processo (WIP) caso ou transportador está em uma grande instalação de fabricação pode levar a tempos de ciclo mais longos e incompatão com o cronograma de produção. Itens perdidos atrasam pedidos de clientes e causam reprodução e desperdício desnecessários. Equipamentos compartilhados entre vários programas são muitas vezes extraviados ou ausentes. O inventário de semi-acabados da linha precisa ser otimizado e entregue bem a tempo.

Alguns ambientes severos exigem medidas especiais para garantir a segurança das pessoas e processos eficientes de evacuação e reunião durante a emergência.

Conheça algumas de nossas soluções:

Verificação automatizada de remessas

Uma solução de verificação de remessa da SmartX HUB usa RFID para fornecer visibilidade da localização exata de mercadorias à medida que entram e saem de uma instalação, permitindo automatizar fluxos de trabalho de remessa e recebimento e receber alertas de confirmação e exceção. Você pode conectar os dados fornecidos pela plataforma com os sistemas de ERP que executam o envio e recebimento para aumentar a eficiência, reduzir envios perdidos e garantir a rastreabilidade da cadeia de custódia nas docas e entre depósitos/produção.

Utilização e Controle de Equipamentos

Valiosos kits de ferramentas, equipamentos de teste e máquinas são muitas vezes extraviados ou levados por outros departamentos. Este fato causam tempo de inatividade da produção, ineficiências na produção e utilização fora do ideal de equipamentos.

A visibilidade em tempo real permite que os usuários no chão de fábrica executem pesquisas usando terminais de Computadores, Laptops ou smartfones  para localiza ferramentas  e saber o status de uso da mesma. A solução permite manter constantemente contagens automatizadas de estoque de equipamentos atualizadas. Os responsáveis pela manutenção, calibração e certificação dos equipamentos recebem alertas e relatórios automatizados com a localização, próxima data de serviço e status de todos os equipamentos.
• Eliminar interrupções na produção
• Aumentar a utilização do equipamento
• Melhorar a produtividade do trabalho
• Conformidade com manutenção
• Reduzir os ciclos de calibração e manutenção

Certifique-se de que o conteúdo correto foi carregado em um palete

A solução de verificação de conteúdo de paletes que usa RFID tem a capacidade de verificar se as caixas corretas foram carregadas em um palete. Os empacotadores podem receber alertas quando faltam itens. Além disso, o conteúdo de um palete pode ser automaticamente combinado com a documentação do pedido, de modo que não há mais perda de tempo digitalizando códigos de barras à mão.

Gestão de Embalagens inteligentes

A tecnologia RFID (Radiofreqüência para Identificação de Dados) é a solução ideal para enfrentar os desafios da gestão de embalagens retornáveis, permitindo o rastreamento em tempo real de cada ativo RTI individual, desde o momento em que deixa a sua instalação até o momento em que retorna à empresa. Esse processo se repete consecutivamente.
Com o RFID, a visibilidade ao monitorar o movimento da mercadoria dentro e fora da empresa torna-se precisa e automática, não requerendo intervenção humana.
Para cada cenário ou embalagem, a Smartx customiza os componentes da solução para buscar o melhor retorno sobre investimento no processo adotado.

Gestão de Pátios

A visibilidade em tempo real é fundamental para agilizar processos de negócios e operações em pátios logísticos e centros de distribuição. A plataforma SmartX HUB permite supervisionar a localização de todos os veículos, reboques, contêineres e racks, bem como veículos de serviço de pátio em todo o pátio em tempo real, gerando automaticamente relatórios de inventário precisos. Os alertas automatizados fornecem aos gestores indicações imediatas sobre o status do item, como contêineres vazios, devolução de peças, etc., permitindo um tempo de resposta mais rápido, automatizando e aumentando a eficiência das operações de portão e doca, entre outros procedimentos operacionais padrão. Os dados podem ser integrados a qualquer sistema de gerenciamento de estoque, a fim de garantir o melhor agendamento e planejamento.
• Gerenciar eficientemente veículos, reboques e contêineres em grandes pátios externos
• Reduzir custos operacionais
• Melhorar a produtividade do trabalho
• Agilizar o tráfego de portão e gates 

Verifique o conteúdo da caixa mesmo depois que as embalagens forem seladas

Com o RFID, o conteúdo de uma caixa pode ser verificado mesmo após a embalagem ser lacrada e se mover ao longo de uma linha de transporte. Pacotes com erros podem ser desviados automaticamente para manuseio adequado. A verificação pode ser realizada em qualquer tamanho ou tipo de recipiente, desde pequenas caixas até recipientes reutilizáveis. 

A solução RFID aumenta a eficiência de coleta e embalagem e reduza os erros de conteúdo da caixa para maximizar o rendimento do atendimento de pedidos.

A plataforma é extensível, portanto, à medida que os negócios crescem, sua capacidade de rastrear paletes, pacotes ou itens individuais cresce com eles. 

Restrições trabalhistas exigem eficiência excepcional

À medida que a demanda da cadeia de suprimentos e os volumes de remessa aumentam, muitos gerentes de armazém esperam contratar mais trabalhadores em um mercado de trabalho já apertado.

As eficiências operacionais habilitadas pelo RFID podem ajudar as empresas a dinamizar sua força de trabalho existente conforme necessário. A redução de redundâncias e a simplificação de fluxos de trabalho no processo de remessa podem permitir que os gerentes de armazém redistribuam funcionários em vez de encontrar e integrar constantemente novos talentos.

A maioria dos recursos de mão-de-obra do armazém está envolvida na atividade de coleta, embalagem e envio de pedidos. As etiquetas RFID podem ser lidas automaticamente sem uma linha direta de visão, eliminando a necessidade de os trabalhadores fazerem uma pausa, localizar um código de barras e escaneá-lo. Em vez disso, os itens podem permanecer em movimento e as remessas podem ser rastreadas automaticamente, melhorando a eficiência operacional com um sistema automatizado.

Com a plataforma, os gerentes de armazém podem reduzir tarefas manuais e automatizar processos, melhorando a eficiência do armazém em até 25%. Com esses tipos de ganhos, os operadores de cadeia de suprimentos e logística têm a chance de aumentar o rendimento e aumentar as margens, ou realocar mão de obra para outras tarefas cruciais na instalação.

Ferramentas ausentes, encontradas automaticamente

Ativos extraviados e equipamentos ausentes representam dois desafios para a eficiência operacional para fornecedores de cadeia de suprimentos e logística:

  • Tempo de inatividade: os membros da equipe não podem desempenhar suas funções se não tiverem as ferramentas necessárias para realizar suas tarefas. Além disso, gastar minutos ou horas procurando itens significa menos tempo realizando trabalhos essenciais.
  • Despesas: Se os operadores não conseguirem recuperar equipamentos extraviados, eles podem ter que comprar novos materiais.

Muitas vezes, os ativos perdidos ainda estão no pátio ou nas instalações; eles simplesmente foram deixados no local errado. Uma solução para localizar ativos perdidos é o RFID.

A plataforma ajuda os gerentes da cadeia de suprimentos a trazer visibilidade ao pátio e ao armazém. Ao implantar uma solução RFID e tagear ativos importantes, os operadores são capazes de determinar a localização de objetos perdidos de forma rápida e eficiente, levando a menos tempo de inatividade e menores custos de substituição.

De fato, ao rastrear itens de transporte retornáveis ​​usando a tecnologia RFID, os operadores da cadeia de suprimentos e logística podem reduzir os investimentos em ativos em 5,5%.

Conclusão

A tecnologia de rastreabilidade baseada em RFID e IoT fornece uma base para informações sobre distribuição de contêineres e produtos, status e desempenho do fornecedor. O SmartX HUB configurado para manufatura faz parte da solução da SmartX HUB para rastreabilidade e também aproveita as plataformas IoT-RFID, IoT e Cloud para captura de dados. A solução da Smartx HUB para track & trace avança seu sucesso permitindo vários casos de uso de negócios por meio de aplicativos móveis, portais RFID fixos e inteligência de dados.

Baseado na Plataforma SmartX HUB, os aplicativos de visibilidade de ativos e gerenciamento da cadeia de suprimentos permitem que as empresas gerenciem suas cadeias de suprimentos usando dados atualizados, oferecendo painéis com métricas, dashboards e relatórios para definir expectativas e identificar claramente os tempos de ciclo e retorno dos itens e o desempenho inadequado por parceiros comerciais e fornecedores (quebras de SLA).

Ao automatizar seus processos com a tecnologia SmartX HUB RFID-IoT, você pode reduzir os custos operacionais diários reduzindo significativamente os custos de mão-de-obra e erro através da automação de processos. O SmartX HUB oferece uma plataforma escalável que é personalizável e simples de usar, encaixando-se facilmente no seu processo de negócios exclusivo. Para facilitar ainda mais, o SmartX HUB é executado em qualquer navegador da Web, bem como em qualquer dispositivo Windows, iOS ou Android.

A presença global da SmartX HUB, juntamente com sua profunda experiência em transformação de negócios e indústria, provou que as metodologias e a experiência adquiridas com centenas de clientes mundiais ajudam os clientes a alcançar resultados reais de negócios e inovação de forma rápida e econômica.

Para obter mais informações sobre como podemos ajudá-lo a superar os desafios para o seu negócio de fabricação ou para conferir uma demonstração gratuita, entre em contato conosco.

Contatos

Benefícios

Saiba mais sobre o que estamos fazendo ultimamente

O que é o software CMMS para Manutenção?

O que é o software CMMS para Manutenção?

O que é o software CMMS? Um CMMS, ou sistema informatizado de gestão de manutenção, é um software que ajuda

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos

Como Evitar o Uso de Equipamentos Médicos Vencidos A escassez de funcionários nos hospitais e nas instalações de cuidados de

RFID Auxiliando a expansão da Indústria

RFID Auxiliando a expansão da Indústria

RFID Auxiliando a expansão da Indústria Crescimento rejeitado por falta de pessoas habilitadas Se você está no ramo da fabricação,

error: