Como os dados de localização podem manter pacientes e trabalhadores da saúde em segurança

Muitos dos problemas que contribuem para os desafios da indústria da saúde compartilham uma causa comum – a falta de “visibilidade” na localização, status e condição em tempo real dos pacientes, funcionários, equipamentos médicos e outros ativos móveis. Podemos ter um grande impacto na qualidade geral do atendimento de um hospital, como por exemplo uma bomba de infusão que não é concertada a tempo, um refrigerador aberto com produtos sensíveis à temperatura, fluxo de pacientes sub dimensionado dentro e entre departamentos ou um paciente perdido.

A SmartX traz soluções muito necessárias para esses desafios, aumentando a visibilidade dentro dos hospitais e fornecendo as ferramentas para impulsionar a eficiência operacional.

As soluções SmartX atendem às necessidades do corpo clínico, gestão de TI, gestão de materiais, engenheiros clínicos, biomédicos, pessoal de laboratório e farmácia e outros. Essas soluções garantem conformidade regulatória, melhoram a segurança, reduzem os gastos de capital e operacional, aumentam a eficiência do pessoal, aumentam a receita e melhoram o atendimento ao paciente.

 Aqui estão algumas maneiras de os dados de localização melhorarem a segurança nos hospitais.

Rastreando a localização do paciente com dados de sua localização em tempo real

A pulseira tradicional utilizada no hospital agora é muito mais inteligente com a tecnologia Bluetooth. O rastreamento da localização dos pacientes em tempo real pode garantir que eles estejam sempre onde deveriam estar. Se um paciente sair da cama e se afastar, a equipe poderá encontrá-lo rapidamente – idealmente antes de cair e se machucar ou sair do hospital.

Os dados de localização também podem impedir que os pacientes sem doenças críticas vaguem por áreas restritas e perigosas. Além disso, se um paciente é movido pelos familiares, o rastreamento em tempo real de sua localização garante que a equipe possa encontrá-lo, mesmo que não tenha sido autorizado por um médico.

No caso de um acidente em massa, essas pulseiras inteligentes voltadas a localização podem economizar muito tempo ao rastrear e fazer triagem de pacientes, mesmo que sejam colocados em leitos nos corredores.

Rastreamento da localização do visitante ou acompanhante

Ao usar a tecnologia Bluetooth nos crachás de visitantes, os hospitais podem acompanhar os visitantes e garantir que eles permaneçam nas áreas em que estão autorizados. Isso é importante para o controle de infecções (existem algumas enfermarias nas quais você realmente não pode ter pessoas entrando), manter as pessoas afastadas de áreas inseguras, etc.

Alguns hospitais começaram a emitir crachás de para visitantes regulares com longos prazos de visita pre-autorizada (e para pacientes ambulatoriais), o que nega a necessidade de entrar em contato com uma recepcionista e economiza muito tempo para todos, continuando a garantir a segurança do paciente.

Ao garantir que os visitantes permaneçam dentro das áreas autorizadas, a solução SmartX HUB controla a quantidade de tempo que permanece no hospital. Isso reduz o risco de contaminação, pois o visitante fica restrito ao tempo de visita e área autorizada de sua visita.

Rastreamento da localização do funcionário

Por fim, acompanhar os funcionários do hospital pode aumentar a segurança de todos. A solução SmartX HUB pode ser customizada para localizar literalmente o médico mais próximo quando um paciente está em perigo, em vez de um que pode estar do outro lado do prédio ou na cantina.

O rastreamento da localização de funcionários também pode ajudar se houver uma emergência. As pulseiras ou crachás Bluetooth podem ajudar a garantir que visitantes, funcionários e pacientes sejam contabilizados no caso de uma evacuação. Geralmente, os hospitais são evacuados apenas como último recurso, mas, quando o são, não é possível fazer uma inspeção de sala em sala para garantir que todos estejam fora ou, alternativamente, em uma estação de reunião para contagem das pessoas. Pode-se dizer aos serviços de emergência quem ainda está no prédio, onde eles estão e até mesmo se eles têm mobilidade reduzida, permitindo que os serviços de resgate vão exatamente onde eles precisam com o equipamento certo.

Proteger o funcionário em um evento de agressão

Infelizmente, há um risco de agressão ao se trabalhar em um hospital. O estresse enfrentado por alguns pacientes ou seus entes queridos pode resultar em confrontos infelizes. A tecnologia Bluetooth pode fornecer à equipe um método de alerta remoto para chamar a segurança, sem precisar parar para indicar sua localização. Os profissionais de saúde enfrentam um alto risco de serem atacados, principalmente na sala de emergência. Ter um botão de pânico também tende a ajudar a confiança da equipe e, assim, a produtividade da equipe.

Melhorando o fluxo de pacientes com dados de localização

O fluxo de pacientes é um problema em muitos hospitais. As transferências entre departamentos nem sempre acontecem sem problemas, a sala de emergência está superlotada, apesar de haver muitas camas, ou os pacientes que estão prontos para receber alta precisam ficar por horas esperando a papelada. Dados em tempo real sobre a movimentação de pacientes podem ajudar os hospitais a identificar onde estão os gargalos e a projetar controles sistêmicos para evitar atrasos na alta e pacientes sentados por horas nos corredores. Por exemplo, o horário da entrada do médico pode ser rastreado na sala de emergência, fornecendo métricas que permitem que um hospital melhore seus procedimentos.

Os aplicativos SmartX HUB podem alertar médicos ou enfermeiros para pacientes que esperam mais do que o normal. Algumas admissões podem ser agilizadas com check-in automático. Eles também facilitam as transferências de pacientes. Os gráficos físicos não precisam ser transferidos, crachás, tags ou pulseiras não precisam ser alteradas, pois estão associadas aos dados mantidos na nuvem e diretamente vinculados aos registros únicos de um paciente. A solução SmartX reduz significativamente o risco de situações em que um paciente escapa por uma passagem indevida, enquanto o departamento X pensa que o departamento Y está cuidando delas e vice-versa.

Quando um paciente recebe alta, a solução SmartX HUB pode notificar automaticamente o serviço de limpeza, para que possa limpar imediatamente a cama e / ou o quarto para reutilização, reduzindo significativamente a escassez de camas. Os funcionários também têm um mapa instantâneo disponível de quais camas estão ocupadas e quais estão disponíveis, portanto, não há necessidade de enviar alguém correndo pelo hospital para encontrar uma cama (o que, sim, acontece muito). A solução SmartX HUB também enviará um alerta se o hospital estiver próximo da capacidade, para que as transferências de pacientes possam ser planejadas.

Melhorando a segurança do edifício

Ao usar a tecnologia Bluetooth em crachás de funcionários, a segurança predial pode ser aprimorada. Os funcionários recebem automaticamente direitos de acesso às partes do edifício de que precisam. Crachás ou pulseiras ativas podem ser facilmente atualizados se os direitos de acesso forem alterados, sem a necessidade de alterar o hardware físico.

O rastreamento de ativos reduz o roubo, o que melhora a segurança do paciente, garantindo que o equipamento necessário esteja presente para uso.

Reduzindo o risco de contaminação

O controle de doenças infecciosas é um grande problema.

O rastreamento de visitantes pode manter os visitantes que não precisam ficar fora dos quartos dos pacientes e pode ajudar os visitantes a planejar uma rota pelo hospital que minimize o contato com os pacientes. Até a equipe médica pode ser direcionada de maneira a minimizar o contato desnecessário com o paciente, retardando a propagação de infecções adquiridas em hospitais.

O rastreamento de ativos médicos pode sinalizar os equipamentos que precisam precisa ser higienizado e garantir que não seja reutilizado inadvertidamente e rastrear os resíduos médicos ao sair do prédio, garantindo que ninguém entre em contato com ele. Isso também significa que o equipamento pode ser encontrado mais rapidamente quando necessário, reduzindo o tempo de espera do paciente.

A solução SmartX HUB pode manter a equipe a par da localização de pacientes com doenças altamente contagiosas e lembrá-los de tomar as devidas precauções antes de entrar na sala. Alguns dispositivos estão sendo desenvolvidos para monitorar se os trabalhadores estão lavando as mãos antes e depois do contato com o paciente.

Eventos recentes ilustraram o valor crítico de poder ter registros precisos de todas as interações com os pacientes, atualizados em tempo real. O surto e a propagação do vírus COVID-19 demonstra como os dados de localização do rastreamento de pacientes, médicos e outros funcionários do hospital podem servir como um registro crucial que permite que as infecções sejam rastreadas e, com sorte, contidas. Relatórios de status atualizados, junto com dados históricos facilmente acessíveis, podem exibir todas as interações com pacientes infectados, acelerando o processo de localização e teste de qualquer pessoa que esteja em risco.

Balanceamento da carga de trabalho dos funcionários

Os funcionários do hospital trabalham duro e podem ser propensos a lesões relacionadas ao trabalho, especialmente lesões nas costas por levantar ou empurrar pacientes. Os dados de localização e monitoramento dos funcionários podem acompanhar quanto trabalho físico duro um indivíduo faz. Em seguida, pode incentivá-los ou forçá-los a fazer uma pausa, conforme necessário, ou mudar para uma tarefa menos árdua. Às vezes, aqueles com reputação de serem grandes e fortes podem acabar fazendo mais do que empurrar macas.

Controle de Manutenção de equipamentos da engenharia clínica

O equipamento do paciente deve ser mantido regularmente para ter um funcionamento altamente equipamentos para atendimento de qualidade. Os engenheiros clínicos são confrontados com uma variedade de tarefas incluindo recall de equipamentos, manutenção preventiva e correção manutenção. O processo manual de localização de equipamentos em todo o campi hospitalares é trabalhoso. Muitas vezes, quando o equipamento é finalmente localizado, o engenheiro clínico não pode coletar a peça de equipamento porque está em uso ou está programado para uso.

A manutenção preventiva também é regulamentada por órgãos reguladores que auditam os registros de manutenção de equipamentos do hospital periodicamente. A solução SmartX HUB registra e controla de forma integrada ao rastreamento, o status de cada solicitação de manutenção, além dos custos e horas envolvidas em cada ação da engenharia clínica.

Milhares de dispositivos médicos espalhados por muitos edifícios hospitalares fazer com que os engenheiros clínicos se esforcem para alcançar esse objetivo preventivo manutenção para conformidade regulatória. Outras tarefas, como dispositivo médico recalls ou reparos, exigem a remoção imediata do equipamento de serviço desde eles podem afetar a segurança do paciente e ter implicações de responsabilidade.

A Manutenção de equipamentos faz parte da solução Smartx Hub para Hospitais, e usa o amplo acesso a rede de gateways conectados para fornecer um amplo conjunto de aplicativos em todo o hospital. A solução automatiza os processos manuais atuais que a maioria dos hospitais possui para localizar equipamento que requer manutenção.

A localização de cada equipamento com tag é exibida em um mapa das áreas hospitalares na solução SmartX HUB. Os mapas 2D ou 3D  da solução SmartX HUB incluem uma visão completa do edifício para permitir uma visão rápida da distribuição de ativos. O status do equipamento pode ser determinado por vários meios, para entender se o equipamento está disponível para manutenção. Por exemplo, a equipe do hospital pode usar funções de alertas aos médicos para indicar que o equipamento requer manutenção.

A tecnologia da SmartX rastreia quando um equipamento entra ou sai de uma área, ou mesmo da instalação, e alerta a equipe para reduzir equipamentos perdidos e roubados. O alerta também pode indicar que o equipamento foi colocado em uma área onde agora está disponível para coleta. Os alertas incluem e-mails, páginas web, mensagens de texto e outras formas, como integração a um sistema de gerenciamento de manutenção de terceiros.

A equipe do hospital pode gerar relatórios na solução SmartX HUB para entender a localização e o status dos equipamentos que requerem manutenção preventiva. A solução armazena todos os dados históricos e inclui ferramentas de relatório sob demanda e analíticas. Os relatórios apresentam vistas gráficas e tabulares que podem ser impressas ou exportadas para os formatos Excel, PDF ou páginas web (HTML). Os relatórios incluem localização de ativos e histórico de status, localização atual, utilização e inventário.

O rastreamento automatizado de dispositivos médicos móveis economiza tempo e dinheiro

Os ativos do hospital podem ser caros. De fato, o custo por cama aumentou 90% nos últimos 15 anos, para US $ 3.144,2 cada cama de hospital inclui equipamento caro, e acompanhar esse equipamento é muitas vezes uma tarefa enorme. Os hospitais são grandes e densamente povoados por pacientes, funcionários e visitantes.

Os funcionários geralmente trabalham em diversas áreas e têm diferentes objetivos. O resultado são ativos preciosos e caros sendo regularmente extraviado ou deixado em desuso. As estimativas indicam que os hospitais compram 10% a 20% mais equipamentos do que o necessário para necessidades operacionais.

Com o rastreamento e a distribuição automatizados de equipamentos médicos móveis, os funcionários do hospital sempre sabem quando e onde encontrar dispositivos médicos prontos para uso e quais dispositivos precisam ser limpos e redistribuídos. A solução SmartX HUB aumenta a eficiência da equipe e melhora o gerenciamento do fluxo de trabalho, automatizando as atribuições de trabalho, simplificando as tarefas e reduzindo o tempo que a equipe deve gastar procurando equipamentos.

Com a solução automatizada SmartX HUB, os supervisores e administradores do hospital têm visibilidade clara e em tempo real do status e localização de todos os dispositivos médicos móveis, quando e onde foram usados ​​pela última vez e quem é responsável por coletar, limpar e distribuí-los . Com maior transparência, vem uma maior responsabilidade, o que reduz o número de dispositivos que são extraviados ou deixados sem supervisão.

Conclusão

A solução Smartx HUB de localização em tempo real estão revolucionando a assistência médica. Ele ainda pode não ser universal, mas as chances são de que serão em pouco tempo.

O hospital do futuro simplificará cada interação com base em dados, orientando a equipe, os pacientes e os visitantes para onde eles precisam ir. Dessa forma, a segurança e os resultados do paciente serão aprimorados e os funcionários estarão melhor protegidos dos riscos inevitáveis ​​de seu trabalho. Ao otimizar o fluxo de pacientes, ajudando a proteger os trabalhadores contra-ataques e reduzindo a exposição de todos a agentes infecciosos, o rastreamento de dados de localização em tempo real manterá todos dentro e fora dos hospitais mais seguros.

error: Content is protected !!