Solução para um crônico problema da indústria automotiva

Solução RFID para controle de Embalagens Retornáveis

Muitas empresas que possuem um fluxo circular dentro da sua rede de distribuição ou na cadeia de fornecimento estão optando pela utilização de embalagens retornáveis (RTI – Returnable Transport Items).
Sistemas de rastreamento por meio de código de barras ou baseado em papel são normalmente utilizados na entrada e saída principal, a fim de colaborar com a eficácia do rastreamento. Entretanto, este método ainda apresenta um número significativo de erros de dados.

 

A falta de visibilidade em tempo real da movimentação de embalagens pode aumentar o risco de perda de controle do físico com os dados do sistema, o que pode trazer resultados prejudiciais, como multas junto a clientes por erros, perdas de produção e aumento de inventários de embalagens (custo de capital) desnecessários. 

A Smartx Tecnologia, acaba de liberar novas funcionalidades do Smartx HUB para Validação e Confirmação de Embarque de embalagens retornáveis e de seus serviços logísticos a partir da inclusão da RFID (Radio-Frequency IDentification).

 

Como Funciona?

Os processos para uma solução de gerenciamento de RTI com tecnologia RFID são simples e eficientes. 

Uma etiqueta ou tag, contendo um chip com código único de identificação (EPC), é afixada ou incorporada a um produto, caixa ou contêiner, permitindo que a leitura de cada ativo seja feita remotamente, tornando-se mais ágil do que um código de barras. Uma ou mais antenas, afixadas em pontos estratégicos, permitem a transferência dos dados coletados para uma base de dados.

Neste solução temos:

 

  1.  A empresa detentora da Embalagem, coloca tags em todos Racks e efetiva o cadastro na Plataforma de Software SmartX HUB.
  2. O Sistema SAP envia a solicitação eletrônica de Saída (Manifesto de Transporte) informando a quantidade a ser expedida e modelos para cada caminhão x cliente.
  3. Assim que o Caminhão entra na Planta, ele é cadastrado e recebe um prisma que é colocado na parte dianteira do veículo.
  4. Na área de expedição, as embalagens são preparadas e ao embarcar no caminhão, um funcionário valida a carga colocada no caminhão, lendo as etiquetas de RFID com um coletore móvel.
  5. Caso não ocorra divergência de modelos ou quantidades, o caminhão é liberado para ir a outros locais ou direto para a portaria de saída.
  6. O caminhão passa por um portal de leitura fixo RFID, sem parar, próximo a saída e é feito a conferencia da carga expedida. Isto, por que o caminhão pode após a carga retirar ou adicionar indevidamente outras embalagens.
  7. Na portaria, o sistema libera ou não o caminhão, entrega a nota fiscal eletrônica e o processo de expedição é concluído.
  8. No retorno da embalagem vazia, um  portal fixo de entrada, registra a chegada da embalagem e com isto conta-se o ciclo de uso da mesma.

Visibilidade Logística de Embalagens Inteligentes

A visibilidade que este sistema cria permite uma propriedade compartilhada de embalagens, o que permite que todos os participantes da cadeia de fornecimento automotivo
manuseie cada recipiente da melhor forma possível. Acreditamos que isso fornece
a fundação de uma solução de gerenciamento de RTIs verdadeiramente valiosa e com vantantages econômicas.
No entanto, as vantagens não param por aqui. Em vez disso, eles começam com a captura de dados que é automatizado através da tecnologia RFID e são amplificados através de um
aplicativo sofisticado de gerenciamento do cliclo de vida destes ativos.

O grande benefício do RFID para a gestão de embalagens retornáveis (RTI) está na visibilidade que ele proporciona quanto à logística da cadeia de suprimentos e comercialização de produtos e serviços.

A nossa solução de Visibilidade Logística de Embalagens proporciona a automatização da gestão de ativos em movimentação na cadeia produtiva, reduzindo drasticamente o tempo e custos das operações, bem como a redução do desvio de ativos (perdas).

Através do RFID para RTI, torna-se possível armazenar, recuperar e autenticar informações remotamente. O Rastreamento com RFID pode identificar a rota de um RTI, danificado ou perdido, registrando descconformidade. O rastreamento preciso do RTI pode ser integrado com o banco de dados logístico para obter um melhor controle do processo, o que permite planejar os ciclos de manutenção e manter as embalagens em movimento. A contagem precisa do RTI através do RFID evita perdas, o que gera a redução de prejuízo para a empresa.

O emprego de RFID para RTI é uma ferramenta poderosa, eficiente e sustentável, que torna possível sincronizar fornecedores e eficiência operacional.

 

Benefícios no uso de RFID na Gestão de Embalagens

  • RFID proporciona a visibilidade da situação dos ativos em tempo real;
  • Rastreamento e alertas de atraso nas rotas;
  • Transparência na geração de Advanced Shipping Notice (ASN) e
  • Nota Fiscal Eletrônica no local de envio dos ativos (origem) e seu processamento no destino;
  • Relatórios detalhados em tempo real;
  • Identificação precoce de possíveis falhas no processo logístico e inventário;
  • Redução de perdas das embalagens no ciclo;
  • Redução dos estoques de segurança de embalagens na Cadeia de Fornecimento;
  • Automatização do inventário local e no fluxo de movimentação do RTI; e
  • Aumento da produtividade na manufatura e da qualidade do processo de gestão de embalagens.

Porque a Smartx na gestão de Embalagens?

  • Fornece solução end-to-end, ou seja, um único ponto de responsabilidade que reduz o número de fornecedores e custos com governança;
  •   Solução integra em um único Portal todos os parceiros de negócios, garantindo visibilidade integrada da movimentação do ativo com RFID;
  • Oferece menor risco de negócio, em parte devido à conversão dos custos de capital para os custos operacionais mensais;