A manutenção regular de equipamentos pesados envolve o agendamento de tarefas rotineiras para garantir que as máquinas operem no desempenho máximo. A manutenção preventiva também envolve inspeções visuais, monitoramento técnico e análise de óleo para antecipar problemas e corrigi-los antes que se tornem graves. Cada etapa regular de manutenção deve ser uma parte rotineira do plano de manutenção preventiva de uma empresa.
Rotina é a palavra-chave em todos os programas de manutenção preventiva. Realizar tarefas rotineiras como trocas de óleo, lubrificação e inspeções de pneus ou faixas fazem parte de um programa regular de manutenção de equipamentos pesados. Há mais em um plano de manutenção completo e abrangente. Envolve detalhar tarefas rotineiras em um cronograma de manutenção preventiva de equipamentos de construção para que eles não sejam negligenciados em marcos específicos.
A manutenção preventiva adota uma abordagem da equipe para cuidar adequadamente dos equipamentos. Envolve seguir as recomendações do fabricante original do equipamento, bem como aplicar o que as experiências de uma empresa específica lhe dizem sobre uma determinada peça de máquina. A manutenção preventiva eficaz também inclui entrada de operadores e mecânica de linha de frente. Ninguém conhece melhor o equipamento do que as pessoas que o constroem, executam e consertam.
Manter preventivamente os equipamentos é vital por muitas razões. Principalmente, a manutenção preventiva de rotina reduz os custos operacionais gerais e reduz o tempo de inatividade dos equipamentos. Reparos regulares e up-keep prevent peças e componentes de desgaste excessivo e falha súbita.
Todo operador e mecânico sabe que uma falha catastrófica pode desencadear uma cadeia de eventos que danifica outras peças de equipamento. O que poderia ter sido uma substituição de peça barata em um estágio de intervenção precoce teria evitado uma falha completa do sistema como um motor queimado ou hidráulica rompida. O tempo de inatividade caro sempre acompanha um longo tempo de inatividade. Muitos mecânicos experientes no campo de manutenção de equipamentos dizem que os custos de reparo e o tempo de inatividade são diretamente proporcionais.
A manutenção preventiva e de rotina maximiza a disponibilidade de equipamentos da empresa e reduz as despesas gerais. Torna o equipamento mais seguro, amplia a longevidade do serviço e aumenta a confiança do operador. Um programa de manutenção preventiva adequado também reduz a chance de litígios dispendiosos. Aqui está um olhar mais atento sobre por que a rotina e a manutenção preventiva são tão importantes:
Quando o equipamento falha de repente, não há escolha a não ser retirá-lo do serviço. Isso deixa a máquina incapaz de realizar sua tarefa e apoiar outras máquinas no trabalho. Também deixa um operador pago sentado ocioso. Máquinas indisponíveis custam dinheiro. Não ganha dinheiro até ser consertado e voltar ao trabalho. Uma boa manutenção preventiva garante que os equipamentos estão sempre disponíveis, exceto para manutenção programada.
Colapsos inesperados não são eventos planejados. Nem são despesas planejadas. Toda empresa de equipamentos pesados rentáveis trabalha com orçamentos. A rotina programada e o trabalho preventivo se encaixam em um orçamento e é antecipado. Colapsos repentinos muitas vezes vão além dos subsídios orçamentários. Os custos de reparo somados à perda de renda devido à indisponibilidade de equipamentos em despesas caras que podem ter sido evitadas com a manutenção de rotina.
Máquinas confiáveis são máquinas seguras. Garantir que todos os equipamentos de construção sejam rotineiramente reparados e mantidos em excelentes condições aumenta significativamente sua segurança. A falha súbita dos componentes pode causar condições perigosas aos trabalhadores, bem como apresentar riscos ambientais inseguros. Manter os equipamentos de construção seguros faz parte de um programa de manutenção preventiva.
Sem dúvida, os equipamentos devidamente mantidos duram mais que os equipamentos mal conservados. Uma boa manutenção amplia a longevidade do serviço. Também paga retornos em valor de revenda e trade-in. O equipamento trabalha mais e ganha mais durante o seu serviço. Então, se bem conservado, esse equipamento vale mais dinheiro no final.
Os equipamentos são ativos valiosos. No entanto, os operadores são humanos e tem corpotamento como tal. Um deles é ter confiança de que o equipamento que eles estão manuseando é seguro e confiável. Equipamentos mal conservados têm um efeito desmoralizante sobre os operadores, e logo eles desenvolverão uma falta de confiança que leva ao desrespeito da empresa. Isso caminha para a falta de operação segura ou falha em relatar possíveis problemas. Você pode evitar baixa confiança com manutenção de rotina.
Não importa o quão bem conservados os equipamentos, às vezes acidentes acontecem. Quando acontece, invariavelmente envolve as autoridades e investigações sobre a causa. Se o acidente ocorreu por negligência devido à má manutenção, isso traria responsabilidade ao proprietário do equipamento. Pode levar a litígios. No entanto, se houver uma clara trilha de manutenção regular e preventiva, a chance de litígios caros diminui significativamente.
Um programa adequado de rotina e manutenção preventiva melhora a disponibilidade e reduz as despesas gerais. Torna o equipamento mais seguro, incentiva a confiança do operador e maximiza a longevidade. A manutenção adequada também reduz o risco de litígio. Um programa de rotina e manutenção preventiva completo alcança todos os pontos.
O software da SmartX HUB é, de fato, o mais completo para quem procura uma metodologia voltada para o futuro da gerenciamento de manutenção corporativa.
Com o sistema de manutenção SmartX HUB, sua empresa contará com diversos recursos avançados que economizarão tempo e alavancarão a produtividade. Afinal de contas, adotando esse sistema de manutenção, sua empresa ganha uma plataforma completa que conta com total visibilidade da sua frota/parque de equipamentos e automatiza mais de 75% das tarefas manuais.
A seguir, você conhece como o software de manutenção da SmartX HUB pode auxiliar todos os processos e torná-los mais simples, evitando dores de cabeças desnecessárias. Veja abaixo como podemos ajudar:
Agora é o momento certo para investir em gestão de manutenção com IoT-RFID. Escolher o fornecedor certo para suas operações corporativas é uma decisão crítica de negócios que afetará seu resultado final. A decisão certa significará a diferença entre sucesso de implementação ou fracasso.
A experiência na gestão de ativos com RFID da SmartX HUB vai além dos produtos. O SmartX HUB entende os processos de manutenção e tem a profunda experiência vertical do mercado para garantir o design adequado do sistema. Ao lado de nossos parceiros, focamos apenas nisso — ajudar as empresas a implementar soluções que melhorem a eficiência de sua gestão do ciclo de vida dos ativos.
A Plataforma SmartX HUB ajuda você a analisar, monitorar e proteger ativos, materiais e processos físicos.
Essa visibilidade fornece dados inteligentes que melhoram a tomada de decisões no planejamento de recursos,
operações, controle de qualidade e vendas.
©2014-2024 All Rights Reserved. SmartX Technology Inc