Identifique as remessas em movimento, sem contato direto com a carga, durante as movimentações entre as docas

O Cliente

Nosso Cliente é uma indústria de Filtros Automotivos que está no mercado há mais de 67 anos. A empresa foi fundada em 20 de março de 1953, se tornou líder no segmento como um dos maiores fabricantes de filtros automotivos da América Latina.

Hoje nosso cliente é referencia na América Latina dentro do segmento de pós-venda de peças automotivas.

O Desafio

Nosso cliente tem um processo de fabricação complexo com mais de 2 mil SKUs de modelos de filtros automotivos, apresentando implicações significativas tanto operacionais, como financeiras e de serviço aos seus clientes devido à falta ou envio inadequado de produtos aos Centros de Distribuição próprios ou de seus clientes.

Quando os dados são inseridos manualmente ou os sistemas não são integrados, as informações sobre as remessas não ficam disponíveis imediatamente, causando falta de visibilidade sobre o status dos paletes com os produtos e as remessas.

O cliente estava procurando uma etiqueta RFID especial que eliminasse significativamente os erros no novo sistema RFID automatizado para verificação de envio de paletes e controle de carga. 

As necessidades principais que precisavam ser resolvidas eram:

  • Melhorar a acuracidade no envio e recebimento dos carregamentos entre a fábrica e o estoque
  • Eliminar o uso de papel durante o processo, reduzindo erros operacionais e colaborando com o meio ambiente
  • Reduzir os erros do escaneamento manual; aumentando a precisão no processo logístico entre a fábrica e os centros de distribuição

A solução Smartx HUB

Rastreamento automatizado das remessas com o uso de RFID

O Cliente nos contratou para implementar a plataforma de nuvem SmartX HUB no rastreamento dos paletes, permitindo visibilidade em tempo real com o uso de portais RFID no estoque integrado com Sistema de Emissão de Notas Fiscais.

O Smartx HUB combina a tecnologia de identificação automática com uma plataforma robusta de software em nuvem fornecendo informações atualizadas e precisas de estoque e toda a cadeia de suprimentos ajudando nosso cliente a reduzir tempo e mão de obra. 

As soluções do SmartX HUB selecionadas também incluíram fluxos de trabalho configuráveis, recursos de alerta, análise de tendências e muito mais gerenciando em tempo real as remessas de paletes otimizando os envios com o aumento de escala das movimentações de carga na
cadeia de suprimentos.

Uma remessa incorreta, especialmente internacionalmente, pode custar caro. Anteriormente, o cliente utilizava a leitura manual de códigos de barras em paletes que estavam prontos para entrega aos centros de distribuição. Com o aumento da demanda por filtros automotivos, a empresa recorreu ao RFID e a SmartX para sincronizar informações de forma precisa e em tempo real dos carregamentos e remessas em vários depósitos.

  • Etiquetas RFID são impressas e fixadas na parte externa do paletes, que ficam no estoque aguardando para serem despachadas aos centros logísticos dos depósitos de fabricação. As Etiquetas RFID fornecem informações exclusivas sobre os produtos geradas pelo ERP.
  • Leitores RFID com antenas New wave estão instalados nos principais pontos do estoque para rastrear a saída dos paletes das instalações da empresa.
  • O software SmartX processa dados digitalizados pelos leitores fixos para que os operadores do armazém saibam quais os produtos foram carregados em um determinado caminhão e possam executar relatórios de inventário com dados históricos e em tempo real.

Resultados

A solução SmartX HUB’s RFID evita erros de alto custo nas remessas

Reduzindo o tempo de inventário e aumentando a acuracidade das remessas

O monitoramento em tempo real de remessas da fábrica permite que a empresa mantenha níveis de estoque precisos o tempo todo e mais importante, o nosso cliente tem a garantia que os produtos certos estão sendo enviados para o caminhão certo, especialmente remessas críticas, que podem ter um alto custo na devolução e reprocessamento.

Redução de Mão de Obra e colaboração com o meio ambiente com a eliminação do papel no processo
A automatização de tarefas como remessa, transferência e faturamento usando RFID reduziu o trabalho manual. Com a sustentabilidade ambiental como um de seus valores, o cliente também pode obter um rastreamento quase sem papel de remessas e estoque.

Visibilidade em tempo real para tomada de decisões em tempo real 

Dados em tempo real sobre itens, paletes e contêineres que passam pelas portas das docas são coletados automaticamente pelos sistemas de rastreamento de envio e recebimento. Com recursos de detecção de movimento em tempo real, você pode criar planos de envio e recebimento mais eficientes, controlar e otimizar as operações.

error: Content is protected !!